sexta-feira, 15 de outubro de 2021

Permita-se!!??


“Não deixe de buscar as coisas que desejares, com medo do que os outros irão falar; permita-se.”

Li algo assim e achei normal; ia seguir rolando a página do Face. Mas, como numa reação atrasada, (dizem que respirar gás carbônico sob máscaras atrapalha as sinapses) meus dois neurônios atrapalhados pegaram no tranco e me pus a pensar. Quem escreveu isso deve gostar de mim, parece.

Disse que, devo ser mais eu, dane-se a opinião alheia! Ninguém pode apitar nada em minha vida. Mas, quem aconselhou isso não estava apitando, sobre como eu devo agir?? Os neurônios ainda não fizeram direito seu trabalho.

Não temos problema nenhum com a opinião alheia, quando essa nos elogia, estimula, encoraja, seja na direção que for. Se alguém ousar exortar, corrigir, discordar, quiçá, ensinar, aí não; pague minhas contas primeiro.

Contra expressiva maioria, sou dos que acham que não devem tomar vacina contra Covid, por exemplo. Que a coisa ainda não revelou eficácia nenhuma; foi aprovada a toque de caixa por pressões políticas não convicção médica, e soa estranha essa pressão desordenada de gente que se omite de pensar e quer opinar sob a saúde alheia, ignorando lapsos dos próprios neurônios.

Mas, diria o Simplício, trata-se de saúde de todos, é um problema social. Certo. Mas, se as tais vacinas imunizam mesmo, qual risco correriam os que, imunizados, tiverem contato com outros que não foram?? No entanto, se não funciona, como inúmeras mortes de “duplamente imunizados” demonstram, qual o sentido de se fazer isso? Às vezes me permito pensar...

Além disso, gente que defende o aborto, matança de fetos inocentes, por quê se preocuparia tanto com vidas veteranas e culpadas? Não sei; preciso parar de usar essas máscaras emburrecedoras.

Se, o que os outros hão de falar não deve ter a mínima importância para mim, permito-me discordar desses berrantes globais. A humanidade está apodrecida, doente moralmente, eivada de inversão de valores. “A multidão é ignorante; um mostro anencéfalo;” diziam antigos pensadores gregos.

Assim, a tendência que falem mal de mim, desfaçam de minhas escolhas aumenta exponencialmente, tanto mais, quanto, eu tiver por firmes e confiáveis os valores do Céu, expostos na Palavra de Deus.

Inconsequentes do “permita-se” agem como se a vida fosse um eterno convite para festa; A Bíblia ensina: “Melhor é ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há banquete, porque naquela está o fim de todos os homens; os vivos aplicam ao seu coração.” Ecl 7;2

Invés de um festeiro e irresponsável “permita-se” aconselha que olhemos para a realidade e nos instruamos.

Até tem um “caminho largo” sinalizado com placas de ironia e advertência da necessária chegada; “Alegra-te, jovem, na tua mocidade, recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade, anda pelos caminhos do teu coração, pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas estas coisas te trará Deus a juízo.” Ecl 11;9

O Criador colocara uma só restrição ao casal de mordomos do Éden; mas, apareceu um que “gostava” deles mais que Deus e soprou seu insano “permita-se!”

O que teriam pensado do mais novo “amigo”, quando, reféns do medo se esconderam; descobertos tentaram pagar resgate com desculpas esfarrapadas?

Desde então tem sido assim; na hora de encaminhar para o abismo sempre surge um amigo “libertário” que parece gostar mais de nós, que nós mesmos; mas na hora das amargas consequências estamos irremediavelmente sós.

O que os outros vão dizer mostra o que eles são; com o quê se identificam. Mais facilmente reprovam as escolhas virtuosas que as viciosas; assim, o aplauso humano é um péssimo aferidor do mérito das nossas escolhas.

Tendemos a devanear com as cores do caminho, mais que, a considerar aonde ele leva; A Palavra de Deus ensina: “Há um caminho que ao homem parece direito, mas no fim dele são caminhos da morte.” Prov 14;12

Por olhar para os alvos, mais que a trajetória, O Divino Conselho parece tão sisudo; “Os Céus e a Terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto vida e morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e tua descendência;” Deut 30;19

Dado o destino a ser buscado O Salvador ensinou a trajetória também; “Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, poucos há que a encontrem.” Mat 7;13 e 14

Enfim, invés de pautar escolhas pelo que o outros irão falar, ignoro-os em prol da fidelidade do que O Rei dos Reis Falou: “Negue-se; tom sua cruz e siga-me.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário