sábado, 26 de agosto de 2023

Vidas com fundamento


“Se forem destruídos os fundamentos, que poderá fazer o justo?” Sal 11;3

Fundamento é a base que sustenta a uma construção; normalmente chamamos fundação, alicerce. No sentido figurado, evoca certa coerência argumentativa, discursiva, dissertativa; quando o falar de alguém apresenta coerência, nexo com a realidade; tanto que, o oposto disso é falar coisas sem fundamento.

No prisma espiritual, a pessoa de Cristo é a “Pedra Angular” do edifício da salvação.

“Ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.” I Cor 3;11 “Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, edificadores, a qual, foi posta por cabeça de esquina.” Atos 4;11

Os que vêm a Ele com coração arrependido são perdoados, redimidos, reputados “justos”; apesar dos seus muitos pecados; porque pertencendo-lhe, herdam Sua justiça. “Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação.” II Cor 5;19

Cristo figurou Suas Palavras como fundamento; diferenciou o mero ouvir, do praticar; “Todo aquele, pois, que escuta estas Minhas Palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou sua casa sobre a rocha... aquele que ouve Minhas Palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou sua casa sobre a areia.” Mat 7;24 e 26 Expostas aos testes, naturalmente, a diferença das edificações ficaria visível.

Dito isso, fica fácil entender que, o fundamento em apreço é o espiritual, cuja destruição poderia deixar órfãos, aos “justos”.

Vimos, no exemplo acima, que é a própria atitude relapsa de quem ouve a Palavra e não cumpre, que despreza ao fundamento na rocha; porém, a liberdade de ouvir genuinamente o que Deus Falou vem sendo paulatinamente tolhida. Mesmo os de boa vontade para arrependimento, em parte são privados da verdade, pelo sistemático ataque a que a mesma está exposta nesses dias tenebrosos.

Até entre os “Cristãos” há vasta súcia de patifes enganadores, que, quais vampiros que vivem do sangue alheio, distribuem cavalares doses de mentiras, sempre prefaciadas pelo profano, “O Senhor me diz”, ou similar, para disfarçar sua aversão pelo que O Senhor Diz em Sua Palavra escrita, com a qual, nenhuma intimidade, têm, esses traficantes de drogas psíquicas.

“Não mandei esses profetas, contudo, eles foram correndo; não lhes falei, porém, eles profetizaram. Mas, se estivessem no Meu conselho, então teriam feito Meu povo ouvir Minhas Palavras; o teriam feito voltar do seu mau caminho, da maldade das suas ações.” Jr 23;21 e 22

Isaías denunciou primeiro a inversão de valores; “Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal; que fazem das trevas luz, e da luz, trevas; fazem do amargo doce, e do doce, amargo!” Cap 5;20 

Depois, mostrou a verdade ridicularizada errante no ostracismo moral, de um mundo sem valores; “... o direito se tornou atrás, a justiça se pôs de longe; a verdade anda tropeçando pelas ruas, a equidade não pode entrar. Sim, a verdade desfalece, quem se desvia do mal arrisca-se a ser despojado...” Cap 59;14 e 15

A destruição dos ensinos de Cristo, o fundamento da salvação não é uma consequência natural da “mudança dos tempos,” como diz o vulgo. Antes, da grotesca apostasia que grassa, junto a um projeto de governo ímpio e global; primeiro pretendem reescrever À Palavra de Deus banindo porções “inconvenientes” ao gosto da impiedade disseminada; depois, a proibirão de um todo.

Tendo rompido o antemuro da imutabilidade, em seguida abaterão também a muralha da necessidade. Destruirão de modo cabal, os fundamentos. “Os reis da terra se levantam, os governos consultam juntamente contra o Senhor e contra Seu Ungido, dizendo: Rompamos Suas ataduras, e sacudamos de nós Suas cordas.” Sal 2;2 e 3

Não significa que essa guinada rumo às trevas derrotará ao Eterno: “Aquele que habita nos céus se rirá; o Senhor zombará deles.” Sal 2;4

Entretanto, o homem que abraçou à justiça como modo de vida, baseado no que aprendeu da Lei do Senhor, quando essa for banida, ridicularizada, não estará sem fundamento; “Se forem destruídos os fundamentos, que poderá fazer o justo?”

Por isso, urge, enquanto ainda é possível, que armazenemos em nós a porção necessária para bem andarmos; pois, em breve, esse andar será reputado como um mal social; em parte já o é. “Escondi a Tua Palavra no meu coração, para não pecar contra ti.” Sal 119;11

As almas humanas tendem a certa volatilidade; a amoldar-se às circunstâncias mercê das facilidades, mais que, confrontá-las em defesa de valores. Todavia, as treinadas por Cristo, afeitas a Ele, não oscilam como coisas sem fundamento. “Os que confiam no Senhor serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre.” Sal 125;1

Nenhum comentário:

Postar um comentário