terça-feira, 12 de abril de 2022

Os "Profetas" e as estrelas


“Até quando sucederá isso no coração dos profetas que profetizam mentiras, só profetizam do engano do seu coração?” Jr 23;26

A falta da Palavra de Deus escrita fazia da figura de um profeta, algo fora de série. Deus comissionava aos que Escolhia e colocava nesses Sua Voz, mediante a qual conduzia ao povo.

Certa vez, três reis estavam dúbios sobre uma empresa bélica, e alguém lhes lembrou de Eliseu; “... Aqui está Eliseu, filho de Safate, que derramava água sobre as mãos de Elias. Disse Jeosafá: Está com ele a Palavra do Senhor. Então o rei de Israel, Jeosafá, e o rei de Edom desceram ter com ele.” II Rs 3;11 e 12

Um profeta idôneo era a “Bíblia” de então; “Está com ele A Palavra do Senhor.” O falso seria com um livro de heresias atual, um convite ao desvio; placa pro descaminho. Daí, a severidade com que Deus julgava aos tais, e ainda julgará.

Passados os “rudimentos do mundo”, ou cumprida a “plenitude dos tempos”, o trato de Deus com a humanidade mudou: “Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho.” Heb 1;1

O Ministério do Filho de Deus, diferente dos profetas pretéritos não trouxe assomos pontuais da Palavra de Deus; era a Palavra Divina “full time”. Não se limitou a predições ou juízos, como foram, aqueles; Ele se dedicou ao ensino dos valores do Reino, com Suas significativas e eloquentes parábolas, e demonstrações práticas de cuidado e amor.

Quatro repórteres documentaram Seus feitos e ensinos; A Palavra de Deus ganhou o mudo, sem necessitar de profetas, como antes. Apenas pregadores. A coisa melhorou depois, com a impressão de livros.

Era difícil julgar uma profecia, porque seria necessário acessar o íntimo do profeta para saber a origem de sua fala. Só um profeta idôneo, usado por Deus, poderia denunciar aos falsos, como fazia Jeremias.

O povo comum, geralmente era refém deles; os falsos, por descompromissados com a verdade miram na aceitação; para obter a essa, acenam com facilidades. Ainda é assim. “Os profetas profetizam falsamente, e os sacerdotes dominam pelas mãos deles, e o meu povo assim o deseja;” Jr 5;31 Quem prefere o fácil ao veraz, sempre terá mais apreço pelos falsos profetas.

Quando as consequências vieram, ao verdadeiro vidente, só restou chorar sobre uma terra arrasada; “Os teus profetas viram para ti, vaidade e loucura, não manifestaram tua maldade para impedirem teu cativeiro...” Lam 2;14

Hoje, com A Palavra Divina escrita, e relativamente conhecida, o falso não requer uma incursão na intimidade de quem fala para ser descoberto; basta um conhecimento sólido do que está escrito, para se cotejar a profecia com isso; saltará ao espírito de quem investiga, o discernimento sobre a fonte que, eventualmente, jorra.

“Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa?” Tg 3;11 Assim, ao menor sinal de impureza da “Água”, é bom desconfiarmos da fonte. “... todas minhas fontes estão em Ti.” Sal 87;7

O verossímil só é preciso para enganar, onde, as potenciais vítimas do engano tenham algum senso crítico; um mínimo conhecimento da Palavra. Onde isso não se verifica os falsários deitam e rolam.

Os “profetas” de WhatsApp da atualidade estão tão seguros da cegueira adjacente, que nem se preocupam com essa coisa “trabalhosa” de buscar verossimilhança. Que a coisa soe verdadeira.

Quem tiver estômago para tal, os ouvirá durante meia hora sobre o que “Deus lhes revelou”, sem sequer menção, de um verso da Bíblia, onde Deus Revelou Seus Pensamentos a toda humanidade.

Não há mais profetas como aqueles do Antigo Testamento; “A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o Reino de Deus...” Luc 16;16

O Espírito Santo, eventualmente, usa alguém, quando Lhe apraz, para revelar algo oculto; mas, reitero, não há mais profetas como aqueles. Quando alguém prega A Palavra revelada com honestidade, destreza, de certo modo profetiza, pela natureza da Palavra; “Rugiu o leão, quem não temerá? Falou O Senhor Deus, quem não profetizará?” Am 3;8

Quem “ajeita” a interpretação, por conveniências rasas, desejo de agradar, alinhamento histórico com a heresia mor de sua denominação, etc. Se faz um falso profeta.

Além disso, a coisa certa em lábios errados também fica falsa. É necessário que a vida “profetize”, senão, de novo, “Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, desobedientes, reprovados para toda a boa obra.” Tt 1;16

Os falsos profetas terminarão no lixão da história; contudo, “os que a muitos ensinam a justiça, resplandecerão como as estrelas sempre e eternamente.” Dn 12;3

“Amai para entendê-las; pois só quem ama pode ouvir as estrelas.” Olavo Bilac

Nenhum comentário:

Postar um comentário