domingo, 16 de janeiro de 2022

Rumo ao norte


"Aguardo ao Senhor; minha alma o aguarda; espero na Sua Palavra.” Sal 130;5

A prioridade; “Aguardo ao Senhor.” O primeiro dos mandamentos é amar a Deus sobre todas as coisas. Quem Dele se aproxima por coisas, não por Ele, ainda traz o si mesmo, latente, não mortificado, como deveria. “Negue a si mesmo, tome sua cruz e siga-me.”

Como num casamento com comunhão de bens, ambos os consortes acabam donos de tudo o que possuem. Assim, aquele que se faz um com O Pai, em tempo, também herdará Dele. Todavia, até no raso nível humano se despreza um casamento por interesse material, não por amor.

O que dizer de pretenso relacionamento com O Eterno, onde o egoísmo insano também seja patrocinador? A Palavra ensina: “Buscai ao Senhor, enquanto se pode achar...” Is 55;6 Diz mais: “... é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe, e É galardoador dos que O buscam.” Heb 11;6 Mais que “aguardar” passivamente, pois, somos instados a Buscar por Ele.

Não que as coisas necessárias ao conforto da vida sejam más; porém, quando se fazem prioritárias, são indícios de que o sentimento ainda é egoísta, doentio. “... buscai primeiro o Reino de Deus, e Sua justiça, e todas estas coisas (necessárias) vos serão acrescentadas.” Mat 6;33

Na oração do “Pai Nosso” como chamamos, essa prioridade ficou patente também; “Santificado seja Teu Nome, venha Teu Reino, seja feita Tua Vontade...” antes de pensar nas minhas coisas; meu pão, meu perdão, livramento.

Davi (não obstantes seus pecados) foi chamado de homem segundo o coração de Deus, isso porque, desejava a Ele, mais do que, coisas. “A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus?” Sal 42;2

Se, como disse alguém, todo homem traz dentro de si um vazio com o Formato de Deus, os que forem sábios hão de querer essa Plenitude, antes de coisas periféricas, que até ímpios possuem.

“A minha alma O aguarda”. Interessante construção. Fala de si mesmo como se houvesse em si duas pessoas; ele e sua alma. Bem, se não são duas pessoas, são dois aspectos distintos de uma. Na verdade, somos três em um; corpo, alma e espírito. Isaías disse: “Com minha alma te desejei de noite, com o meu espírito, que está dentro de mim, madrugarei a buscar-te...” Is 26;9

Sabem os que conhecem As Escrituras que a morte espiritual não equivale à inexistência; antes, à separação de Deus. Toda criatura, salva ou não, possui uma alma, e um espírito. A diferença é que, os salvos, “Nasceram de novo, da água (palavra) e do Espírito (Santo).”

Nos perdidos, o espírito existe, mas “não apita nada”; sua faculdade que filtra valores segundo O Criador, a consciência, está cauterizada. Como se, falhasse no painel do carro, uma luzinha que deveria alertar quando certo componente oscilasse; o motorista seguira dirigindo avariado, alheio ao problema. Assim os mortos espirituais, rumam à perdição pecando “sem culpa” pelo silêncio da consciência, sepultada nos hábitos pecaminosos da alma.

Negar a si mesmo implica nisso; tirar o comando dos atos que sempre esteve com a alma, ouvir e obedecer ao Espírito regenerado, pelo Feito de Cristo. “Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo O Espírito.” Rom 8;1

A Alma foi criada para ser serviçal do Espírito; quando da queda o espírito morreu, ela assumiu o comando, e se esbaldou na carne; passou a levar cargas que não eram suas. Por isso, a sensação de um novo convertido é de leveza, alívio gostoso, que chamamos “primeiro amor.” “Tomai sobre vós o Meu jugo, aprendei de Mim, que Sou manso e humilde de coração; encontrareis descanso para vossas almas.” Mat 11;29

“Espero na Sua Palavra.”
Todos os dias pipocam nas redes sociais os feitos dos caçadores de “sinais” que veem a ação do inimigo aqui, ali; potencializam o sensacionalismo calculado onde “descobrem” que “O mundo jaz no maligno.” Cáspita!! O Salvador disse: “Passarão os Céus e a Terra, mas Minhas Palavras não hão de passar.”

Que importa se, muitos escandalizam, os zombadores parecem ter razão, os centros acadêmicos escarnecem, ateus provocam? 

Não precisamos de uma tsunami por dia, um vulcão aqui, um desmoronamento acolá. A Palavra diz como as coisas serão, e isso basta. “Buscai no livro do Senhor, e lede; nenhuma destas coisas faltará...” Is 34;16

Não significa que devamos ignorar sinais. Mas, para a fé verdadeira A Palavra é fiadora; o que mais vier será gorjeta.

Se O Senhor for nossa prioridade, nossa alma será submissa ao Espírito, A Palavra será a bússola; o norte, a salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário