quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Fé; caminho sem volta


“Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa.” Heb 10;36

Exortação aos impacientes que começavam voltar atrás; nesse contexto foi dito: “O justo viverá da fé; se ele recuar, Minha Alma não tem prazer nele.” v 38

O Salvador também usara a figura do que lança a mão no arado e olha para trás, para ilustrar uma “entrega” parcial, dúbia, como sendo coisa indigna Dele.

A paciência demandada era, “... depois de haverdes feito a Vontade de Deus...” Entretanto, muitos sequer chegam a conhecê-la, dado o percurso necessário. Diz A Palavra: “... apresenteis vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis a boa, agradável, e perfeita Vontade de Deus.” Rom 12;1 e 2

“Bem aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, tem seu prazer na Lei do Senhor, e na Sua Lei medita dia e noite.” Sal 1;1 e 2

Devemos fazer a Vontade Divina que já sabemos, nos separar de maus conselhos, caminhos, ambientes; feito isso meditarmos intensamente na Lei do Senhor; nela, O Divino querer está expresso. Quando falo em Lei, refiro aos ensinos, doutrina, não aos dez mandamentos estritamente, que foram aperfeiçoados e reduzidos a dois no Novo Testamento.

Óbvio que o risco de retroceder incide apenas sobre quem começou uma caminhada. Quem jamais deu um passo não poderia voltar.

Mas, por quê começamos algo e tendemos a abandonar?

Porque muitas vezes ousamos levianamente, sem a devida seriedade. Experimentamos a fé, tipo, vou ver onde leva; se “der certo” continuo. Jamais dará certo para os tímidos assim.

Um dos dois mandamentos a que A Lei foi reduzida é amar a Deus sobre todas as coisas, o que exclui minhas tendências voláteis, meus sentimentalismos rasos; se minha vontade fraqueja, devo perseverar sabendo que Essa é A Vontade Dele.

“Aquele que perseverar até o fim será salvo”. Perseverar enseja algo mui sério. Segundo o Site “Origem da Palavra” significa: “... manter-se firme, persistir”, formado por PER, “totalmente”, mais SEVERUS, “estrito, sério”.

Totalmente severo, sério, quando minhas frágeis inclinações ousarem se impor. Aliás, quando alguém pareceu duvidar da perseverança de João Batista, O Salvador perguntou: “O que fostes ver no deserto? Uma cana agitada pelo vento?” Ou seja: Um fracote que se inclina para o lado favorável sempre? Não. “Entre os nascidos de mulher, não há maior profeta que ele.” Acrescentou.

Essas “fés inteligentes” que vão indo enquanto as coisas “dão certo” ou fazem mandingas várias exigindo que passem a dar, assemelham-se à da mulher de Jó. Quando tudo deu errado para o marido exortou-o a negar a fé; “Ainda reténs tua sinceridade? Amaldiçoa Deus, e morre.” Cap 2;9

Porém, ele que era perseverante retrucou; “Como qualquer doida falas tu...” Sua fé era em Deus, não em circunstâncias favoráveis. “... receberemos o bem de Deus e não receberíamos o mal?” v 10

A exortação aos que ensinam é que falem “Segundo A Palavra”, não, segundo as volúveis inclinações de “qualquer doida”.

A Palavra versa que “todas as coisas contribuem juntamente para o bem dos que amam a Deus...” então, quando a Vontade Dele permite o concurso de males, é porque, Ele sabe do bem adjacente e permite a dura experiência visando o glorioso resultado. “... Ouvistes qual foi a paciência de Jó, e vistes o fim que O Senhor lhe deu; porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso.” Tg 5;11

Para o cumprimento dos sonhos que O Eterno dera a José, era necessário um período probatório, um teste sobre ser fiel no pouco, antes do muito; só então, O Poderoso deu o “sonho insolúvel” ao Faraó, mediante o qual promoveu Seu servo. Ele teve que sofrer mais de uma década de injustiças que pressionavam a voltar atrás, e não voltou.

A fé sadia não muda o que está me desalentado ao redor. Muda meu foco, dessas coisas passageiras, para a Sabedoria e Integridade Daquele, a cuja Vontade estou entregue. Se Ele permite que seja assim, é porque assim é melhor; nisso descanso.

Os que creem na realização dos seus desejos, ainda não passaram pela cruz; digo, passaram ao largo, não tomaram as suas, com as devidas renúncias implícitas.

Ainda que os frutos da terra e o gado pereçam, como disse Habacuque, nossa fé há de sobreviver; O Socorro Divino, em tempo chegará; pois, “... não somos daqueles que se retiram para perdição, mas daqueles que creem para a conservação da alma.” Heb 10;39

Um comentário: