domingo, 8 de agosto de 2021

Vontade e Permissão


“Poder havia em minha mão para vos fazer mal, mas o Deus de vosso pai me falou ontem à noite, dizendo: Guarda-te, que não fales com Jacó nem bem nem mal.” Gn 31;29

Labão argumentando com seu genro “fugitivo” Jacó. Eu tinha poder para vos fazer mal, mas Deus vetou. Então, tinha também vontade; senão, nem seria necessário o não, do Senhor Onisciente.

Os ímpios; quando nos podem manipular em seu proveito nos tratam com “paz”; mas, vendo que nos escapamos das suas garras, presto partem para o plano B: Violência. Às vezes O Senhor permite, outras, não.

Normalmente O Eterno leva a “Liberdade de expressão” às últimas consequências; como fez com os religiosos dos dias de Cristo. “Uma espada traspassará também a tua própria alma; para que se manifestem os pensamentos de muitos corações.” Luc 2;35

Porém, no caso de Labão e Jacó, colocou limites e guardou seu escolhido.

Muitos equacionam permissão Divina com Sua Vontade; não é assim. Aos que agem impiamente contando com o silêncio do Eterno, no devido tempo terão que ouvir Sua Voz: “Estas coisas tens feito, e Me calei; pensavas que era tal como tu, mas, te Arguirei, as porei por ordem diante dos teus olhos.” Sal 50;21 Mais que falar, O eterno expõe aos ímpios.

A Vontade de Deus tem de bem marcante é que ela está em oposição à “normalidade” do mundo. Demanda renúncia, sacrifício; desafia a um caminho estreito e avesso ao “normal” para que a conheçamos. “Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis a boa, agradável, e perfeita Vontade de Deus.” Rom 12;1 e 2

Se, colocamos nossas inclinações rasas em pé de igualdade com o querer do Alto, gostando ou não, estaremos nos endeusando; agindo no princípio satânico; foi o inimigo que disse que o homem poderia “ser como Deus”; decidir por si mesmo, acerca do bem e do mal.

Nosso identificação com o Alto mediante A Palavra deve ser tal, que Paulo ousou dizer que os salvos têm a “Mente de Cristo.” I Cor 2;16

Então, como vimos, além de não andar conforme o mundo, os filhos de Deus devem se oferecer em sacrifício vivo; crucificarem suas predileções, se necessário, para que possam, finalmente, entender as intenções dos Céus.

Abstraídas as encenações artificiosas dos que tentam preencher a lacuna de substância com teatralidades frívolas, podemos dizer que a Vontade de Deus é relativamente simples. Andar em espírito e verdade.

Paulo também advogou como necessária essa simplicidade; “Mas temo que, como a serpente enganou Eva com sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo.” II Cor 11;3

Logo, a queda nos artifícios de Satã deriva da corrupção dos sentidos. O bom ouvinte, (praticante) da Palavra é tido por homem espiritual perfeito, “vacinado” contra isso; “o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem quanto o mal.” Heb 5;14

Noutra parte, o aperfeiçoamento dos santos também é um fator de livramento contra embustes malignos; devemos crescer, “Até que todos cheguemos à unidade da fé, ao conhecimento do Filho de Deus, homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.” Ef 4;13 e 14

O Senhor teve que falar a Labão em sonhos, advertindo-o para que não agisse temerariamente, conosco fala mediante Sua Palavra, na qual devemos nos espelhar e pautar nosso agir.

Por isso tem por bem-aventurado todo aquele que, além de evitar conselhos ímpios, ambientes impuros, más companhias, ainda “Tem seu prazer na Lei do Senhor; na Sua Lei medita de dia e de noite.” Sal 1.

Ao jovem Timóteo que desde menino conhecia às Sagradas Letras foi dito: “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a Palavra da Verdade.” II Tim 2;15 Ou seja: Estude mais. O quê se diria a nós, que, desde a infância fruímos ímpios modos alheios a Deus?

Aquela cena no cinema, do Titanic afundando e a orquestra tocando, no contexto, foi um gesto nobre; mas, ver o mundo afundando, às portas do juízo e correr por coisas vãs, invés de subir urgente no “bote salva-vidas” é estúpido.

“A estupidez coloca-se na primeira fila para ser vista; a inteligência coloca-se na retaguarda para ver.” Bertrand Russel

Nenhum comentário:

Postar um comentário