sexta-feira, 8 de abril de 2022

O Inimigo Interior


“Vós bem intentastes mal contra mim; porém Deus o intentou para bem, para fazer como se vê neste dia...” Gn 50;20

Os irmãos de José temendo que ele se vingasse dos males passados, uma vez que Jacó, o pai, era morto. José não diminui a culpa deles; apenas, enfatizou que Deus tirara o bem, até mesmo, das maldades deles.

Nos salmos encontramos O Eterno “tirando leite de pedras” mais uma vez; “Certamente a cólera do homem redundará em Teu louvor; o restante da cólera tu o restringirás.” A cólera humana, Ele pode usar em Seu favor; a que não for assim, desfazer.

Paulo disse: “Sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo Seu propósito.” Rom 8;28

A diferença entre nossa visão e A do Eterno, tentamos suprir com nossas sentenças limitadas; dizemos que “há males que vêm para bem”, ou que “Deus escreve certo por linhas tortas.” Por exemplo. Os ateus propõem que a fé é cega; por “ver” coisas na dimensão Divina. Eles são cegos, porque privados dessa faculdade que vê ao largo.

Outra sentença surrada é a de que, “as aparências enganam.” Não sei se são, estritamente, elas, ou, as conclusões que derivamos delas; por, tendo vislumbrado a superfície, imaginamos por nossa conta, o profundo.

Os que temem a Deus e se lhe submetem, herdam dessa intimidade com O Pai, luzes que escapam aos demais; “O segredo do Senhor é com aqueles que O temem; Ele lhes mostrará Sua Aliança.” Sal 25;14 O homem espiritual pode ver coisas que ao natural passam obscuras; “Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas, o que é espiritual discerne bem tudo, e de ninguém é discernido.” I Cor 2;14 e 15

Ao profeta Samuel, O Eterno ensinou: “... Não atentes para sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque O Senhor não vê como vê o homem; pois, o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.” I Sam 16;7

Desgraçadamente, nem aos nossos próprios corações conseguimos ver claramente; quantos de nós, em dado momento, nos vemos praticando coisas que, jamais imaginamos que fossem possíveis praticarmos?

Há um “inquilino” em nossas almas, que tende a furtar as vontades, e nos deixar apenas com as boas intenções; “Porque sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem. Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, faço. Ora, se faço o que não quero, já não faço eu, mas o pecado que habita em mim.” Rom 7;18 a 20

O nascer de novo, seguir após Cristo, possibilita mortificar esse pendor suicida; “Porque a inclinação da carne é morte; mas, a inclinação do Espírito é vida e paz.” Rom 8;6

Nosso coração tende a nos trair; seu engano adoecido faz com que pensemos ser melhores que somos. O Senhor ensina: “Enganoso é o coração, mais que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Eu, o Senhor, esquadrinho o coração, provo os rins; para dar a cada um segundo os seus caminhos, segundo o fruto das suas ações.” Jr 17;9 e 10

Então, quando O Salvador requer; “Negue a si mesmo”, invés de tolher minha liberdade de ação, como poderia parecer a uma apreciação vulgar, Ele demanda que eu me livre de um traidor. Das garras de um míope presunçoso que acredita ver muito longe. “Há um caminho que ao homem parece direito, mas no fim dele são os caminhos da morte.” Prov 14;12

Todos advogam a lei da semeadura e ceifa, sem se dar conta do quê, ela encerra. Não significa que, os que fazem o bem vão para o Céu, ou outros para o inferno; como se, a definição de bem e mal fosse mesmo nossa; a diferença entre semeaduras não é entre bem e mal; antes, entre carne e espírito.

O que confia em si mesmo, no próprio braço, confia na carne; mas, quem adota para si os Pensamentos Divinos, anda em espírito. “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo que o homem semear, isso ceifará. Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará vida eterna.” Gál 6;7 e 8

O maior dos males, a morte de um inocente crucificado, Deus transformou no maior dos bens, salvação de pecadores. Das dores verte alegria; mas, jamais transforma desobediência, rebeldia, em credencial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário