sexta-feira, 1 de outubro de 2021

"Gabinete do Ódio"


"Não odeio eu, ó Senhor, aqueles que Te odeiam, não me aflijo por causa dos que se levantam contra ti? Odeio-os com ódio perfeito; tenho-os por inimigos.” Sal 139;21 e 22

Velho Testamento, onde as lutas ainda se davam estritamente entre homens. Odiar aos inimigos era, então, a coisa certa.

Entretanto, após a Vitória de Cristo, o “campo de batalha” mudou; a luta se deve travar com outras armas, dados os novos inimigos. “Porque não temos que lutar contra a carne e sangue, mas, contra principados e potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.” Ef 6;12

O fato de adjetivarmos a cruz como vitória, já denota que a coisa extrapola à abrangência da carne; pois, se fosse nessa arena estrita, a morte do Senhor seria estrondosa derrota. Contudo, foi um Triunfo Eterno.

Invés de derramar sangue alheio, pois, do cristão se espera que derrame o próprio, se necessário, na resistência ao mais letal dos inimigos; o pecado. Aos hebreus desanimados por frustrações menores, esse alto padrão foi posto: “Ainda não resististes até ao sangue, combatendo contra o pecado.” Hb 12;4

Embora, principados e potestades sejam nossos adversários, eles usam pessoas de carne e sangue, para disseminar conselhos avessos ao conhecimento e obediência. Devemos, os despenseiros da Obra de Deus, estar preparados para tais embates. “Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas poderosas em Deus para destruição das fortalezas; destruindo conselhos, e toda altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus; levando cativo todo entendimento à obediência de Cristo;” II Cor 10;4 e 5

Se é certo que devemos pagar ao mal com o bem, isso equivale a sermos lenientes com os maus, à medida que eles são vítimas do engano de tais potestades. Daí, o preceito: “Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre sua cabeça. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.” Rom 12;20 e 21

Todavia, se nesse contexto, vencer o mal com o bem significa socorrer ao desafeto, nem sempre as coisas são assim.

Às vezes, muitas vezes, o mal a ser derrotado é a mentira; o bem, necessário, a verdade.

Não devemos odiar pessoas, como no Antigo Pacto, mas, aborrecer valores avessos, coisas que ante O Santo são iníquas. Pois, o ódio tem seu mérito sim, no devido lugar. “Tu amas a justiça e odeias a impiedade; por isso Deus, o Teu Deus, Te ungiu com óleo de alegria mais que a teus companheiros.” Sal 45;7

Ontem, no depoimento do empresário Otávio Fakhoury na “CPI” ele foi acusado de pertencer ao tal “Gabinete do ódio”. O Presidente Aziz, se disse cristão amoroso, que jamais usou uma forma agressiva contra alguém; questionou o cristianismo do depoente, pois, haveria “muito ódio” nas postagens dele. Deveria ler o Evangelho, foi a sugestão.

Conclusão implícita é que, O Evangelho é o “puro amor”, sem nenhuma diatribe sequer; será?

Que Deus É Amor, nenhuma dúvida. Contudo, o amor “Não se porta com indecência, não busca seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;” I Cor 13;5 e 6

Aquela fábrica de mentiras e narrativas fraudulentas que chamam CPI, poderia se escudar no que lhe aprouvesse, menos, no Evangelho de Jesus Cristo. Pois, malgrado sua mensagem de amor e perdão, traz duras reprimendas contra hipócritas, mentirosos, ladrões, e presunçosos do calibre desses; deveriam transbordar amor, dada sua contumaz aversão ao “Ódio”.

Eça de Queiroz cunhou: “Políticos, como fraldas, devem ser trocados de tempo em tempo; pela mesma razão.” Bons tempos aqueles em que eles apenas cagavam. Hoje vendem a alma ao diabo, caluniam, atacam, mentem solenemente, em defesa de interesses rasos, apelidados de justiça.

Eles manifestam seu “amor” blindando corruptos que meteram a mão no erário durante a pandemia, e atacando de todas as formas as reputações de cidadãos honestos, como Luciano Hang, acusado, pasmem! de usar vestes verde-amarelas. Imaginem o dano disso!

Um deles ousou dizer, “Eu sou um senador!” Como se isso o colocasse anos-luz acima dos demais. 

Sua besta! Isso significa que vossa displicência é funcionário público, um servidor pago por nós e nos deve satisfação; não, nós pagadores de impostos devemos nos ajoelhar diante dele. Gente sem noção; vergonha. Como não odiar posturas cretinas assim?

O Senhor que É amor, enfrentou à morte, o “Gabinete do ódio" de então; no clímax da dor orou: “Pai Perdoa-lhes! Eles não sabem o que fazem.”

Pois, os da “CPI” sabem muito bem, portanto peço: Pai julga-os, porque eles sabem o que fazem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário