domingo, 13 de novembro de 2022

Templos de Deus


“Não darei sono aos meus olhos, repouso às minhas pálpebras, enquanto não achar lugar para o Senhor, uma morada para o poderoso Deus de Jacó.” Sal 132;4 e 5

A “morada do Senhor” naqueles dias era um pouco diferente do ensinado no Novo Testamento. Embora se mencionasse a inadequação das obras humanas, no fundo, se cria que O Tabernáculo, depois o Templo, eram locais da habitação Divina; a Arca, com as Tábuas da Lei, o Maná, e a vara de Aarão, “utensílios” da Casa Santa.

Salomão sabia que a tal era pequena demais; “Habitará Deus com os homens na terra? Eis que os Céus, o Céu dos Céus, não Te podem conter, quanto menos esta casa que tenho edificado?” II Cron 6;18

O que O Senhor fez foi santificar a casa, se dispor a atender aos arrependidos que O buscassem nela, ou, mesmo em lugares distantes, voltados para ela, em sinal de identificação. “Porque agora Escolhi e Santifiquei esta casa, para que Meu Nome esteja nela perpetuamente; nela estarão fixos os Meus Olhos e Meu Coração todos os dias.” II Cron 7;16

O Nome do Senhor estaria ligado à casa; não, a habitação, estritamente.

O desejo do Santo sempre foi comunhão mediante obediência, fidelidade. Sem essas, o templo perderia sentido. “Porém se vos desviardes, deixardes Meus Estatutos e Meus Mandamentos, que vos tenho proposto, fordes e servirdes a outros deuses, vos prostrardes a eles, então os Arrancarei da Minha Terra que lhes Dei, e Lançarei da Minha Presença esta casa que consagrei ao Meu Nome; Farei com que seja por provérbio e motejo entre todos os povos. Desta casa, que é tão exaltada, qualquer que passar por ela se espantará e dirá: Por que Fez O Senhor assim com esta terra e com esta casa? E dirão: Porque deixaram Ao Senhor Deus...” II Cron 7;19 a 22

Tanto que, duas vezes o templo foi destruído; parte das ruínas permanece até hoje.

O que se disse a Saul sobre sacrifícios; “Porventura tem tanto prazer O Senhor em sacrifícios, quanto, em que se obedeça à Sua Palavra?” Também pode ser dito, no tocante a templos.

Deus não habita em templos de humana feitura; mas, no imaginário popular ficou essa ideia. Chegaram a pensar que a existência da “Casa de Deus” entre eles seriam um salvo conduto, contra, ataques externos, mesmo vivendo eles alienados do Eterno.

Jeremias denunciou-os: “Porventura furtareis, matareis, adulterareis, jurareis falsamente, queimareis incenso a Baal, andareis após outros deuses que não conhecestes, então vireis, vos poreis diante de Mim nesta casa, que se chama pelo Meu Nome, e direis: Fomos libertados para fazermos todas estas abominações? É esta casa, que se chama pelo Meu Nome, uma caverna de salteadores aos vossos olhos? Eis que Eu, Eu mesmo, vi isto, diz O Senhor. Mas, ide agora ao Meu Lugar, que estava em Siló, onde, ao princípio, Fiz habitar O Meu Nome e vede o que lhe Fiz, por causa da maldade do Meu povo Israel. Agora, pois, porquanto fazeis todas estas obras, diz o Senhor, vos Falei, madrugando e não ouvistes, chamei-vos e não respondestes, Farei também a esta casa, que se chama pelo Meu Nome, na qual confiais, a este lugar que vos dei e a vossos pais, como Fiz a Siló.” Jr 7;9 a 14

O templo deveria ser consequência do relacionamento, jamais, a causa.

Hoje aprendemos que os “templos” de Deus são outros; “Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo.” I Cor 3;17

A samaritana cogitou lugares para o culto, O Salvador acenou com “endereço” espiritual. “Deus é Espírito; importa que os que O adoram, adorem em espírito e verdade.” Jo 4;24

Mais que uma construção suntuosa, um coração com o devido afeto conta. “Jesus respondeu: Se alguém Me ama, guardará Minha Palavra e Meu Pai o amará; Viremos para ele, e Faremos nele morada.” Jo 14;23

Poderemos dizer como Davi, que não daremos descanso às nossas pálpebras até “construirmos” um lugar adequado ao Senhor. A “matéria-prima” vem toda do Santo; cumpre-nos o descarte do profano.

“Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem justiça com injustiça? Que comunhão tem a luz com as trevas? Que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? Que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles Habitarei, entre eles Andarei; Serei Seu Deus e eles serão Meu povo. Por isso saí do meio deles, apartai-vos, diz o Senhor! não toqueis nada imundo, e vos Receberei;” II Cor 6;14 a 17

Nenhum comentário:

Postar um comentário