sexta-feira, 3 de março de 2023

Inclusão onde?



"... vindo o inimigo como uma corrente de águas, O Espírito do Senhor arvorará contra ele Sua Bandeira.” Is 59;19

Quando se pensa em inimigo de Deus, certamente Satanás é o primeiro. Contudo, não é o único. A rebeldia do homem também o coloca em inimizade; mesmo, os que andaram com Ele, por um pouco, como O povo de Israel. Isaías denunciou: “Eles foram rebeldes, contristaram Seu Espírito Santo; por isso se lhes tornou em inimigo, Ele mesmo pelejou contra eles.” Is 63;10

Se, a desobediência do “povo eleito” já patrocinava a inimizade contra O Criador, que dizer dos outros que andam segundo suas paixões, alienados do Eterno? A Palavra ensina: “Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à Lei de Deus, nem pode ser.” Rom 8;7

Tiago amplia: “Adúlteros e adúlteras, não sabeis que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. Ou pensais que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes?” Tg 4;4 e 5

A rebelião humana em relação a Deus é um mal global, infelizmente. “Desviaram-se todos, juntamente se fizeram imundos: não há quem faça o bem, não há sequer um.” Sal 14;3

Aliás, a Palavra Evangelho é o aportuguesamento de boa notícia. Essa boa nova, foi ordenado se contasse em toda a Terra, quando O Salvador Comissionou: “... Ide por todo o mundo, pregai o Evangelho a toda criatura.” Mc 16;15

Em que consiste a boa nova, que devemos difundir? Que não precisamos permanecer em inimizade com O Criador. “... Deus nos reconciliou Consigo mesmo por Jesus Cristo e nos deu o ministério da reconciliação; isto é, Deus Estava em Cristo reconciliando Consigo o mundo, não lhes imputando seus pecados; e pôs em nós a Palavra da reconciliação.” II Cor 5;18 e 19

Notemos que, a reconciliação possível tem seus termos próprios: “A Palavra da reconciliação.”
O Salvador Deixou claro que se trata de algo exclusivo, único, insubstituível, excludente: “... Eu Sou O Caminho, a Verdade e a Vida; ninguém vem ao Pai, senão por Mim.” Jo 14;6
“Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.” I Tim 2;5

Acontece que, a humanidade imbuída do acordo em não discordar, em nome de suposta “fraternidade universal”, e da inclusão de todos, sutilmente vai excluindo o direito dos mensageiros da reconciliação, em Cristo, de seguirem.

Há poucos dias se inaugurou em Dubai, a “Casa da Família Abraãmica”, nome pomposo que dão ao embrião ecumênico, lá gestado; em três prédios similares; uma mesquita, uma sinagoga e uma igreja. Segundo quem assistiu na íntegra à cerimônia inaugural, O Nome de Jesus Cristo sequer foi citado. Isso, porque poderia ofender aos judeus e islâmicos, por suas formas particulares de crer.

Quando essa peste grassar por todo o planeta, o que breve se dará, já está em curso, nosso direito de anunciar ao Evangelho será castrado. Uma “fraternidade humana,” um balaio de gatos onde todos os credos estarão “certos”, por antagônicos que sejam, tomará à força, o lugar do Reino de Deus.

Os inimigos do Eterno, mercê do inimigo mor, que, como um criador de porcos, trata bem para depois matar, recrudescerão em sua inimizade de tal maneira, que vetarão o anúncio da mensagem de reconciliação. Isso já é feito onde imperam comunismo e islamismo, sobretudo.

Em nosso meio, o avanço ecumênico já poluiu o seio protestante enchendo de “teólogos” liberais, desidratando, quando não, tolhendo a mensagem da Cruz, o arrependimento; o catolicismo adota abertamente, na “Campanha da Fraternidade”, bandeiras comunistas.

A apostasia se faz imenso oceano; a fidelidade ainda apresenta algumas ilhotas.

Embora a mensagem cristã sadia tenha a necessária veemência, em momento algum traz ódio dirigido ao ser humano. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu Seu Filho Unigênito, para que todo aquele que Nele crê não pereça, mas tenha vida eterna.” Jo 3;16

A Entrega de Cristo não foi apenas uma demonstração de amor; mas, a maior possível. “Ninguém tem maior amor que este, de dar alguém sua vida pelos seus amigos.” Jo 15;13

O que Deus odeia é o pecado; de par com esse, ninguém chegará na Santa Presença. “Tu amas a justiça e odeias a impiedade...” Sal 45;7

Quem tem algo a esconder, algo que preza mais que a salvação, morrerá agarrado a isso, avesso à luz: “Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, não vem para luz, para que suas obras não sejam reprovadas.” Jo 3;20

“Trágico não é a criança com medo do escuro, mas, o adulto com medo da luz.” Platão.
Gosto
Comentar
Partilhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário