sábado, 1 de outubro de 2022

Dados à luz


“Não há trevas nem sombra de morte, onde se escondam os que praticam a iniquidade.” Jó 34;22

Considerando a Onisciência Divina, Davi disse o seguinte: “Nem ainda as trevas me encobrem de Ti; mas a noite resplandece como o dia; trevas e luz são para Ti a mesma coisa;” Sal 139;12

É infrutífero alguém tentar se esconder de Deus; por que tantos embarcam rumo a essa missão impossível? Os viçosos ramos da Árvore da Ciência, onde maduram os frutos da tecnologia, já têm dado azo a muitos constrangimentos nas coisas “ocultas”; mesmo no reino dos homens, esconderijos começam a escassear. Telhados de vidro, além de frágeis são diáfanos.

Tudo o que falamos ou fazemos, em dado momento acaba sendo gravado; eventualmente, um feito “vaza”; rasga-se a cortina da conveniente escuridade, e príncipes ou princesas viram sapos. “Porquanto tudo que em trevas dissestes, à luz será ouvido; o que falastes ao ouvido no gabinete, sobre os telhados será apregoado.” Luc 12;3

Como não é onisciente, o deus desse século usa os meios científicos, para forjar sua ubiquidade possível. Com essas armas controlará o mundo, por breve período. A imagem da besta vai falar.

Muitos confundem Longanimidade Divina, com anuência, aprovação; Ele Confronta nossa propensão ao descaminho, ao pecado, com o bendito antídoto da Sua Palavra; nossa preguiça no ouvir, de modo a se deixar transformar, nos endurece, com danosos efeitos colaterais; “... vos fizestes negligentes para ouvir. Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar os primeiros rudimentos das Palavras de Deus; vos haveis feito tais que necessitais de leite, não de sólido mantimento.” Heb 5;11 e 12

Isso no aprendizado. Na devida santificação, os danos também são graves nas almas que, malgrado cercadas pelos Ensinos Santos seguem seu modo ímpio vida, apenas, citando porções convenientes, eventualmente; O Senhor os denuncia: “... Que fazes tu em recitar Meus Estatutos, e tomar Minha Aliança na tua boca? Visto que odeias a correção e lanças Minhas Palavras para detrás de ti. Quando vês o ladrão, consentes com ele; tens a tua parte com adúlteros. Soltas tua boca para o mal, e tua língua compõe o engano. Assentas-te a falar contra teu irmão; falas mal contra o filho de tua mãe. Estas coisas tens feito, e Me calei; pensavas que era tal como tu, mas Eu te Arguirei, as Porei por ordem diante dos teus olhos.” Sal 50;16 a 21

Assim, muitos “vazamentos” escandalosos já são Juízos contra aqueles/as que, exortados inúmeras vezes se recusaram a deixar o pecado e fizeram pior; seguiram imiscuídos entre as coisas santas, praticando profanação. “O homem que, muitas vezes repreendido endurece a cerviz, de repente será destruído sem que haja remédio.” Prov 29;1

Sempre que A Luz nos é acesa concorre um desafio de andarmos nela; instala-se no íntimo humano uma luta entre obedecer à vontade rebelde e andar à sua maneira, ou obedecer a Deus, conforme Sua Palavra. Essa é categórica: “Deixe o ímpio o seu caminho, o homem maligno seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque Grandioso É em perdoar. Porque Meus pensamentos não são os vossos, nem vossos caminhos os Meus, diz o Senhor.” Is 55;7 e 8

Aos atenienses que buscavam o sentido da vida mediante filosofia, ramo da ciência, sutilmente Paulo os chamou de ignorantes, enquanto acendia a Luz. “Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, em todo o lugar, que se arrependam;” Atos 17;30

Ignorância não é pecado, mas erros cometidos nesse estado são chamados ao arrependimento, uma vez vistos à luz. Podemos errar no escuro; porém, “não há criatura alguma encoberta diante Dele; antes, todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos Daquele com Quem temos de tratar.” Heb 4;13

Há uma escuridão que é consequência da rejeição deliberada à luz, que só a faz crescer, como rabo de cavalo, para baixo; a incredulidade de quando se poderia ter crido, “progride” para um estado de cegueira, que fecha até portas, antes, abertas. “Nos quais o deus deste século cegou entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do Evangelho da Glória de Cristo, que é a Imagem de Deus.” II Cor 4;4

Antes de alguém concluir que esses são meras vítimas, cabe considerar que os tais foram incrédulos; tiveram ocasião de crer e recusaram. Agora nem isso podem.

“Conheço muitos que não puderam quando queriam, porque não quiseram, quando podiam.” Rabelais

Fomos dados à luz; escolhendo o pecado como modo de vida, nos demos às trevas; os que ouvem Cristo nascem de novo; são capacitados a seguir na luz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário