segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Evangélicos progressistas???


Deparei esta manhã com a seguinte manchete:

“Evangélicos progressistas reagem contra a homofobia de pastores e ensaiam avanços na Política”.

Adiante diz: “Ala da igreja evangélica rechaça pregação por “medo do inferno” e uso deturpado de trechos bíblicos para criticar homossexuais.”

A matéria aborda uma fala infeliz de André Valadão, e requenta outra antiga de sua irmã Ana Paula que, teriam teor “homofóbico”; em cima disso os tais progressistas decidiram virar a mesa.

Primeiro esses dois não me representam em nada. Estão longe de ser referenciais de teologia evangélica sadia. Que falem por si mesmos.

Passei o dia pensando, o que seria um “Evangélico Progressista”.

No jargão político sabemos que a “moral” adjacente aos partidos classifica-os como conservadores ou progressistas. 

Os primeiros, zelosos de valores, família, igreja, bons costumes patriotismo; os “Progressistas” são de viés esquerdista, comunista; defensores do aborto, casamento gay, ideologia de gênero, descriminalização das drogas, em alguns lugares, pedofilia e zoofilia, até.

Aí meus dois neurônios ainda ativos se puseram a pensar como alguém pode defender essas pautas, e se dizer evangélico? Parece que acabam de inventar à roda quadrada.

Os católicos fizeram vistas grossas quando os comunistas se infiltraram, com a famigerada Teologia da Libertação; hoje os defensores dela são maioria, dominam tudo e até o Papa é comunista. Para efeitos práticos a igreja está dividida entre os tradicionais e “progressistas”, com hegemonia de poder nas mãos destes.

Se, soubessem mesmo o que é conversão nem usariam um termo obtuso assim: “Ala da Igreja”. A Igreja não é partido político que se subdivide em alas. Múltiplas são as denominações, algumas diferenças de usos e costumes, mas a Palavra é a mesma, o Espírito também, (Falo de igrejas sérias) os salvos dentre todas as denominações são membros de um corpo, com Uma Cabeça, Cristo; não signatários de uma ala.

Medo do inferno para “ameaçar” gays? Primeiro um erro grotesco de perspectiva. A Mensagem evangélica não visa ameaçar com morte a quem já está morto. Fala com mortos, gente condenada, visando atraí-los à vida. “... vem a hora, agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, os que a ouvirem viverão.” Jo 5;25

Quanto à ameaça do inferno é doutrina bíblica contra todos os pecadores, gays ou não. “Eu vos mostrarei a quem deveis temer; temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno; sim, vos digo, a esse temei.” Luc 12;5

Dizem ainda que “Deturpamos textos bíblicos para criticar aos gays”; Não sei quem faz isso mas, não vou interpretar para não deturpar; apenas copiar; quiçá um deles lendo-os me ensine como interpretar corretamente;

“Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; abominação é;” Lev 18;22 “...homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza, recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro.” Rom 1;27
“... efeminados, nem sodomitas... herdarão o reino de Deus.” I Cor 6;9 e 10 Etc.

Sei que os movimentos LGBTs criaram a tal de “Bíblia Inclusiva” que exclui ou redefine esses textos com os quais discordam.

Contudo reescrever editando Deus, por bonitinho, progressista e inclusivo que pareça, não passa de estupidez. “... em vão tem trabalhado a falsa pena dos escribas. Os sábios são envergonhados, espantados e presos; rejeitaram a palavra do Senhor; que sabedoria, pois, têm eles?” Jr 8;8 e 9

Quem disse que podemos por nós mesmos definir bem e mal, certo e errado mesmo contrariando Deus foi a oposição; O profeta pensava diferente; “Eu sei, ó Senhor, que não é do homem o seu caminho; nem do homem que caminha dirigir os seus passos.” Jr 10;23

Mas o que tenho contra os gays? Nada. Se tivesse algo bastaria fazer vistas grossas aplaudi-los no erro para que, no fim eles se perdessem.

Mas O Amor de Cristo que “Folga com a verdade” nos constrange a ser chatos, inconvenientes até, apara adverti-los dos riscos que correm; sendo amados por Deus, precisam, como todos os pecadores, corresponder a esse amor andando segundo Sua Palavra para receber a salvação.

E, para não deixar uma questão em aberto, não existe evangélico progressista. O que há são infiltrados inconversos, com fins políticos e espirituais deletérios; se conhecessem deveras a Deus, não achariam que as coisas acontecem por esperteza humana; antes, Ele faz acontecer como Deseja.

Afinal já temos as tais “Igrejas Inclusivas” para quem quer ser gay e escamotear a Bíblia ao mesmo tempo.

Nossa oração e desejo é que se arrependam para salvação; caso prefiram seguir discordando da Palavra, o mesmo Deus ensina a solução; “Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?” Am 3;3

Nenhum comentário:

Postar um comentário