sexta-feira, 4 de novembro de 2022

Deus "Escondido"


“... Por que Te Escondes nos tempos de angústia?” Sal 10;1

Deus Se Esconder é um modo de verbalizar a ausência de respostas, de livramento. Quando as coisas não acontecem como anelamos, malgrado, tenhamos orado e feito as preparações possíveis, em demanda delas, a sensação é de que Ele Está longe. 

Às vezes fazemos uma série de planos e esquecemos de “combinar” com Ele. “Do homem são as preparações do coração, mas do Senhor a resposta da língua.” Prov 16;1

Só notamos esse lapso em dias de angústia, normalmente, por que em dias comuns, ou de júbilo nos portamos como se, nem precisássemos Dele. Assim, só percebemos tal “ausência”, quando anelamos Sua Presença. Quando estamos bem, sozinhos, geralmente agimos como se Deus fosse desnecessário.

É errado buscarmos O Senhor em dias de angústia? Não! Ele mesmo autoriza-nos: “Invoca-Me no dia da angústia; Eu te Livrarei, e tu Me glorificarás.” Sal 50;15 Três partes: Clamor, livramento e gratidão. Não raro, esquecemos dessa.

Quando O Buscamos para obtermos coisas, meramente, sem vivermos uma vida de renúncias, santificação, Sua Palavra aponta os Divinos Motivos; “Vossas iniquidades fazem separação entre vós e vosso Deus; vossos pecados encobrem Seu Rosto de vós, para que não vos ouça. Porque vossas mãos estão contaminadas de sangue, vossos dedos de iniquidade; vossos lábios falam falsidade, e a língua pronuncia perversidade.” Is 59;2 e 3 

Nem Se Esconderia de nós, mas de nossos feitos; “Tu És tão Puro de Olhos, que não Podes Ver o mal; a opressão não Podes contemplar...” Hac 1;13

Quando vemos, ficamos perplexos ante à segurança e prosperidade dos ímpios; contudo, muitas vezes desejamos ser prósperos sem desejarmos ser santos. Acaso O Eterno Faria acepção? Teria Seus Prediletos, aos quais Facultaria licença para pecar?

Tem coisas que, mesmo não ditas, apenas feitas, podem trazer implicações blasfemas. Nos dias de Malaquias o culto Ao Senhor era feito de modo relapso, mesquinho. Animais defeituosos eram sacrificados; mediante o profeta O Senhor interpretou o significado daquilo: “Ofereceis sobre Meu altar pão imundo e dizeis: Em que Te havemos profanado? Nisto que dizeis: A mesa do Senhor é desprezível... vós O profanais, quando dizeis: A mesa do Senhor é impura, seu produto, isto é, sua comida é desprezível.” Mal 1;7 e 12

Invés de bênçãos, aquela postura sem reverência, temor, e sem noção atraiu maldição; “Seja maldito o enganador que, tendo macho no seu rebanho, promete e oferece ao Senhor o que tem mácula; porque Eu Sou Grande Rei, diz o Senhor dos Exércitos; Meu Nome É Temível entre os gentios.” Mal 1;14 Não se depreenda disso que estou advogando ofertas vultosas; antes, pureza de motivos, reverência, santificação.

O Eterno endereçou expressamente, Seu Juízo: “Agora, ó sacerdotes, este mandamento é para vós. Se não ouvirdes e não propuserdes, no vosso coração, dar honra ao Meu Nome, diz o Senhor dos Exércitos, Enviarei maldição contra vós; Amaldiçoarei vossas bênçãos; já as Tenho Amaldiçoado, porque não aplicais a isso o coração.” Cap 2;1 e 2

Geralmente, a razão da distância do Senhor se acha em nós, não Nele, como advertiu Tiago: “Chegai-vos a Deus, Ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; vós de duplo ânimo, purificai os corações. Senti vossas misérias, lamentai e chorai; converta-se vosso riso em pranto, vosso gozo em tristeza. Humilhai-vos perante O Senhor, Ele vos exaltará.” Tg 4;8 a 10

Aos rápidos para discernir e acusar erros alheios, sem a mesma destreza para com os próprios, está posta uma sentença: “Bem sabemos que o juízo de Deus é segundo a verdade sobre os que tais coisas fazem. Tu, ó homem, que julgas os que fazem tais coisas, cuidas que, fazendo-as tu, escaparás ao Juízo de Deus?” Rom 2;2 e 3

Muitas vezes, a Bênção Divina nos espera no lugar por Ele escolhido; a queremos onde estamos, do nosso jeito; “Dores de mulher de parto lhe sobrevirão; ele é um filho insensato; porque é tempo e não está no lugar em que deve vir à luz.” Os 13;13

Se, nosso viver desafina do Divino Querer, Sua “Ausência” é o diapasão segundo o qual nos quer aferir até atingirmos o lugar desejado. “Por isso, o Senhor Esperará, para ter misericórdia de vós; e por isso se levantará, para se compadecer de vós, porque o Senhor é um Deus de equidade; bem-aventurados todos os que Nele esperam.” Is 30;18

Quando a samaritana perguntou pelo lugar certo para adoração, se em Gerizim ou Sião, O Salvador respondeu: “Em espírito e verdade.”

O Santo já Veio em nossa busca; porém, queremos manter “distância segura” Dele, sem expor nossos pecados ao risco de serem perdoados.

“Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto Está perto.” Is 55;6
Gosto
Comentar
Partilhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário