quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

Atletas de Cristo


"Aproximando-se dele um jovem disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna?” Mat 19;16

“... que bem farei...”
O ser humano normalmente se dispõe a grandes sacrifícios, desde que, depois seja honrado, aplaudido por isso. Basta ver os atletas olímpicos, por exemplo; que carga de exercícios, abstinências, renúncias levam sonhando com uma medalha de ouro!

O prazer de obtê-la, ouvir o Hino Nacional no mais alto do pódio compensa todos os sacrifícios, segundo os próprios avaliam.

O “problema” da salvação é justamente esse. A glória por ela pertence a Outro; Ao Salvador que Deu Sua Vida Imaculada por nós.

O homem fora colocado numa posição gloriosa. Regente de todo o planeta. “... Frutificai, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e todo animal que se move sobre a terra.” Gn 1;28

Entretanto, pela sedução do inimigo fora convencido que isso era pouco; que deveria buscar autonomia, ser “como Deus.” O custo da insanidade aceita foi tal, que forçou ao Próprio Deus a se fazer como homem, para reaver o domínio perdido.

Embora o homem caído anseie por glória, sua necessidade urgente é de vida. A queda o lançou nos domínios da morte. “O ladrão não vem senão a roubar, matar e destruir; Eu Vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. Eu Sou O Bom Pastor; O Bom Pastor Dá Sua Vida pelas ovelhas.” Io 10;10 e 11

Então, embora haja algo a ser feito, a única “medalha” possível é a vida; a glória já tem Legítimo Dono: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie;” Ef 2;8 e 9

Por isso, quando, n’outra ocasião alguns também se dispuseram a fazer algo, O Senhor os desafiou a confiarem no que Ele Fazia; “... Que faremos para executarmos as obras de Deus? Jesus respondeu: A Obra de Deus é esta: Que creiais Naquele que Ele Enviou.” Jo 6;28 e 29

Claro que, como na carreira de um atleta, também há uma série de renúncias necessárias na vereda da salvação. A diferença é que aqueles fazem isso por um “troféu” efêmero; os salvos recebem outro, de caráter eterno.
Invés do reconhecimento, da auto afirmação anelada por um competidor natural, um “atleta” de Cristo labora pela Glória Dele, não pela própria; no tocante a si mesmo busca total anulação; “Negue a si mesmo, tome sua cruz e siga-Me".

Paulo usou essa figura de modo bem didático: “Não sabeis que, os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. Todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível. Pois, eu assim corro, não como a coisa incerta; combato, não como batendo no ar. Antes, subjugo meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira ficar reprovado.” I Cor 9;24 a 27

“Subjugo meu corpo...”
Conexão clara com o ensino do Mestre: “Tomai sobre vós o Meu Jugo...” Isso demanda o sacrifício das vontades naturais para alcançar um modo de vida segundo Deus, que o mesmo Paulo explicou: “... apresenteis vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é vosso culto racional. Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis a boa, agradável, e perfeita Vontade de Deus.” Rom 12;1 e 2

Enfim, embora a salvação não seja pelas boas obras, os salvos devem praticá-las, para agradarem ao Salvador que as deseja; “Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.” Ef 2;10

Um treinador de futebol argentino dizia: “Para ganar hay que tener hambre de glória”. (Para vencer é preciso ter fome de glória) isso, falando do seu esporte.

Em Cristo, para vencer precisamos sofrer “Fome e sede de justiça”. Primeiramente, no tocante às nossas injustiças; fome que nos fará buscar Perdão; isso demanda a cobertura da Justiça de Cristo, em nosso favor. “... este será Seu Nome, com qual Deus O Chamará: O Senhor Justiça Nossa.” Jr 23;6

As dores que sofrermos pela maldade alheia serão recompensadas. “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos;” Mat 5;6

“Que bem farei para herdar a vida?”
Receberei agradecido o imensurável bem que Cristo Fez em meu favor, O seguirei submisso, agradecido, imitando Seus Passos. “Aquele que diz que está Nele, deve andar como Ele Andou.” I Jo 2;6

Nenhum comentário:

Postar um comentário