quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Maligna Perspectiva


“Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não compreendes as coisas que são de Deus, só as dos homens.” Mat 16;23


A ideia comum de “pisar serpentes e escorpiões” metáfora para triunfar aos maus espíritos é uma espécie de exorcismo. Um enfrentamento direto com o canhoto e associados.

Entretanto, na maioria dos casos a coisa não se dá assim; eventualmente acontece. Como vimos no texto inicial, Satanás conseguiu emitir sua ideia em consórcio com Pedro, que era chegado do Salvador.

Todos sabem que “Deus É Espírito”; mas, muitos parecem ignorar que Satanás também é. Assim, uma influência espiritual, dele derivada, está a seu serviço, mesmo que a pessoa usada por essa influência, sequer identifique; esteja munida das melhores intenções.

O Salmista pintou o traidor assim: “As palavras da sua boca eram mais macias do que manteiga, mas havia guerra no seu coração: suas palavras eram mais brandas do que azeite; contudo, eram espadas desembainhadas.” Sal 55;21

Explicando a peleja espiritual Paulo ensinou: “Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas poderosas em Deus para destruição das fortalezas; destruindo conselhos, e toda altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus...” II Cor 10;4 e 5

Se, nossas armas são eficazes “em Deus”, necessariamente, pela “Espada do Espírito” é que somos capacitado para a peleja.

Na diatribe ao conselho de Satanás pelos lábios de Pedro O Senhor o acusou de cogitar apenas das coisas dos homens, não das de Deus.

Alguém já ouviu falar de alguma promessa de reino de Satanás para depois dessa vida? Algum tipo de salvação e esperança futura?

Diferente do Eterno que promete enxugar todas as lágrimas, vida eterna; “Novo Céu e uma nova Terra onde habita a justiça”, o “Sinédrio de Satã” trabalha por toda parte visando acelerar o implemento do que eles chamam de “Nova Ordem Mundial”. Um império aqui.

Tiago cotejou a Pura Sabedoria Divina com a oposição e disse que essa é “Terrena, animal e diabólica.” Sua perspectiva; terrena, um reino aqui; seu âmbito de atuação; animal, ou seja, na alma do homem não no espírito que só o “Novo Nascimento” mediante Cristo possibilita. Sua fonte, diabólica; vinda do Pai da Mentira.

Há pouco deparei com fragmentos de ensinos que desafiavam a cada um a enfrentar suas “sombras” e livrar-se das “crenças falsas” como “única maneira de curar-se ser inteiro novamente...” Ressalvada a boa intenção de quem partilhou e sua sinceridade, trata-se de mais um “conselho contra o conhecimento de Deus.”

Outrora se usava certo brado de apoio: “Falou e disse!” Grosso modo parece uma redundância gratuita, mas não é; há uma grande diferença entre falar e dizer; pois, o texto apreciado falou bastante, embora não disse quase nada.

Se, tenho que enfrentar minhas sombras e me livrar das crenças falsas, mas o texto que isso propõe não ousa identificar uma, nem outra, apenas me tira a escada e me deixa no pincel. Falou mas não disse nada.

Agora, quando ousa esse conselho em fluente “Dilmês” dizendo que ele é a “única” maneira de ser regenerado, (inteiro outra vez) finalmente disse algo; blasfemou chamado ao Salvador de mentiroso, pois Ele disse duas coisinhas básicas; uma: “... Sem Mim nada podeis fazer” Jo 15;5; outra: “Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida; ninguém vem ao Pai senão, por Mim!” Jo 14;6

Portanto, quando enfrento “Conselhos que se levantam contra o conhecimento de Deus”, o faço expondo o que Deus disse sobre o tema; afinal, “Nada podemos contra a verdade; senão, pela verdade”.

Por não cogitar das coisas Divinas, antes, laborar por cegar os homens à compreensão delas, (... o deus deste século cegou entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho...) os conselhos do maligno soam mais saborosos ante os incautos que A Palavra de Deus.

Acenam com direitos irrestritos; tolerância, inclusão, prosperidade, liberdade... mentiras que os homens adoram ouvir; O Eterno não doura a pílula, chama-nos pelo que somos, maus e pecadores, irremediavelmente condenados ao inferno sem Cristo.

Entre tomar uma cruz, ou, fazer o que quiser nas asas das paixões, facilmente percebemos o que soará mais agradável ao homem natural.

Pelo império da mentira o adúltero pode trabalhar acenando com pureza; o corrupto pode propagar acenos de probidade; o tirano discursar em defesa da liberdade...

Pelo Reino de Deus, só regenerados em Cristo, pecadores arrependidos e por Ele transformados podem laborar; sempre com as armas da Verdade.

Pois, a excelência de um caminho não reside nas facilidades que enseja, mas aonde ele leva; “Há um caminho que parece direito ao homem, mas seu fim são os caminhos da morte.” Prov 16;25

Nenhum comentário:

Postar um comentário