domingo, 23 de agosto de 2020

A Luz da Lei


“...que é que o Senhor teu Deus pede de ti, senão... Que guardes os mandamentos do Senhor, seus estatutos, que hoje te ordeno, para teu bem?” Deut 10;12 e 13

A Lei, não visa restringir-nos coisas boas, ou deixar patente quem manda, como se atentasse a algum capricho Divino; no fundo, as cercas que nos limitam visam nos proteger, não, tolher algo bom. “... te ordeno para teu bem.”

Sempre oportuna a oração do salmista: “Abre Tu meus olhos, para que veja as maravilhas da Tua Lei.” Sal 119;18

Disse mais: “A lei do Senhor é perfeita, refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, dá sabedoria aos símplices.
Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro, ilumina os olhos.” Sal 19;7 e 8


Quando aludo à Lei do Senhor, entretanto, não me refiro aos Dez mandamentos que na Nova Aliança, foram reduzidos por Cristo a dois; Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.

Encerrando Seus ensinos comissionou Seus servos a fazer discípulos dentre toda a criatura, “Ensinando-os a guardar todas as coisas que Eu vos tenho mandado;” Mat 28;20

Então, por Lei do Senhor tenho como alvo todos os preceitos da doutrina de Cristo.

Acaso um pai que vete más companhias, vícios aos filhos estará sendo caprichoso, ou amoroso? Normalmente as restrições incomodam ao homem natural porque ele busca as digitais do “bom”, onde deveria buscar o bem.

O alvo Divino é outro; “Sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo Seu propósito.” Rom 8;28

O Salvador ensinou: “No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo...” Deixou claro que nosso desafio é a perseguição do bem sem desanimar, crucificando ao bom; suportarmos assédios do fácil, pela busca constante do valioso. Ou, por acaso pecar não muito mais fácil que obedecer?

Quando Paulo cotejou a situação dos convertidos romanos com seu passado sem compromisso, “Porque quando éreis servos do pecado estáveis livres da justiça”, não perguntou se lhes fora bom viver daquela forma; mas, onde as escolhas pretéritas os tinham conduzido; “que fruto tínheis então, das coisas que agora (em Cristo) vos envergonhais?” Rom 6;20 e 21 Se, sua vida sem restrições lhes fora mais fácil, os conduzira à vergonha, não à salvação.

A excelência do caminho reside mais no alvo, na chegada, que na facilidade do percurso; “A doutrina do sábio é uma fonte de vida para desviar dos laços da morte.” Prov 13;14

Paulo usou as privações voluntárias e disciplinadas de um atleta como exemplo; “Todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível. Pois, assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar. Antes subjugo meu corpo, o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira ficar reprovado.” I Cor 9;27

O que é um falso profeta, senão um ensinador do “bom”, onde deveria prescrever o bem? “... cometem adultérios, andam com falsidade, fortalecem as mãos dos malfeitores, para que não se convertam da sua maldade...” Jr 23;14

“... fortalecem as mãos dos malfeitores...” Invés de exortar pecadores ao arrependimento aprovam seus descaminhos, atentando mais à aceitação humana que à Divina.

Um profeta idôneo os desafiaria a mudar de rumos; “Se, estivessem estado no Meu Conselho, então teriam feito Meu povo ouvir Minhas Palavras; o teriam feito voltar do seu mau caminho, da maldade das suas ações.” Jr 23;22

A aperfeiçoamento espiritual tencionado não é uma escalada em “conquistas” do bom, mas uma ampliação no discernimento do bem. “O mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem, quanto o mal.” Heb 5;14

Não que O Eterno tenha algo contra prazeres, alegrias; apenas, em Sua Sabedoria faz distinção necessária entre a época do plantio e a da colheita. Pois, “Tudo tem seu tempo determinado; há tempo para todo propósito debaixo do céu... tempo de plantar, tempo de arrancar o que se plantou;” Ecl 3;1 e 2

O tempo onde toda a lágrima será enxugada é futuro. Agora concorrem aflições “Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria.” Sal 126;5

Se fosse possível plantar uma coisa e ceifar outra... Sobre nossas escolhas também pesa o determinismo biológico; “reproduzam conforme sua espécie.”

“Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia na carne, da carne ceifará corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará vida eterna.” Gál 6;7 e 8

Nenhum comentário:

Postar um comentário