quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

Médicos Doentes


“Filho do homem, profetiza contra os profetas de Israel que profetizam, e dize aos que só profetizam de seu coração: Ouvi A Palavra do Senhor;” Ez 13;2

“... profetiza contra os profetas...”
aqueles que se pretendiam, meios, se tornaram fins, do Divino falar; os reputados por médicos eram meros pacientes carecendo cuidados, invés de aptos a medicar.

O ministério profético sempre foi eivado de falsidade. Duas razões me ocorrem: a vaidade humana desejando reputação de representante Divino; e interesses rasos, de vida fácil; invés do trabalho duro como a maioria; a tentadora arte de transformar falácias em pão.

Nos dias de Acabe e Jezabel havia profetas estatais, sustentados pelos impostos dos trabalhadores; “Agora, pois, manda reunir-se a mim todo Israel no monte Carmelo; como também os quatrocentos e cinquenta profetas de Baal, e os quatrocentos de Aserá, que ‘comem da mesa de Jezabel’.” I Rs 18;19

850 inúteis sustentados pelo povo, ao qual enganavam sistematicamente para manter a pose.

Quando um falsário mais criativo “revelava” algo, os menos talentosos seguiam às pisadas desse: “... quando um edifica uma parede, eis que outros a cobrem com argamassa não temperada; dize aos que a cobrem com argamassa não temperada que ela cairá. Haverá uma grande pancada de chuva; vós, ó pedras grandes de saraiva, caireis, um vento tempestuoso a fenderá.” vs 10 e 11 Figuras de linguagem significando que um criava engano, os outros confirmavam.

Um profeta idôneo tem como necessidade ouvir a Deus; um imitador carece falar ao povo, não importa o quê. O veraz pode ficar largo tempo sem dar as caras, como Elias, que sumiu três anos e meio. Seu compromisso é com O Senhor que o comissiona, quando quer, não com um ativismo “espiritual” para servir drogas psíquicas aos incautos.

Quem “profetiza” em troca de pão precisa “mostrar serviço”, para “fazer jus” ao salário que recebe pelo seu teatro. A primeira credencial de um profeta verdadeiro é ter valor, não interesses. Por essas e outras, Ezequiel, invés de falar ao povo, deveria falar contra os “profetas”.

É possível que um profeta sofra rejeição; Ezequiel, Jeremias, e Elias sofreram; mas, enquanto estiver no centro da Vontade Divina, O Eterno sempre terá um corvo “garçom”, ou, outro meio de manter àquele que O agrada.

“... só profetizam de seus corações...” para alguns desavisados o coração seria uma espécie de aferidor. “Só faça se sentir no coração” costuma dizer o R. R. Soares. Quando alguém pretende enfatizar quanto deseja algo, a outrem, costuma anexar essa testemunha; “te desejo de todo coração”, diria nosso “cardiocrata” hipotético.

A Palavra de Deus não reserva tanta estima ao nosso doentio órgão; “Enganoso é o coração, mais que todas as coisas e perverso; quem o conhecerá?” Jr 17;9 Jesus Cristo ampliou: “Porque do coração procedem maus pensamentos, mortes, adultérios, fornicação, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias.” Mat 15;19

Por isso, mediante o mesmo Ezequiel O Senhor Vaticinou o transplante que faria nos Seus; “Dar-vos-ei um coração novo, Porei dentro de vós um espírito novo; Trarei da vossa carne o coração de pedra e vos Darei um coração de carne.” Ez 36;26

Esse “novo coração” não é novo órgão estritamente; antes, novo modo de pensar, doravante, segundo Deus; “Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que Se Compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque Grandioso É em perdoar. Porque Meus pensamentos não são os vossos, nem os vossos caminhos os Meus, Diz O Senhor.” Is 55;7 e 8

Embora nosso coração até possa ser um aferidor de sinceridade, está longe de sê-lo, da verdade. Para isso carecemos estar perto de Um Coração que Ama-a sem os nossos imediatismos doentios; “... Achei a Davi, filho de Jessé, homem conforme Meu Coração, que executará toda Minha Vontade.” Atos 13;22

Notemos que, para nosso coração se alinhar Ao Divino, temos que ter como nossa, a Vontade Dele. Nosso coração regenerado em Cristo, não é mais, fonte d’onde procedem todas aquelas coisas más; “... porque a Água que Eu lhe Der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.” Jo 4;14

“Ouvi À Palavra do Senhor!
” Um profeta ouvia/via a Vontade do Senhor diretamente; os falsários aqueles estavam sendo convidados a ouvirem mediante Ezequiel.

Todos os nascidos de novo podem, pelo Espírito Santo ouvir à Palavra do Senhor diretamente; em seus entendimentos, consciências... “... Porei Minhas Leis em seus corações; as Escreverei em seus entendimentos...” Heb 10;16

Não precisamos de profetas; mas, de honestidade intelectual para admitir que sabemos o Querer de Deus; nem sempre ousamos praticar. “Mas o que Me der ouvidos habitará seguro, estará livre do temor do mal.” Prov 1;33

Nenhum comentário:

Postar um comentário