domingo, 30 de outubro de 2022

Terra Prometida


“Passou Abrão por aquela terra até ao lugar de Siquém, até ao carvalho de Moré; estavam então os cananeus na terra. Apareceu O Senhor a Abrão, e disse: À tua descendência Darei esta terra...” Gen 12;6 e 7

Duas coisas “ilógicas” a testar a fé do patriarca. Os cananeus ocupavam então, à terra; não estava baldia; o que, certamente demandaria algum fato novo que removesse aos tais; e ele não tinha filhos, sendo de idade avançada; como a promessa da terra fora à descendência, mais um fato novo se impunha; que ele e Sara tivessem um sucessor.

A fé nos desafia a ousarmos nossas expectativas na Integridade Divina sem a muleta das circunstâncias, como ensinou Isaías: “Quem há entre vós que tema ao Senhor e ouça a voz do seu servo? Quando andar em trevas, não tiver luz nenhuma, confie no Nome do Senhor, firme-se sobre seu Deus.” Is 50;10

Alguns louvores fazem menção, (erroneamente) aos “sonhos de Deus”. Ora, sonho é um, quem sabe, quem dera, quisera, se Deus quiser, irei batalhar por isso, essas aspirações incertas de pessoas de capacidades também incertas; nós.

Deus É O Todo Poderoso; não sonha, planeja. Paulo O descreve assim: “... Deus, o qual Vivifica os mortos, e Chama as coisas que não são como se já fossem.” Rom 4;17 Senhor da vida, ciência, tempo... Ancoramos nossas aspirações num, “se Deus quiser”, Ele Faz o que Quer, segundo Sua Soberana Vontade.

Tanto antevê coisas que Deseja Fazer, quanto, as que Necessitará, mesmo não desejando; como a cruz de Cristo por exemplo. Quando Criou o homem, Sua Presciência Sabia que aconteceria a queda e seria necessário o resgate. Ao ter Se disposto a aceitar a dura missão, O Salvador, dada Sua Integridade, foi imputado como tendo já Feito, o que ainda faria, milênios depois; “... Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.” Apoc 13;8

A idade avançada de Abrão e Sara seria obstáculo ao Doador da vida?? Mas, e os cananeus? Como dar aquela Terra aos descendentes de Abraão com eles habitando-a? “A casa dos ímpios se desfará, mas a tenda dos retos florescerá.” Prov 14;11

O Senhor Conhecia a impiedade dos tais; ainda prorrogaria seu tempo, para que o juízo, quando viesse fosse transbordante de justiça. “Tu irás a teus pais em paz; em boa velhice serás sepultado. A quarta geração tornará para cá; porque a medida da injustiça dos amorreus não está ainda cheia.” Gn 15;15 e 16 O fato de O Eterno tolerar a iniquidade sem punir de imediato, tem a ver com Sua Longanimidade, não, concordância.

À descendência não significava ao filho, estritamente; antes, a um povo que derivaria dele e só herdaria a promessa quatro séculos adiante. Abraão não veria se cumprir. Morreria antes. Por isso a fé é aquilatada como sendo, “... o firme fundamento das coisas que se esperam, a prova das coisas que se não veem.” Heb 11;1

Quando findou o tempo dos amorreus, O Senhor explanou os motivos da destruição deles; depois de vetar incesto, adultério, zoofilia, homossexualismo etc. Denunciou: “Com nenhuma destas coisas vos contamineis; porque com todas estas coisas se contaminaram as nações que Expulso de diante de vós. Por isso a terra está contaminada; Visito sua iniquidade, e a terra vomita seus moradores.” Lev 18;24 e 25

Não há acepção, parcialidade, no Eterno. As mesmas coisas pelas quais punia aos amorreus, vetava aos seus escolhidos que as fizessem. Os que as não cumpriram também foram punidos. 

Na verdade, os “escolhidos” são os primeiros no juízo, como disse Ezequiel e repetiu Pedro: “... matai velhos e meninos... começai pelo Meu Santuário...” Ez 9;6 “Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; se, começa por nós, qual será o fim daqueles que são desobedientes ao Evangelho de Deus?” I Ped 4;17

A prosperidade eventual dos ímpios, avessos ao Santo, era engano deles; “... entrei no santuário de Deus; então entendi o fim deles. Certamente Tu os Puseste em lugares escorregadios; Tu os Lanças em destruição. Como caem na desolação, quase num momento! Ficam totalmente consumidos de terrores.” Sal 73;17 a 19

Também a Volta do Senhor “padece” circunstâncias adversas, como se, não fosse acontecer; “Onde está a promessa da Sua vinda? porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação.” II Ped 3;4 dizem os zombadores.

Somos sucessores de Abraão, enxertados no seu mais Nobre Descendente, Cristo. Como ele, devemos descansar na Integridade Divina, mesmo que, o prometido pareça pertencer a outros.

Quem larga na frente, não chega, necessariamente, primeiro. “O que começa um pleito, a princípio parece justo; porém, vem seu próximo e o examina.” Prov 18;17

Nenhum comentário:

Postar um comentário