domingo, 14 de novembro de 2021

Flores e frutos


“Sucedeu, pois, que no dia seguinte Moisés entrou na tenda do testemunho, e a vara de Arão, pela casa de Levi, florescia; porque produzira flores, brotara renovos e dera amêndoas.” Nm 17;8

O sacerdócio de Arão e a separação dos Levitas para o serviço santo fora contestado por alguns “excluídos” que também se sentiam aptos para a função; invés de o reconhecerem como escolha Divina, diziam ser de Moisés.

O Senhor ordenou que uma vara de cada tribo se pusesse perante Ele; prometeu que floresceria, à noite, aquela de quem Ele escolhera, para deixar claro que Moisés não tinha nada com aquilo.

Como vimos, mais que flores, a vara de Arão deu frutos; amêndoas.

Aos olhos humanos, as flores, o milagre do desabrochar, bastaria. Porém, O Eterno Quis dar um passo além.

A vaidade humana contenta-se com aparências como um fim; a beleza na Seara Divina excede a isso.

Quando ensinou a diferir o veraz do falso, O Salvador não fez menção às flores, antes, disse: “... pelos seus frutos os conhecereis.” Mat 7;20

O Jardim da Perfeição Divina tinha mais que pétalas multicores e aromas; “O Senhor Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista e boa para comida...” Gn 2;9
Criou a beleza; as árvores eram agradáveis à vista; mas, fez melhor; também eram boas para comida.

Quem olha para o ministério com prisma meramente estético, digo, busca uma posição pela posição, não pelo anelo de frutificar para Deus, joga o bebê fora e “cria” a placenta. Deixa o que é vital pelo secundário.

Ocupar uma posição na “Vinha do Senhor” sem produzir os devidos frutos é perigoso; como alegorizou O Senhor. “Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha; foi procurar nela fruto, não o achando, disse ao vinhateiro: Eis que há três anos venho procurar fruto nesta figueira, e não acho. Corta-a; por que ocupa ainda a terra inutilmente? Respondendo ele, disse-lhe: Senhor, deixa-a este ano, até que eu a escave e a esterque; se der fruto, ficará; se não, depois a mandarás cortar.” Luc 13;6 a 9

Aqueles que farão diferença no ministério, geralmente não o buscam; antes, são buscados pelo Senhor. Na verdade, temem; como Moisés que disse não saber falar; Isaías que confessou ser de lábios impuros, ou Jeremias que se disse, ainda criança.

A esse, aliás, O Eterno mostrou uma visão e questionou: “Que é que vês, Jeremias? Eu disse: Vejo uma vara de amendoeira. Disse-me o Senhor: Viste bem; porque Eu velo sobre Minha Palavra para cumpri-la.” Jr 1;11 e 12

Nas entrelinhas O Altíssimo dizia a Jeremias: Lembra que escolhi a Arão e confirmei Minha Escolha fazendo uma vara morta florescer e frutificar, dando amêndoas? Como Cumpri Minha Palavra dada a ele, também cumprirei a que Eu der por ti.

Entretanto, o milagre da confirmação Divina ocorreu durante a noite. Assim como a travessia da escravidão para Canaã tinha um deserto no meio, um ministério probo também não deve esperar facilidades. Quanto mais perto de Deus o ministro estiver, menos tende a agradar os homens. Maior oposição sofrerá.

A “noite” de Jeremias foi terrível. Espancamento, calabouço, poço, perseguições, oposição dos falsos profetas, solidão... Chegou a “pedir demissão” no auge da dor. “Então disse eu: Não me lembrarei Dele, não falarei mais no Seu Nome; mas isso foi no meu coração como fogo ardente, encerrado nos meus ossos; estou fatigado de sofrer e não posso mais.” Cap 20;9

Para os amantes das flores, em horas assim o ministério perde o apelo; antes disso se evadem, aliás.

Há “noites” onde nenhuma circunstância ajuda; nessas a vera fé se mostra como frutos inesperados numa frágil vara; “Quem há entre vós que tema ao Senhor e ouça a voz do Seu servo? Quando andar em trevas, não tiver luz nenhuma, confie no nome do Senhor; firme-se sobre o seu Deus.” Is 50;10

Frutificar não é opção, é necessidade; nesse fito, nossas orações são atendidas; “Não escolhestes vós a Mim, mas Eu vos escolhi e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em Meu Nome pedirdes ao Pai, Ele vos conceda.” Jo 15;16

Quem entra ao ministério pelo conforto, busca novos ares ante o perigo; “O mercenário foge, porque é mercenário, não tem cuidado das ovelhas.” Jo 10;13

Os que O Senhor Estabelece Ele confirma; faz com que produzam até quando não parece possível; “Os que estão plantados na casa do Senhor florescerão nos átrios do nosso Deus. Na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e vigorosos, para anunciar que o Senhor é reto. Ele é Minha Rocha; Nele não há injustiça.” Sal 92;13 a 15

Nenhum comentário:

Postar um comentário