domingo, 23 de janeiro de 2022

Deus "Básico"


“... Todo aquele que é da verdade ouve Minha Voz.” Jo 18;37

Já ouvimos: “Caso você acredite que Ele Existe e É, Ele é Deus; mas, se não acreditares, continua Sendo.” Assim, minha fé ou incredulidade mostra quem sou, não quem Ele É.

Aquela Fala de Jesus traz a mesma lógica. Ouvir ou não Sua Voz, mostra, simplesmente, quem sou. “Aquele que é da verdade ouve a Minha Voz.” Dos outros, disse: “Vós não credes porque não sois das minhas ovelhas...” Jo 10;26

Assim, para quem crê, não precisa explicações periféricas; para quem duvida, não adianta. O ensino é importante, explicações de entendidos ajudam clarear; mas só busca por essas coisas quem crê. Os demais, desprezam.

Um truque anexo à incredulidade é fazer parecer que estão em Deus as dificuldades, não, nos próprios limites, egoístas e mesquinhos, o problema.

O Eterno jamais se apresenta implorando que creiamos na Sua Existência. Declara-a e Sua Soberania, como auto evidente; até pelas Obras; “Porque Suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto Seu Eterno poder, quanto Sua divindade, se entendem, e claramente se vê, pelas coisas que estão criadas...” Rom 1;20

Quanto ao que duvida, não perde muito tempo com ele, antes, descarta-o como tolo; “Disse o néscio no seu coração: Não há Deus...” Sal 14;1

Desse modo, eventuais óbices à reconciliação sempre estarão em nós; jamais no Senhor.

Entretanto, muito do que temos visto nas igrejas, deriva da “percepção”; que Deus, Suas Obras e Sua Bendita Palavra são insuficientes, para ensejar fé nas pessoas.

Daí, invés de um chamado para o culto ao Senhor, as “espertezas” humanas trazem um monte de “acessórios”; “Culto da Vitória:” culto de “Milagres e maravilhas”; das “Revelações do Senhor”, da “Quebra de Maldições”, etc. O Todo Poderoso “Básico” não é suficiente.

Chamamos básico, um automóvel, por exemplo, que traga estritamente os itens necessários ao seu funcionamento. Quando, além disso tem airbags, blue tooth, direção regulável, computador de bordo, etc. Esses acessórios visam incrementar, agregar valor e aumentar o apelo do referido bem.

Segundo A Palavra, como seria O Deus, “Básico”? “Esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que Eu não veja? diz o Senhor. Porventura não Encho os céus e a terra? diz o Senhor.” Jr 23;24 “A Voz do Senhor é Poderosa; a Voz do Senhor é cheia de majestade. A Voz do Senhor quebra os cedros; sim, o Senhor quebra os cedros do Líbano.” Sal 29;4 e 5

“Tu Sabes meu assentar e meu levantar; de longe entendes meu pensamento. Cercas meu andar, e meu deitar; conheces todos os meus caminhos. Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó Senhor, tudo conheces.” Sal 139, 2 a 4

Mas, Jesus era menor... será? A Palavra ensina que Ele É “... o Resplendor da Sua Glória, (de Deus) Expressa Imagem da Sua Pessoa...” Heb 1;3 Diz mais: que devemos ser “... enriquecidos da plenitude da inteligência, para conhecimento do mistério de Deus Pai, e de Cristo, em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência.” Col 2;2 e 3

Amostras pontuais, gotas de um vasto oceano; mas, diante delas, qual “acessório” podemos anexar, para que O Altíssimo se torne mais “atraente”?

Paulo ensinou que a persuasão humana equivale a fazer vã a Cruz de Cristo. Todos esses penduricalhos desnecessários e fúteis, outra coisa não são, senão, artifícios humanos, uma pretensa esperteza comercial onde, honestidade, santidade e verdade bastariam.

Quem ousa apelar, anexando coisas ausentes na Palavra, também ousa prometer coisas que Deus não prometeu. 

Invés de crendice em falácias vãs, “Os teus estatutos têm sido meus cânticos na casa da minha peregrinação.” Sal 119;54

A perspectiva Divina nos promete aflições, passar dias difíceis; o “Único” alento será Deus conosco. “Quando passares pelas águas Estarei contigo, quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.” Is 43;2

As “igrejas” mercantis de hoje, invés de ensinarem as pessoas a se manterem fiéis, mesmo na luta, ensinam a “usar a fé” para fugir das lutas, coisa que, vergonhosamente, chamam de “vitória.”

A fé não precisa de badulaques de fundo de quintal; a despeito de circunstâncias, conhece O Senhor, e isso basta; “Quem há entre vós que tema ao Senhor e ouça a Voz do Seu Servo? Quando andar em trevas, não tiver luz nenhuma, confie no Nome do Senhor; firme-se sobre seu Deus.” Is 50;10

As vitórias bíblicas ensinam vencer a si mesmo crucificando à carne; vencer o mal com o bem emulando desafetos; e vencer o mundo, ignorando seus artifícios multicores, olhando além. “... esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.” I Jo 5;4

Nenhum comentário:

Postar um comentário