sábado, 23 de abril de 2022

O Bezerro da Carne


“Arrancai os pendentes de ouro, que estão nas orelhas de vossas mulheres, vossos filhos, filhas e trazei. Então todo o povo arrancou os pendentes de ouro, que estavam nas suas orelhas, e trouxeram a Arão; ele os tomou das suas mãos, trabalhou o ouro com um buril e fez dele um bezerro de fundição. Então disseram: Este é teu deus, ó Israel, que te tirou da terra do Egito.” Ex 32;2 a 4

O povo hebreu fora escravo por mais de quatro séculos. Não é próprio de gente assim, a posse de ouro; seja em forma de joias ou outra qualquer. Tal ouro derivava da bênção Divina, que infundira terror sobre os escravagistas e fizera com que esses pagassem, ao menos um pouco, pelo trabalho escravo.

Assim, para um povo que começava a migrar livre rumo à Terra Prometida, a posse de tais coisas era absoluta novidade; por certo, motivo de alegria, apego.

Sendo a confecção do bezerro de ouro uma temeridade, de humana iniciativa, por quê teve tão pronta adesão, mesmo ao custo de preciosidades recém obtidas? De outra forma: Por quê somos solícitos nas coisas de nossa predileção, mesmo erradas, e lentos, obtusos, nas ordenadas por Deus?

Poderíamos argumentar em defesa daqueles que, havia muita ignorância acerca de Deus; não existia Palavra Escrita, como hoje; e “no escuro” agiam sem saber direito o que faziam. É. Nós temos muito mais elementos para conhecer a Deus, que eles. Mas, qual de nós viu o cumprimento das dez pragas? Ou, andou pelo deserto guiado por uma nuvem de dia, e por uma coluna de fogo à noite?

Se, o conhecimento eliminaria essa dureza resiliente na desobediência, por quê, os atuais também preferem sacrifícios pontuais, à obediência plena e comunhão? Essa é uma tendência da espécie caída em todo o tempo; “Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à Lei de Deus, nem pode ser.” Rom 8;7

Infelizmente, nossa natureza perversa tende a ver O Eterno como uma espécie de “Plano B”; quando tudo estiver bem a gente se vira sozinho; mas, quando algo for mal, clamaremos a Deus por socorro. Como que, invertemos as posições de Senhor e servo.

Tipo filhos desobedientes que arrostam as vontades dos pais todos os dias; mas, no dia das mães e dos pais, postam belas “homenagens” para que todos vejam seu “amor filial”. “Este povo se aproxima de Mim com a sua boca e Me honra com seus lábios; mas, seu coração está longe de Mim.” Mat 15;8

Passamos todo o ano alheios a Deus; Seus Valores, Sua Palavra; mas, na “Semana Santa” encenamos o Calvário, até choramos três ou quatro lágrimas de crocodilos. Ou, quando nossas temerárias escolhas nos lançam no vale de alguma desgraça, presto assoma nossa “fé” e clamamos por socorro.

Deus tem uma má notícia para “espertos” assim; “... porque Eu clamei e recusastes; Estendi Minha Mão e não houve quem desse atenção; antes, rejeitastes todo Meu Conselho e não quisestes Minha Repreensão... Então clamarão a Mim, mas, não responderei; de madrugada Me buscarão, porém não Me acharão.” Prov 1;24, 25 e 28

Embora a Bendita Onipresença do Eterno, chega uma hora em que Ele se põe “distante;” por isso a advertência: “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.” Is 55;6

Como aqueles disseram blasfemos, que o bezerro de ouro recém moldado era o “deus que vos tirou do Egito.” Do mesmo modo, tendemos a endeusar nossas predileções, por toscas que sejam; partilhar como verazes, porções do pensamento alheio oriundas de fontes espúrias, de gente avessa a Deus. Isso, por muitos “cristãos”.

Um cristão prudente há de dizer: “... todas as minhas fontes estão em ti.” Sal 87;7 Não que seja vetado partilhar frases de pensadores vários; mas, só faremos isso à medida que as tais sirvam para evidenciar nosso apego à Sã Doutrina do Senhor.

Resumindo: outros modos de expressar podem ser úteis no tocante à forma; mas, nenhum será alternativo ao conteúdo. Posso me servir de filósofos vários se, seus “espanadores” forem úteis para deixar mais brilhantes os ensinos de Cristo.

O Deus que me tirou da escravidão (do pecado) não pode ser moldado por mãos humanos. Antes, Ele nos quer moldar outra vez, regenerar; como nossa natureza tende a resistir, precisamos da cruz, da renúncia.

Selfie do dia dos pais não cola. Quer habitar em nós; “... Se alguém me ama, guardará Minha Palavra, Meu Pai o amará; viremos para ele e faremos nele morada.” Jo 14;23

Feito isso, andaremos limpos em tempo integral; “Em todo o tempo sejam alvas as tuas roupas, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça.” Ecl 9;8

Nenhum comentário:

Postar um comentário