sábado, 7 de agosto de 2021

Problemas de Imagem


“Façamos o homem à Nossa Imagem, conforme Nossa semelhança ...” Gn 1;26

Se, “Deus É Espírito”, Sua Imagem, na qual o homem foi criado e que deveria refletir é também espiritual. Pelo projeto original, todo homem deve trazer em si “traços” do Criador.

A morte que seria consequência imediata da desobediência, também foi, inicialmente, espiritual. O primeiro casal, enquanto revestidos de Deus estavam nus e não se envergonhavam. Separados (mortos) viram à própria nudez de modo tal, que sentiram medo.

Eis o feito do pecado! De uma relação prazerosa e comum, sua nefasta presença enseja a separação, inimizade e consequentemente, medo.

Diferente da abordagem dos mercenários, a Boa Nova de Cristo é mensagem de reconciliação, não uma porta para se entrar de qualquer maneira em busca de melhorias materiais. “Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando seus pecados; pôs em nós a palavra da reconciliação.” II Cor 5;19

Não imputando não significa que nossos pecados deixem de ser o que são; antes, que Ele perdoa aos que se arrependem e justifica.

Se, ocorrer a pergunta de como seria um homem à Imagem Divina, em plena comunhão com Ele vivendo num templo de barro, que se olhe para Cristo; pois, Ele é “... o Resplendor da Sua Glória, a Expressa Imagem da Sua Pessoa ...” Heb 1;3

A pergunta feita a Adão, “onde estás?” ecoou sem resposta por uns quatro milênios. Não era um lapso cognitivo Daquele que É Onisciente; Ele não perguntou como se não soubesse, mas, como um cônjuge traído ao flagrar a traição diz: “O que você está fazendo?”. Ele está vendo. Age emocionalmente como quem tenta entender os motivos ou, oferece espaço para que a outra parte explique-se.

Quando Cristo, sem pecados, batizou-se identificando-se com a humanidade, e tomando sobre si o pecado de Adão, só então, O Criador reviu Sua Imagem e Semelhança na forma humana; “Este é O Meu Filho Amado! Nele está todo o Meu Prazer.”

Portanto, é Nele, só Nele que podemos fazer o caminho inverso, saindo da situação de inimizade, medo, vergonha, para outra de revestimento espiritual, comunhão, malgrado, nossos muitos pecados.

Ele lega gratuitamente o novo nascimento e desafia aos que o quiserem, a deixarem as velharias pecaminosas para trás; “Quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; e vos renoveis no espírito da vossa mente; vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.” Ef 4;22 a 24

Ele propõe para os pecadores uma mudança de mentalidade; “Deixe o ímpio o seu caminho, o homem maligno seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar. Porque Meus pensamentos não são os vossos, nem, vossos caminhos os Meus, diz o Senhor.” Is 55;7 e 8

O Eterno figura a mudança que Opera nos que O recebem como se fosse um transplante de órgãos; Sua Palavra lava a quem a ouve e Seu Espírito opera a transformação; “Então Aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas vossas imundícias e dos vossos ídolos vos Purificarei. Dar-vos-ei um coração novo, Porei dentro de vós um espírito novo; Tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos Darei um coração de carne.” Ez 36;25 e 26

O Senhor não entra no mérito dos ídolos, se eles trazem um verniz “cristão” ou, se colocam como deuses alternativos. Todos têm o mesmo peso; pecado.

O homem foi criado para refletir à Imagem Divina. A oposição sugeriu independência, autonomia. “Vós mesmos sabereis o bem e o mal”. Então, o “Novo Sábio” passou a criar imagens várias, para que essas fossem reflexo da sua imaginação adoecida.

Quando O Todo Poderoso vê uma dessas qualquer, não a vê segundo suas formas, mas, como subproduto do conselho do inimigo que recebe, vergonhosamente, mais crédito do que O Seu.

Agora está na moda a “diversidade” até de credos. Esse barulho todo não passa de desdobramentos múltiplos da impiedade. “O filho honra o pai, o servo o seu senhor; se Eu Sou Pai, onde está Minha honra? Se Eu sou senhor, onde está o meu temor?” Mal 1;6
“Eu sou o Senhor; este é Meu nome; Minha glória, pois, a outrem não darei, nem Meu Louvor às imagens de escultura.” Is 42;8

Não importa quão “inclusiva” a fé ecumênica se apresente; A Estrada para a vida eterna segue Ímpar e Exclusiva: “... ninguém vem ao Pai, senão por mim.” Jo 14;6 Sério assim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário