quinta-feira, 6 de outubro de 2022

Fábio de Melo e o tapa na cruz


“Lúcifer não foi expulso do céu porque bebeu, se prostituiu, ou por ter usado drogas, por ser hétero ou gay, por ser umbandista, católico, evangélico ou ateu. Ele caiu por seu próprio orgulho. Caiu pela soberba de se achar melhor do que Deus. Isso é o que acontece quando você acha que tem o poder de condenar outra pessoa, só porque ela pensa de forma diferente da sua. Somos todos falhos e pecadores, então, não fique arrotando santidade se você também peca. Jesus disse, “amar ao próximo”, e não só a quem você acha que te convém.” Padre Fábio de Melo.

O “Tapa na cara da sociedade”.

“Uma coisa boa não é boa fora do seu lugar”. Spurgeon

Os filósofos chamavam de sofistas, aos mestres dos discursos retóricos que visavam prevalecer sem iluminar; usavam premissas verdadeiras induzindo a conclusões falsas. Eram desprezados pelos sábios. O referido Padre age como aqueles.

Esse texto dele é um primor de sofisma. Que o orgulho é o pior dos pecados, de acordo. O primeiro passo rumo à regeneração desafia-nos à humildade; “Negue a si mesmo...”

Que Deus manda amar ao próximo e esse não é o meu chegado, de acordo também: “... Amai vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam... se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim?” Mat 5;45 e 47

Do jeito que ele falou, fica subentendido que Deus não liga para vícios, perversões, crenças errôneas, tudo pode, se não houver orgulho.

Dois probleminhas na fala dele. Primeiro: Quem prega à Palavra de modo idôneo não pode “arrotar santidade”; pois, não fala de si mesmo, antes, de Deus. “Quem fala de si mesmo busca sua própria glória; mas o que busca a glória daquele que o enviou, esse é verdadeiro; não há nele injustiça.” Jo 7;18

Santidade não é um adjetivo autoaplicável; é o “sine qua non” para receber salvação; “Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;” Mat 5;8 “Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá O Senhor;” Heb 12;14

Quando prego aprendo junto com quem me ouve; o que me foi dado falar reverbera em meu espírito, em tentações ulteriores, das quais sou livre pela mesma Palavra, quando a pratico. Um pregador idôneo não arrota santidade nem pretende ser mais que Deus. Anuncia a boa notícia, que “Deus estava em Cristo reconciliando Consigo o mundo, não lhes imputando seus pecados; e pôs em nós a Palavra da reconciliação.” II Cor 5;19

Segundo: O amor folga com a verdade, não com a injustiça; ver I Coríntios 13; assim, se eu vir meu próximo, incorrendo em coisas que A Palavra de Deus condena, e fizer vistas grossas em “nome do amor”, estarei sendo omisso, pecando; “Aquele que sabe fazer o bem e não faz, comete pecado.” Tg 4;17

Longe de ser um tapa na cara da sociedade, é uma pérola ecumênico-irresponsável, que desconsidera ensinos cristalinos da Palavra de Deus, que o faz padecer da doença para a qual se pretende médico; o orgulho.

Como eu me atreveria a pregar diferente do que Deus ensina em Sua Palavra? O príncipe dos orgulhosos disse que não precisaríamos; “vós mesmos sabereis o bem e o mal.”

Essa fala redondinha, “politicamente correta” desce como aquela cerveja, nas goelas ímpias. Deus não faz assim; antes, confronta aos errados de espírito. “Deixe o ímpio seu caminho, e o homem maligno seus pensamentos e se converta ao Senhor...” Is 55;7

Óbvio que também somos pecadores; não nos cabe condenar ninguém; apenas devemos ensinar o que Deus Condena. Sou leigo, trabalhador braçal, ele é profissional religioso portanto deve saber muito mais.

Mas, quem inclui todos os credos como aceitáveis, acima de qualquer correção de rumos não sabe o que Jesus Falou: “Eu Sou O Caminho, A Verdade e a Vida; ninguém Vem ao Pai, senão por Mim.” Jo 14;6

Invés dum tapa na cara da sociedade, esse tipo de fala leniente recebe aplausos. “Do mundo são, por isso falam do mundo, e o mundo os ouve.” I Jo 4;5 Jesus também mencionou aos tais: “Vós sois os que justificais a vós mesmos diante dos homens, mas Deus conhece vossos corações, porque o que entre os homens é elevado, perante Deus é abominação.” Luc 16;15

É fácil desfazer da luz alheia rotulando-a de orgulho; difícil é ter coragem de disciplinar à própria vida à luz da Palavra de Deus.

Quem espera por um “Evangelho” palatável fácil de digerir, não sabe o que significa a cruz. “Porque muitos há, dos quais muitas vezes vos disse, e repito, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo.” Fp 3;18

Nenhum comentário:

Postar um comentário