sábado, 15 de janeiro de 2022

Sede de justiça


“Viste, Senhor, a injustiça que me fizeram; julga minha causa.” Lam 3;59

Rejeitado como porta-voz do Senhor, Jeremias fora agredido, preso, humilhado; agora, ante uma cidade arrasada, irmãos cativos na Babilônia, coisas que profetizara em tempo de se evitar e não fora ouvido, compunha seus tristes cânticos, as Lamentações de Jeremias.

“Viste, Senhor, a injustiça que me fizeram...” Ele não estava perguntando se O Eterno vira; antes, afirmando. Sabedor da Onisciência Divina, segundo ela se portava. “Julga minha causa.”

Quando O Salvador declarou: “Bem aventurados os que têm fome e sede de justiça...” referiu-se aos que, mesmo sofrendo injustiças várias, não partem para um revide, antes, entregam o juízo a Quem de direito: O Senhor. “Julga minha causa.”

O “juízo” alienado do Eterno traz em seu bojo uma maldição. Ao desconsiderar o Veredicto do Juiz dos Vivos e dos Mortos, quem assim faz acaba age no conselho da oposição; “Vós mesmos sabereis o bem e o mal.”

Poderia parecer bem aos dirigentes da Igreja primitiva a morte de Saulo de Tarso; quando esse os perseguia feroz. Aos Olhos Divinos coisas maiores deveriam ser feitas e foram, como sabemos.

Aos que servem ao Senhor, pois, se ordena que renunciem ao “modus operandi” do mundo, de onde presumivelmente saíram, para, só depois serem partícipes do “Segredo do Senhor.” “... apresenteis vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis a boa, agradável, e perfeita Vontade de Deus.” Rom 12;1 e 2

Afinal, “O segredo do Senhor é com aqueles que o temem; Ele lhes mostrará Sua Aliança.” Sal 25;14

Portanto, além de ensejar uma inversão blasfema, a presunção de sermos agentes da justiça, muitas vezes a coisa se revela contraproducente também. Se, a opção pelo pecado que rompia com O Criador trouxe maldição, perseverar na causa, necessariamente fará perseverante, também, a consequência. De outro modo; seguirmos colocando nossos anseios em lugar da Vontade Divina, isso fará seguirmos sob maldição.

O mesmo Jeremias dissera: “... Maldito o homem que confia no homem, faz da carne seu braço e aparta seu coração do Senhor! Porque será como a tamargueira no deserto, não verá quando vem o bem; antes morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável. Bendito o homem que confia No Senhor, cuja confiança é O Senhor.” Cap 17;5 a 7

Se, a maldição da autonomia profana, de certa forma cega seus pacientes, “... não verá quando vem o bem;” por certo a bênção nas vidas que se submetem ao Salvador permite ver além do que está latente, seja o bem, seja o mal.

Como o prisioneiro José, no Egito que, farto de injustiças manteve sua confiança obediente. Chegado o tempo aprazado pelo Eterno, a ele foi facultado ver catorze anos de história, ainda porvir, na célebre interpretação do sonho de Faraó, que nenhum outro “sábio” conseguiu.

Dada a atuação do servo do Eterno, o soberano, invés de ver um homem acima da média viu Deus nele; “Disse Faraó aos seus servos: Acharíamos um homem como este em quem haja O Espírito de Deus?” Gn 41;38

Uma pergunta retórica que trazia embutida a resposta: Não há outro igual.

Quando O Salvador ordenou aos Seus que oferecessem a outra face a quem lhes ferisse, não tinha em mente um masoquismo doentio, tipo gostar de apanhar; antes, ensinar que deixemos o juízo com Deus; demos outras oportunidades aos que agiram impiamente para conosco. O ímpio mesmo. O falso cristão a Palavra ensina nem comer junto.

Jeremias viveu no contexto do Antigo Testamento; todavia, no Novo, as coisas tendem a um crescimento. Jesus agonizando na cruz orou: “Pai, perdoa-lhes; eles não sabem o que fazem.” Estêvão morrendo apedrejado seguiu caminho semelhante: “... Senhor, não lhes imputes este pecado.” Atos 7;60

Não significa isso, que o Senhor não julgará pecadores não arrependidos com devida justiça; tais atos apenas patenteiam a grandeza espiritual de quem, habitado pelo Espírito Santo, consegue perdoar coisas desse calibre.

Se, a atuação de José deixou “visível” O Espírito Santo pela Luz irradiada, esses casos O deixam também, pelo amor.

Se, parece que nossas causas passam alheias Ao Eterno, lembremos: Sendo Eterno, não sofre limitações temporais. Quando julgar será notório; “... um memorial foi escrito diante Dele, para os que temeram o Senhor e lembraram Seu Nome. Eles serão Meus, diz O Senhor dos Exércitos; naquele dia serão para mim joias; poupá-los-ei, como um homem poupa seu filho, que o serve. Então voltareis e vereis a diferença entre justo e ímpio; entre o que serve a Deus, e quem não serve.” Ml 3;16 a 18

Nenhum comentário:

Postar um comentário