sexta-feira, 21 de abril de 2023

Os escolhidos


“Tenho chamado pelo nome a Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá; enchi-o do Espírito de Deus, de sabedoria...” Ex 31;2 e 3

O Senhor expondo a Moisés Seus escolhidos para edificação do tabernáculo e utensílios.

Há chamadas que são genéricas, abrangentes, e dependem da resposta de quem ouve-as, como a pregação do Evangelho. “Vinde a Mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o Meu jugo, aprendei de Mim, que Sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para vossas almas.” Mat 11;28 e 29

Um convite expansivo, válido para todos. Porém, há também escolhas específicas, pontuais, como a que encabeça esse texto: “... tenho chamado pelo nome a Bezalel...”

Quando Cristo ensinava o Evangelho, houve uns que Ele referiu de modo especial; os capacitou para serem partícipes no estabelecimento dos fundamentos da igreja, os apóstolos. A esses Ele prometeu que, a harmonia de pensares entre eles já seria um selo da direção celeste: “Em verdade vos digo que tudo que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu.” Mat 18;18 

Promessa válida àqueles, não a qualquer grupo de pessoas, a despeito de suas motivações, o que tornaria Deus, refém de homens.

Tampouco, significa que iniciativas de baixo para cima seriam chanceladas no alto, apenas porque partiram deles; antes, que O Espírito Santo os conduziria na direção devida. Jeremias ensina: “Eu sei, ó Senhor, que não é do homem seu caminho; nem do homem que caminha o dirigir seus passos.” Jr 10;23 O Senhor não nos escolhe para iniciativas autônomas, antes, para o serviço em obediência.

Bezalel fora cheio do Espírito de Deus e de sabedoria, para fazer as coisas que, O Arquiteto da Obra mostrara a Moisés.

Os profetas, também eram frutos de escolhas pontuais do Eterno. Eliseu estava arando, quando Elias passou e jogou sobre ele, sua capa. I Rs 19;19 Não há registro de que Elias falou algo chamando-o. Mas, o simples gesto de lançar a capa sobre ele foi entendido prontamente como uma convocação, à qual atendeu na hora. “Então deixou os bois, correu após Elias e disse: Deixa-me beijar meu pai e minha mãe, então te seguirei. Ele lhe disse: Vai, e volta; pois, que te fiz eu?” v 20

O profeta estava deixando claro que o anseio por segui-lo, nascido em Eliseu, era vindo do Alto. “... que te fiz eu?” Embora homens possam ser instrumentos do Divino agir, sempre será O Espírito, O “motor” que impulsionará aos tais na direção tencionada pelos Céus.

Naqueles dias havia escola de profetas, onde as pessoas poderiam escolher ingressar; O Santo honrava aos fiéis. Entretanto, um chamado como fora Eliseu era de outro calibre, por causa da unção recebida, e da missão a desempenhar.

Quando O Criador estava para levar para Si a Elias, os filhos dos alunos da referida escola avisaram a Eliseu: “Então os filhos dos profetas que estavam em Betel saíram ao encontro de Eliseu, e lhe disseram: Sabes que o Senhor hoje tomará teu senhor por sobre a tua cabeça? Ele disse: Também eu sei; calai-vos.” II Rs 2;3

Há muitos “profetas” céleres a falar o que todos já sabem. Quando Elias foi arrebatado, os mesmos acharam que fora jogado alhures e decidiram buscá-lo; Eliseu disse que o não fizessem. Insistiram e perderam três dias de andanças vãs. Um escolhido por Deus sabe o que todos sabem, e coisas que só a ele são reveladas.

Mesmo sendo do contingente dos que atenderam ao convite genérico para a salvação, os que escolhem levar uma vida espiritual, possibilitada mediante obediência e estudo da Palavra, também se tornam conhecedores do “Segredo de Deus.” “O segredo do Senhor é com aqueles que o temem; Ele lhes mostrará a Sua Aliança.” Sal 25;14

Pois, “O que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.” II Cor 2;15

Se, o mundo escolhe os belos, os carismáticos, os “sarados” ou talentosos, Deus usa outros critérios; “... o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém, o Senhor olha para o coração.” I Sam 16;7

Aos olhos humanos Davi era o último da fila; mas, a escolha não era humana. Os marqueteiros do “eis-me aqui” dizem que quem não é visto não é lembrado.

Deus tirou Eliseu da seara, e Davi de após os rebanhos. Não importa se seremos chamados pelo nome, ou no pacote. Perante O Santo, as “credenciais” aprazíveis são internas. “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.” Prov 4;23

Nenhum comentário:

Postar um comentário