domingo, 28 de setembro de 2025

O desejo dos justos


“Aquilo que o perverso teme sobrevirá a ele, mas o desejo dos justos será concedido.” Prov 10;24

O temor do perverso lhe sobrevirá, não porque temer seja ocasionar, como advogam alguns; antes, porque a íntima distinção entre bem e mal, adverte das más ações; dá origem ao temor, relativo às consequências. 

Numa cidade em guerra, sujeita a bombardeios aéreos, ao ouvir a sirene as pessoas buscam abrigo. Assim, os ímpios ao escutarem as consciências advertindo dos maus passos, também fogem.

Agir de modo injusto e acreditar que não terá um retorno é estúpido; até, no rasteiro ambiente da justiça humana. “... se fizeres o mal, teme, pois, (a autoridade) não traz debalde a espada; porque é ministro de Deus, vingador para castigar quem faz o mal.” Rom 13;4

Eventualmente, autoridade é exercida por gente má, comprometida com o mal; ainda assim, há mais altos que eles com poder para desbancá-los. Também esses “poderosos” acalentam temores, porque bem sabem o que fizeram.

O que dizer da perfeita justiça de Deus? Pode Ele, permitir que soframos injustiças por determinado período. Porém, no tempo que O Altíssimo julgar oportuno, “Ele fará sobressair tua justiça como a luz, e teu juízo como o meio-dia.” Sal 37;6

O temor dos ímpios já os coloca em fuga antes mesmo que a justiça terrena os busque. Apenas a acusação íntima dos seus erros acaba sendo uma “ameaça” suficiente para patrocinar apressados descaminhos, na inglória tentativa de escapar das sombras das próprias culpas. “Os ímpios fogem sem que haja ninguém a persegui-los; mas os justos são ousados como um leão.” Prov 28;1

Há uma diferença abissal entre a “coragem” teatral que vocifera ameaças, brada falácias, como se nada temesse, e a coragem sóbria e tranquila, de quem, deveras, nada teme. Aquele teatro é já um disfarce do medo, erigindo uma cabana de palha que será desfeita ao sopro da verdade.

A acusação íntima das nossas falhas é como um sistema antivírus de um computador, que, adverte cada vez que identifica uma ameaça. Quem atende a essa advertência, se arrependendo e abandonando o mau agir, “escaneia” o aparelho e isola a ameaça; removido o “vírus” do pecado retorna à segurança, o “sistema”.

Por isso a preservação duma consciência saudável é indispensável à manutenção da fé. “Conservando a fé e a boa consciência, a qual, alguns, rejeitando naufragaram na fé.” I Tim 1;19

Assim, o temor dos ímpios só lhes sobrevém porque recusam-se a dar ouvidos às consciências, abandonando o viver ímpio. “Se a consciência não for um freio, ela será um chicote.” Samuel Bolton.

“... o desejo dos justos será concedido.” Antes de entrarmos no mérito da afirmação, uma distinção necessária. O que Deus chama de justo não é o mesmo que homem pensa.

A justiça própria e a de Deus são muito distantes uma da outra. Dos religiosos judeus está dito: “Porquanto, não conhecendo a justiça de Deus, procurando estabelecer sua própria justiça, não se sujeitaram à justiça Divina.” Rom 10;3

O Salvador ensinou acerca das orações do fariseu e do publicano; aquele estava inchado de orgulho pela justiça própria. Esse, apenas rogava misericórdia. Seu desejo foi atendido, não o do presunçoso.

O “justo” segundo Deus não é alguém perfeito, que jamais peca; antes, o que reconhece suas injustiças, se arrepende, confessa e busca pelo perdão Divino. A quem assim faz, a justiça de Cristo lhe é atribuída; é justificado, doravante, reputado justo, malgrado, o que tiver feito.

Seus desejos serão concedidos, porque ensinado pela Palavra de Deus, evita desejar coisas contrárias aos Santos Ensinos. Antes de querer coisas, quer Deus; “... porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe, e É galardoador dos que o buscam.” Heb 11;6

Mais que agradarmos a Deus, precisamos nos agradar Dele; “Deleita-te também no Senhor, Ele te concederá os desejos do teu coração.” Sal 37;4

Um “justo” segundo Deus, invés de estar admirando vitrines em busca dos lançamentos da moda, costuma avaliar a própria alma, à luz da Palavra da Vida, em busca das melhorias, que, sabe necessárias.

Esse tipo de bens, que são do Divino interesse para nós, como Ele nos recusaria? “Se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lhe pedirem?” Lc 11;13

Portanto, antes de desejarmos coisas, aprendamos a desejar Deus; Seus justos caminhos, Seus sábios ensinos. Invés de filosofarmos nos botecos sobre a supremacia das coisas que o dinheiro não compra, aprendermos, deveras, o que tem valor. “Porque a sabedoria serve de defesa, como de defesa serve o dinheiro; mas a excelência do conhecimento é que sabedoria dá vida ao seu possuidor.” Ecl 7;12

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