quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Limitando Deus


“... Poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera.” Ef 3;20

Alusão às ilimitadas possibilidades do Senhor; porém, trazendo uma condição, que, pela origem humana põe limites; “... segundo o poder que em nós opera.”

Quando diz: “Tudo é possível ao que crê.” Não está patenteando à fé como um poder ilimitado e independente; antes, como antídoto à incredulidade que limitaria a atuação Divina. “... aos que Me honram Honrarei, porém os que Me desprezam serão desprezados.” I Sam 2;30

“Correntes e orações fortes” circulam como se, a Operação Divina fosse manipulável mediante certas “fórmulas infalíveis”.

Deus É Todo Poderoso; “Operando Eu, quem impedirá?” Desafia. Todavia, “não pode” tratar ao justo como o ímpio; É Santo. “Longe de ti que faças tal coisa, que mates o justo com o ímpio; que o justo seja como o ímpio, longe de ti. Não faria justiça O Juiz de toda Terra?” Gn 18;25

Se, superficialmente parecem todos iguais, (às vezes o ímpio parece levar vantagens) chegará um momento em que as diferenças serão notórias; se, não antes, no juízo. “Então voltareis e vereis a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, o que não serve.” Ml 3;18

Eventualmente, O Eterno desnuda erros; amostras grátis de juízo ainda na Terra; “Os pecados de alguns homens são manifestos, precedendo o juízo; noutros manifestam-se depois.” I Tim 5;24

Não há um justo sequer; O Eterno justifica aos que se arrependem e submetem a Cristo. Nesses, A Sua Palavra opera e lega poder; não para subjugar desafetos, mas para agir segundo Suas diretrizes. “A todos quantos O receberam, deu-lhes poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no Seu Nome;” Jo 1;12

A ideia vulgar do Poder espiritual é “pisar serpentes e escorpiões e toda obra do maligno.” Esses bichos, ao olhar do simplório estão nos outros, não em si mesmo. Ora, se o poder da Palavra atua para purificar meu caminho, então, seus alvos primeiramente estão em mim. “Com que purificará o jovem (o Homem) seu caminho? Observando-o conforme Tua Palavra.” Sal 119;9

Na Palavra aprendemos que o Nome “Jesus”, foi determinado por Deus, por um propósito específico: “... chamarás Seu Nome Jesus; porque Ele salvará o Seu povo dos seus pecados.” Mat 1;21

O Nome que, no original significa: “Deus é Salvação” foi escolhido por dois motivos, ao menos; Porque Jesus Cristo É Deus, e também É O Salvador.

Então, quando alguém roga por coisas várias em “Nome de Jesus” pressupõe-se uma operação do Poder Dele nesses dois âmbitos; o tal está convencido que Jesus é Deus, e por Ele foi Salvo. Orar em Nome do Senhor demanda viver do modo que esse Nome Excelso significa; “O fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, qualquer que profere o Nome de Cristo aparte-se da iniquidade.” II Tm 2;19

As “serpentes e escorpiões” que muitos incautos presumem enfrentar em jactâncias frívolas atuam para esconder o real significado desse Nome e Seu Feito. A revelação necessária é de entendimento, não de qual porta espera pelo João, ou de quem fez macumba contra qual; “Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em Seu conhecimento o espírito de sabedoria e revelação; tendo iluminados os olhos do vosso entendimento ...” Ef 1;17 e 18

Pois, a oposição faz seu trabalho sujo na contramão; “... o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é A Imagem de Deus.” II Cor 4;4

Embora O Poder Regenerador nos seja franqueado mediante À Palavra, ele não se manifesta por meras palavras, mas após a obediência. Caso contrário seremos como aqueles que, “Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, desobedientes e reprovados para toda boa obra.” Tt 1;16

Erram os ministros que aconselham que se “busque poder.” Devemos buscar a obediência; pois, uma vez alcançada essa ... de outra forma: Se, o Poder regenerador da Palavra operar em nós, as transformações desejadas pelo Eterno se verificarão também; “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas passaram; eis que tudo se fez novo.” II Cor 5;17

Os dos dois fundamentos, um na areia, outro na rocha. Ambos tinham o Poder da Palavra ao dispor; mas só operou num; o que ouviu e praticou.

Alguns saudosistas perguntam: “Por quê não acontecem mais milagres como antigamente?" A Mão do Senhor segue Poderosa. Nossos ouvidos estão agravados, escolhemos o que queremos ouvir, refratários ao que precisamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário