domingo, 30 de janeiro de 2022

Egoísmo "Gospel"


“Porventura é para vós tempo de habitardes nas vossas casas forradas, enquanto esta casa fica deserta?” Ag 1;4

Cada um se ocupava das coisas particulares, deixando em desprezo as de Deus. A construção do templo fora abandonada, cada qual se esmerava por sua casa, enquanto a casa coletiva, congregacional, estava esquecida.

Depois de “falar” várias vezes usando a natureza, O Eterno resolveu partir para uma fala mais direta; o profeta.

“Semeais muito e recolheis pouco; comeis, porém não vos fartais; bebeis, porém não vos saciais; vesti-vos, porém ninguém se aquece; o que recebe salário, recebe-o num saco furado.” v 6 Os céus retiveram suas bênçãos e eles não tentaram entender o motivo.

Então, Ageu foi escolhido para “desenhar”; “Subi ao monte, trazei madeira, edificai a casa; dela Me agradarei, Serei glorificado, diz O Senhor.” v 8

Partindo do princípio que, falando expressamente o que queria, O Senhor seria obedecido, prometeu mudar a “mensagem” da natureza também; “Porventura há ainda semente no celeiro? Além disso a videira, figueira, romeira, oliveira, não têm dado seus frutos; mas desde este dia vos Abençoarei.” Cap 2;19

Se, é doentia a tal “teologia da prosperidade”, onde se negocia com Deus por interesses rasos, mesquinhos, também é certo que O Eterno premia a obediência, a fidelidade. “Meus olhos estarão sobre os fiéis da terra, para que se assentem comigo; o que anda num caminho reto, esse Me servirá.” Sal 101;6

O caminhar reto busca a Deus, nãos coisas. Não significa que um servo Dele em dificuldade, seja infiel; pode estar em pleno teste, como estiveram tantos. Mas, via de regra, O Senhor estabelece aos que, se submetem a Ele, abençoando-os no Seu tempo.

Por outro lado, também não implica que um “cristão” de vida torta, testemunho indigno, que pareça estar abençoado, goze da Divina aprovação. Aí, a longanimidade do Eterno ainda espera por arrependimento; mas, um dia chamará o tal, a prestar contas. A um “próspero” assim, certa vez disse: “Estas coisas tens feito, e Me Calei; pensavas que era como tu, mas Eu te arguirei, as porei por ordem diante dos teus olhos.” Sal 50;21

Uma das coisas pouco entendidas da doutrina de Cristo é o “Negue a si mesmo.” Tendemos a restringir a incidência disso, sobre os desejos pecaminosos que devemos “crucificar”. Isso é parte do pacote. Nosso “si”, infelizmente é maior que isso.

O individualismo doentio que grassa no mundo invade a vida espiritual também, como vimos nos dias de Ageu, o particular era alvo de cuidados, enquanto, o coletivo estava relegado ao esquecimento.

Há muito “egoísmo gospel” atrapalhando à Bendita Obra de Deus. Meu dom de louvor, instrumentista, meu ministério de pregador, minhas predileções por cultos assim, ou assado, meu pregador favorito, usos e costumes com quais me identifico... onde já vi algo assim? Ah, “Porque, dizendo um: Eu sou de Paulo; outro: Eu de Apolo; porventura não sois carnais?” I Cor 3;4 

Paulo não disse que eles não eram salvos, mas, que eram carnais. Militavam ainda na carne, não obstante, O Espírito Santo estar disponível.

Se, a diversidade de ministérios, dons, características, personalidades, é necessária, saudável, a unidade espiritual do Corpo de Cristo é o objetivo celeste. “... Pai Santo, guarda em Teu Nome aqueles que me deste, ‘para que sejam um’, assim como Nós.” Jo 17;11

Paulo esmiuçou um pouco, os traços dessa unidade; “Há um só corpo, um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus, Pai de todos, o Qual é sobre todos, por todos e em todos vós. Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo.” Ef 4;4 a 7

Diante disso o incauto perguntaria: Por quê existem tantas religiões então? Deus não é Criador de religiões.

O número de salvos é pífio, infelizmente, embora vastos os religiosos. Os que seguem à Palavra sem distorções, são de Cristo, não importam denominações, rituais, costumes... os demais, que expliquem se quiserem, suas criações alternativas. Cristo segue categórico: “... Ninguém vem ao Pai, senão, por Mim.” Jo 14;6

Então, suponhamos que novo “Ageu” fale pelo Eterno: “Para vocês é tempo de escolher ministros, ministérios, cantores, pregadores... mas, vossas vidas seguem sem sinais de progresso espiritual nem material. As coisas atinentes à Minha Vontade tendes desprezado, diz O Senhor. Descei do monte da presunção carnal, submetei-vos ao Espírito Santo: Ele trará A Palavra para a Edificação que conta, (Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que edificam... Sal 127;1) para verdes a transformação que vou operar em vossas vidas; porque, assim fazendo, desse dia em diante vos abençoarei.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário