“Procurando guardar a unidade do Espírito, pelo vínculo da paz.” Ef 4;3
O que é um vínculo? Encadeamento, elo, conexão, associação, junção. Algo para ligar duas ou mais coisas; de modo que, vínculo, sempre traz implícita a ideia plural. Entretanto, o texto de Paulo fala da “unidade” do Espírito, uma palavra singular, carecendo de um vínculo para ser mantida, como?
A unidade espiritual não é matemática. Essa carece ser singular, pela presença de um elemento apenas. A do Espírito, se faz singular pela presença do mesmo tipo espiritual, mesma inclinação, mesmo caráter, mesmo propósito, embora, numericamente possa ser plural. A chamada unidade composta.
Se tratando de teor, não há espaço para diversidade; “Há um só corpo, Um só Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação; Um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus, Pai de todos, o qual é sobre todos, por todos, e em todos vós.” Ef 4;4 a 6
Alguns “Mestres” que combatem à ideia da Trindade, usam textos como esse, onde diz que há um só Deus, para “provar” que os que creem diferente estão errados. Como pode ser Um Só Deus, e ainda ser, Pai, Filho e Espírito Santo? Argumentam.
Esses mesmos “doutores” que propõem o unicismo, não têm dificuldades com textos como: “E serão os dois, uma só carne; assim, já não serão dois, mas uma só carne.” Mc 10;8 Ou, “Para que todos sejam um, como Tu, ó Pai, O És em Mim, e Eu em Ti; que também eles sejam um em Nós, para que o mundo creia que Tu Me enviaste.” Jo 17;21
Ninguém carece de um intelecto genial, ser um filósofo de primeira grandeza, para entender isto. Basta que possua entre seus neurônios, ainda funcional, aquele que preside sobre a honestidade intelectual.
Deus não faz acepção de pessoas; prescreve que a Boa Notícia deve ser contada a “toda a criatura”; os termos pelos quais todos serão aceitos diante Dele, são exatamente os mesmos. O amor Divino espraia-se pela Terra, em busca de todo tipo de pecadores que se arrependam; porém, acena a todos com um caminho estreito, uma porta, igualmente estreita, e singular; “Eu Sou O Caminho, A Verdade e A Vida; ninguém vem ao Pai, senão, por Mim.” Jo 14;6
Essa pretensão “inclusiva” que drogou obreiros incautos, e, em determinado momento perderam a bússola, a qual ensina que, é mais importante agradar a Deus que aos homens, é doentia; pois, deixada a Santa Referência derivaram por atalhos errôneos, em demanda do aplauso do mundo, pretendendo equiparar à devassidão moral, com a diversidade racial, cultural, como se, essas fossem a mesma coisa; frutos do mesmo baraço; não são.
Todos nascemos com veemente inclinação ao pecado, pois, alienados do Criador, nascemos da carne, sem vida espiritual; “Porquanto, a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois, não é sujeita à Lei de Deus, nem pode ser.” Rom 8;7 Assim, todos nós, sem Cristo.
Somos chamados à renúncia das perversas inclinações, por amor a Cristo; “Negue a si mesmo, tome sua cruz e siga-me.” Luc 9;23 Os que assim fazem, “nascem de novo, da água e do Espírito”, são reconciliados com Deus, e pouco a pouco, regenerados. “Isto é; Deus estava em Cristo, reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando seus pecados, e pôs em nós a palavra da reconciliação.” II Cor 5;19
Todos os que renascem, recebem do mesmo Espírito, pelo qual, são chamados a trilhar caminhos semelhantes, em obediência à mesma Palavra. Se, há margem nas coisas periféricas, costumes, formas de culto, locais, denominações, etc. para que existam diferenças, em se tratando do Espírito, não há. Ou andamos segundo O Espírito Santo, ou seremos semeadores da cizânia, da discórdia no seio da Igreja do Senhor.
A mesma Palavra deve ser servida em todos os lugares, a distintos povos e culturas, e ser recebida em paz. Onde houver discrepância de valores, quem deve cambiar somos nós, não A Palavra de Deus, como disse Agostinho; “lendo a Bíblia encontrei muitos erros, todos em mim.”
Assim, os que “descobrem” novas “teologias” que, invés de manter o vínculo dão azo a divisões, já estão em desobediência ao preceito que encabeça esse apanhado. “Procurando guardar a unidade do Espírito, pelo vínculo da paz.”
A primeira coisa necessária a quem desejar andar com Deus, é aprender Dele, estar de acordo com Ele; “Porventura andarão dois junto, se não estiverem de acordo?” Am 3;3
A tentativa de “converter” ao Eterno para que Ele fique igual às nossas paixões, não passa de uma confissão oblíqua que recusamos nos converter a Ele. “Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o Braço do Senhor?” Is 53;1
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