sábado, 22 de janeiro de 2022

O Sol e a lama


“Os fariseus e escribas murmuravam, dizendo: Este recebe pecadores e come com eles.” Luc 15;2

Como seria se, O Salvador não recebesse pecadores? Salvaria a quem? Normalmente faz esse tipo de observação quem não se sente pecador. Os religiosos de então, equacionando religiosidade com santidade, coisas distintas. Como não há homem que não peque, esses, acrescentavam aos seus pecados, a falta de noção.

Embora se diga vulgarmente que, nossas companhias nos identificam, “diga com quem andas e direi quem és;” ou, o verso Bíblico: “Andarão dois juntos se, não estiverem de acordo?” Am 3;3

Existe grande diferença entre identidade e identificação. A primeira tem a ver com meu ser; a essência da minha personalidade, com meus gostos, escolhas, valores... quem sou.

Identificação é mais um estar, que um ser. Digo, tem a ver com minha compaixão, meu modo de agir, mais que, com meu caráter. Nela posso, mesmo discordando diametralmente do modo de ser de alguém, me identificar com sua necessidade e querer ajudar. Me assento com o tal, assisto-o em suas necessidades, sem adotar seus valores, seu modo de vida.

Porém, só me identifico de modo a querer comunhão, com quem me é semelhante. O andar inseparável de Jesus não era com os pecadores; “Aquele que Me enviou Está comigo. O Pai não Me tem deixado só, porque Faço sempre o que Lhe agrada.” Jo 8;29 “Eu e O Pai somo Um”, disse.

Então, se por Sua misericórdia O Salvador se assentava com pecadores, era porque se identificava com eles; com suas necessidades; todavia, em Seu Ser, havia enorme distância, dada Sua Santidade. “Porque nos convinha tal Sumo Sacerdote, Santo, Inocente, Imaculado, ‘Separado dos pecadores’, feito mais sublime que os Céus;” Heb 7;26

Quando A Palavra nos prescreve a separação, “Bem aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.” Sal 1;1 veta que tenhamos identidade como a deles, de modo a nos sentirmos confortáveis com seus ambientes e ações; invés de sofrer o contágio dos maus, pois, somos desafiados a contagiá-los irradiando Cristo. “Assim resplandeça vossa luz diante dos homens, para que vejam vossas boas obras e glorifiquem Ao vosso Pai, que está nos Céus.” Mat 5;16

A separação que devemos adotar em relação aos ímpios é de valores, não necessariamente geográfica. Paulo disse que tal coisa seria impossível; “Já por carta vos tenho escrito, que não vos associeis com os que se prostituem; isto não quer dizer absolutamente com os devassos deste mundo, ou com os avarentos, ou com os roubadores, ou com os idólatras; porque então vos seria necessário sair do mundo.” I Cor 5;9 e 10

Feita essa ressalva aconselhou a se manter distância dos cristãos falsos; “Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, avarento, idólatra, maldizente, beberrão ou roubador; com o tal nem ainda comais.” v 11 Ou, importem-se com as necessidades dos ímpios, mas, não compactuem com a identidade dos falsos.

Nesses casos, os que se dizem irmãos são os que se saparam. Professam algo e fazem o seu oposto. “Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, e desobedientes; reprovados para toda boa obra.” Tt 1;16 Como é a frase aquela? Ah! “O que és, grita tão alto, que não consigo ouvir o que dizes.”

Quando orou pelos Seus, O Salvador fez diferença no ser, do estar; “... eles estão no mundo...” Jo 17;11 Todavia, “Não são do mundo, como Eu do mundo não Sou.” v 16

Onde estou, manifesta uma circunstância, identificação, necessidade; como atuo, deixa patentes os meus valores, sentimentos, identidade. O mundo ímpio tende a inverter valores; “Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; fazem do amargo doce, e do doce amargo!” Is 5;20

A necessária limpeza que A Palavra visa operar em nós tem nobre propósito. “... Cristo amou a igreja, e a Si mesmo entregou por ela, para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, para a apresentar a Si mesmo, igreja gloriosa...” Ef 5;25 a 27

Nossa obediência leva a nos identificarmos com Deus, mediante A Palavra; estabelecida e regenerada a identidade, Ele mesmo faz questão de andar conosco; “... Se alguém me ama, guardará Minha palavra, e Meu Pai o amará; Viremos para ele, e faremos nele morada.” Jo 14;23

Cristo, se assenta com pecadores porque os ama; desafia-os ao arrependimento, porque Ama a justiça; faculta meios para a edificação, porque Ama à Santidade. Ele ensinou: “Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;” Mat 5;8

Nenhum comentário:

Postar um comentário