segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

A Palavra da Vida


“Porque esta palavra não vos é vã, antes é vossa vida;” Deut 32;47

A Palavra Divina como vida, não é metáfora; antes, sua descrição essencial. As vidas humanas só permanecerão, à medida que, em obediência, se deixarem moldar por Ela.

Paulo exortou: “Retendo a Palavra da Vida, para que no dia de Cristo possa gloriar-me de não ter corrido nem trabalhado em vão.” Fp 2;16

Se, biologicamente a vida pulsa no sangue, “Porque a vida da carne está no sangue; pelo que, esse vos tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pelas vossas almas...” Lev 17;11

Espiritualmente, a vida está na Palavra de Deus, que, encarnada derramou o próprio Sangue, em obediência irrestrita, para pagar a dívida de um que, derivou por palavras alternativas e perdeu a vida, no Éden; legando essa “herança maldita” a toda sua posteridade.

Em Cristo a vida tanto está no Seu Sangue, para efeito do necessário resgate, quanto na Palavra, para regeneração dos que, doravante andarão segundo Deus. O Novo Nascimento que nos salva não é um fato biológico, antes, espiritual; “Os quais não nasceram do sangue, da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.” I Jo 1;13

Quando a Mensagem soou dura demais a certos ouvidos melindrosos, o povo escoou da Presença do Salvador, quedando apenas os discípulos meio duvidosos. Jesus questionou-os: “... Quereis vós também retirar-vos?” Na resposta inspirada de Pedro, A Palavra foi apreciada como ela realmente é; “Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as Palavras da vida eterna.” Jo 6;67 e 68

Eventualmente, se usa a metáfora do Sangue; foi Ele que nos redimiu; Pedro diz que os salvos foram “Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do Sangue de Jesus Cristo:” I Ped 1;2

Entretanto, quando espraiou Seu desejo de comunicar salvação a todos os povos, O Salvador ordenou que se levasse Sua Palavra, (eis a aspersão do Sangue!) Essa revela o estado perdido de todos nós, sem Ele; e ainda propicia a compreensão do significado do Seu Sangue derramado em nosso favor; “Ide por todo mundo, pregai o Evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.” Mc 16;15 e 16

Agora, “beber Meu Sangue” dito no discurso “duro de ouvir”, equivale a “Crer nas Minhas Palavras” (óbvio; crer demanda obedecer, para verificação da eficácia) “... Minha Doutrina não é Minha, mas Daquele que Me enviou. Se alguém quiser ‘fazer a vontade Dele’, pela mesma doutrina conhecerá se ela é de Deus, ou se Falo de Mim mesmo.” Jo 7;16 e 17

Desgraçadamente, invés de “Fazer a Vontade Dele” (de Deus) para obtenção da vida regenerada, a maioria é ensinada, e assim deseja, a fazer alguns rituais religiosos para obter “vitória”; nome pomposo que gente carnal e descompromissada com santificação dá, ao suprimento de comichões e deleites eventuais.

Sempre que, a vontade original, patrocinadora de um ato, por religioso que pareça, for humana, ainda andaremos segundo o mundo, que, por alienado da vida eterna aposta todas as suas fichas aqui. “Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens.” I Cor 15;19 Fomos chamados a fazer, em Cristo, um “Tesouro nos Céus”, não a sofrer miséria espiritual.

Para tal, somos desafiados a uma ruptura com o natural, como sinal de Dependência do Eterno, para só então, fruirmos Sua Vontade; “... apresenteis vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é vosso culto racional. Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis a boa, agradável e perfeita Vontade de Deus.” Rom 12;1 e 2

Assim, para bem vivermos A Palavra da Vida, carecemos descartar conselhos, ambientes e parcerias com a morte; “Bem aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, tem seu prazer na lei do Senhor, na Sua Lei medita de dia e de noite.” Sal 1;1 e 2

Desde que, a rejeição À Palavra ensejou a desobediência e a queda, a maldição campeia; “Maldita é a Terra por tua causa.” Disse O Criador a Adão. Quem deixa A Palavra Viva pelas humanas inclinações ainda escolhe a maldição. “... Maldito o homem que confia no homem, faz da carne o seu braço e aparta seu coração do Senhor!” Jr 17;5

Não nos enganemos; só “os limpos de coração verão a Deus”, e a “limpeza” quem verifica não são as humanas inclinações; “Com que purificará o jovem (o Homem) seu caminho? Observando-o conforme Tua Palavra.” Sal 119;9

Nenhum comentário:

Postar um comentário