quarta-feira, 9 de agosto de 2023

Fé e suas digitais


“A fé é o firme fundamento das coisas que se espera, e a prova das coisas que se não vê.” Heb 11;1

A fé que não molda ao nosso agir é apenas uma teoria, que, se defendida com maior ênfase progredirá para hipocrisia. Sendo um “firme fundamento”, a menos que alguém pretenda fazer castelos nas nuvens, ela apoia-nos em bases sólidas precedendo e patrocinando nossas ações. Tiago desafia aos “teóricos”; “... mostra-me tua fé sem as obras, e te mostrarei a minha pelas minhas obras.” Tg 2;18

Nunca serão, as obras, substitutos da fé, para salvação; “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie;” Ef 2;8 e 9 

Porém, atitudes dão testemunho através do novo andar dos convertidos, do que Cristo fez por eles, e neles; “Porque somos feitura Sua, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.” Ef 2;10

Sempre será o primeiro passo, crer; depois, se dispor a obedecer; por isso, quando alguns se voluntariaram ao “fazer”, O Salvador chamou-os ao degrau inicial; “... Que ‘faremos’ para executar as obras de Deus? Jesus respondeu: A obra de Deus é esta: Que ‘creiais’ naquele que Ele enviou.” Jo 6;28 e 29

Além de um testemunho externo, a obediência fiel à Palavra de Deus também produz convicção íntima; enraíza cada vez mais, àquele que crê, pelo conhecimento de Deus. “... Minha doutrina não é Minha, mas Daquele que Me enviou. Se alguém quiser fazer a vontade Dele, pela mesma doutrina conhecerá se ela é de Deus, ou se falo de Mim mesmo.” Jo 16 e 17

Essas transformações são eloquentes; e se tornam um testemunho palpável, das coisas, ainda, invisíveis. “Pela fé (Moisés) deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como vendo o invisível.” Heb 11;27

Tanto, a existência da fé, quanto, a ausência, são evidenciadas pelas coisas observáveis nas atitudes de seus pretensos hospedeiros. “Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia seu irmão, é mentiroso. Pois, quem não ama seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?” 1 João 4:20

Também Ele só é “visível” pelos feitos; embora, Seu Espírito testifique no âmago dos que creem; “... o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lhes manifestou. Porque Suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto Seu Eterno Poder, quanto Sua Divindade, se entende, e claramente se vê pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; porquanto, tendo conhecido a Deus, não O glorificaram como Deus...” Rom 1;19 a 21

Os que dizem que a fé é cega estão falando de si mesmos; “Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do Evangelho da Glória de Cristo, que é a Imagem de Deus.” II Cor 4;4

Os “olhos” da fé, invés de visão, estritamente, facultam entendimento espiritual; essa é sua característica mais notória.

Entretanto, a fé que defendemos não é algo difuso, opcional, sem uma substância nem um objeto preciso, como esposam os proponentes do ecumenismo. Cada um pode crer no que quiser, andar como lhe aprouver, desde que tenha fé.

A fé bíblica não dá margem a dúvidas, nem a concorrência de deuses espúrios. “... credes em Deus, crede também em Mim.” Jo 14;1 “A vida eterna é esta: que conheçam, a Ti só, por Único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo...” Jo 17;3

De Cristo está dito: “Em nenhum outro há salvação, porque debaixo do céu, nenhum outro nome há dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.” Atos 4;12

Os refratários a credos e doutrinas alternativas são tachados de “fundamentalistas”; deveríamos nos envergonhar? A Bíblia é categórica: “Ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.” I Cor 3;11

Estarmos fundados Nele, é um pouco mais que professar Seu Santo Nome, ou, decorar porções selecionadas dos Seus ensinos. Devemos permanecer nas Suas Palavras, Jo 8;31 edificarmos nossa fé, mediante obediência, de modo a não sucumbir aos reiterados ataques que esse mundo ímpio desfere; “Todo aquele, pois, que escuta estas Minhas Palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou sua casa sobre a rocha; desceu a chuva, correram rios, assopraram ventos, combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.” Mat 7;24 e 25

Se, por um lado a fé remove montanhas, por outro, firma-nos como montes inabaláveis; “Os que confiam no Senhor serão como o monte de Sião, que não se abala...” Sal 125;1

Nenhum comentário:

Postar um comentário