domingo, 21 de maio de 2023

Fé é incondicional


“Aristarco, que está preso comigo, vos saúda...” Col 4;10

Paulo deu apenas o nome sem maiores explicações; então, Aristarco era um amigo comum, irmão de fé, tanto do remetente, quanto dos destinatários da carta, os colossenses.

“... está preso comigo...” A tendência natural é as pessoas professarem diretrizes e objetivos comuns, quando os interesses por comodidade, identificação, vantagens, alegrias, benesses inerentes ao convívio estão efervescentes; porém, abafadas essas, vindo o custo, vergonha, o preço de algo, os interesseiros, uma vez desfeitos seus motivos, somem; só permanecem os que, deveras, são.

Ante a ameaça de prisão, apenas um cristão verdadeiro se manteria inabalável.

O apóstolo se queixou dos “companheiros” que deram no pé, nas horas difíceis. “Ninguém me assistiu na minha primeira defesa, antes todos me desampararam...” II Tim 4;16 “Porque Demas me desamparou, amando o presente século, foi para Tessalônica...” II Tim 4;10

Os discípulos de Jesus, que andaram com Ele em seu afeto meramente natural, ainda não revestidos pelo Espírito Santo, também se afastaram na hora da dor; “... Fere ao pastor, e espalhar-se-ão as ovelhas...” Zac 13;7 Ele afirmou isso: “Então Jesus lhes disse: Todos esta noite vos escandalizareis em mim; porque está escrito: Ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho se dispersarão.” Mat 26;31

Então, um desconto, dada a fragilidade humana, incapaz para proezas espirituais; “Em Deus faremos proezas; porque Ele é que pisará nossos inimigos.” Sal 60;12

Porém, após o revestimento começado em Pentecostes e permanecido na igreja, os convertidos deveriam estar aptos a irem até à morte, se necessário, (Pedro prometeu antes do tempo e não pode cumprir) invés de mudarem de ares, ante às oposições do mundo.

O Salvador bem preveniu aos Seus, sobre as aflições vindouras, perseguições, violências; a Epístola aos Hebreus convida para nos identificarmos com Cristo na vergonha, não numa eventual exaltação; “Tendo por maiores riquezas o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa.” Heb 11;26 “Saiamos a Ele fora do arraial, levando Seu vitupério.” Heb 13;13

Infelizmente, muito do que se diz cristianismo é pueril, superficial, interesseiro. Tantas mensagens desse tempo refletem essa rasura onde a abordagem deveria ser profunda. Em troca do esforço por entrar no Reino oferecem riquezas na terra, esquecendo que a promessa é apenas do básico, alimento, vestes. “Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?... Mas, buscai primeiro o Reino de Deus, e sua justiça e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” Mat 6;31 e 33

Paulo foi categórico quanto à primazia da fé, em quaisquer circunstâncias; “... porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido e também ter abundância; em toda a maneira, em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, quanto, ter fome; tanto a ter abundância, quanto, padecer necessidade. Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.” Fp 4;11 a 13

Fatos vergonhosos infelizmente pipocam nas redes sociais, no seio do cristianismo professo. Há sites especializados nisso; dar repercussão às estripulias da oposição, invés de anunciarem a Vitória de Cristo. 

Muitos fugazes como aqueles dos dias de Paulo, presto fazem vídeos, dão entrevistas, buscando termos da moda para parecerem descolados, invés de sofrerem o opróbrio de Cristo e orar. Enquanto minha reputação for mais importante que a do Senhor, minha conversão é uma fraude, estou mentindo para mim mesmo.

Um vero cristão sofre com escândalos que maculam O Nome Santo do Senhor; “Quem enfraquece, que eu também não enfraqueça? Quem se escandaliza, que eu me não abrase?” II Cor 11;29

Se a fidelidade de Aristarco se pode ver, ao ser ele, preso junto com Paulo, a dos cristãos se evidencia em estarem esses, “mortos” com Cristo; “Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na Sua morte? De sorte que fomos sepultados com Ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos também em novidade de vida.” Rom 6;3 e 4

“Devemos consertar o telhado enquanto o sol brilha, não quando chove.” Benjamin Franklin. Onde estarão esses “cristãos” de tempo bom, quando chover opressão no império do Anticristo em célere implantação?

Nossa batalha é contra o pecado, não contra a rejeição do mundo, tampouco, circunstâncias adversas. “Ainda não resististes até ao sangue, combatendo contra o pecado.” Heb 12;4

Nosso corpo pode ser preso, molestado, morto até; ele não é um fim; apenas meio de preservação de nossas almas, tesouros eternos.
“Não temais os que matam o corpo e, depois, não têm mais que fazer... temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno...” Luc 12;4 e 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário