quarta-feira, 6 de abril de 2022

A Água Pura


“Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo Sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e renovação do Espírito Santo.” Tt 3;5

Quem pretendesse se justificar perante Deus, apresentando boas obras, por vistosas que fossem, ainda precisaria disso: “Lavagem da regeneração, e renovação do Espírito Santo.”

A sujeira do pecado é tal, que sem isso nada feito, estamos mortos. A regeneração é chamada de nascer de novo. “... aquele que não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus.” Jo 3;3

Essa ideia pode ferir a autoestima de quem se presume “do bem”. Embora, para certos ramos da psicologia careçamos melhorar a autoestima, à luz da Palavra de Deus, nosso problema é o orgulho, pensarmos de nós, mais do que convém.

A Sã Doutrina não usa abordagens de coach. Essas frases motivacionais que exaltam potenciais, despertam ânimos dormidos visando fazer cada um mais autoconfiante rumo ao sucesso no labor ao qual se propõe; isso pode ter seu valor na área de incitar ao trabalho.

Mas, O Trabalho de Deus é “desfazer a obra do diabo.” O pai da mentira “motivou” demais ao primeiro casal, acenou a eles com uma grandeza falsa; desde então, a necessidade deixou de ser, autoestima; passou a ser humildade.

Alguém disse com propriedade: “O melhor negócio da terra seria comprar os homens pelo que eles valem, e revendê-los pelo que pensam que valem.”

A Palavra de Deus não massageia egos, antes, desconstrói. “... não há bom, senão Um Só, que é Deus.” Mat 19;17 “Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; ninguém que busque a Deus.” Rom 3;10 e 11 “Mas todos nós somos como o imundo, e nossas justiças como trapo da imundícia; nós murchamos como a folha, nossas iniquidades como um vento nos arrebatam.” Is 64;6 etc.

Enquanto não estivermos convencidos da sujeira que se nos pegou desde o egoísmo gestado no Éden, não estaremos prontos para ser lavados como convém.

O ego tende a mensurar tudo aos próprios olhos, aquela balela “filosófica” de ser o homem “a medida de todas as coisas.” A Palavra desencoraja o suicídio: “Confia no Senhor de todo teu coração, não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, Ele endireitará tuas veredas. Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal.” Prov 3;5 a 7

Nossa “habilitação” para O Reino dos Céus, antes das aulas práticas demanda abraçar e aprender a teoria; “... A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que Ele enviou.” Jo 6;29 O crer bíblico tem conteúdo; excede ao mero crer em Deus que o vulgo fala sem saber o que significa.

Precisamos abdicar de nosso modo raso de pensar e, doravante ter como bússola os pensamentos Divinos expressos na Palavra; “Deixe o ímpio seu caminho, o homem maligno seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque Grandioso É em perdoar. Porque Meus pensamentos não são os vossos, nem os vossos caminhos os Meus, diz o Senhor.” Is 55;7 e 8

Quando O Salvador se dispôs a lavar os pés aos discípulos, um deles, o mais “humilde” Pedro, recusou-se a aceitar. O Senhor advertiu: “Se Eu não te lavar não tens parte Comigo.” Aquele incidente era literal; mas espiritualmente se aplica a todos nós; se O Salvador não nos lavar, (no Seu Sangue) não teremos parte com Ele.

“Estes são os que... lavaram suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro.” Apoc 7;14

Cada pregação da Palavra é uma oportunidade da alma se ver ante o espelho Divino. A lavagem não é compulsória, demanda a participação humana mediante arrependimento e mudança de hábitos; “Porque, se alguém é ouvinte da palavra, não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho seu rosto natural; porque contempla a si mesmo, vai-se, e logo esquece de como era.” Tg 1;23 e 24

Alguns, por tímidos, volúveis até dão alguns passos rumo à santificação, mas, açodados pelas tentações voltam à sujeira de antes; Pedro fala desses: “Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça, que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado; deste modo sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: O cão voltou ao seu próprio vômito, e a porca lavada ao espojadouro de lama.” II Ped 2;21 e 22

A Palavra de Deus não nos humilha por algum sadismo; antes, nos mostra como somos, e convida a sermos de novo como Deus é; Santo. Não é capricho Divino, é necessidade; “Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;” Heb 12;14

Nenhum comentário:

Postar um comentário