sexta-feira, 20 de agosto de 2021

Por quê Deus Se Esconde?


“Por que estás ao longe, Senhor? Por que te escondes nos tempos de angústia?” Sal 10;1

Forma humana de falar; do homem expor as coisas como lhe parecem; não, como são, necessariamente.

Onipresença Divina é conhecida; “Se subir ao Céu, lá Tu Estás; se fizer no inferno minha cama, eis que Tu ali Estás também. Se tomar as asas da alva, habitar nas extremidades do mar, até ali Tua mão me guiará, Tua destra me susterá. Se disser: Decerto que as trevas me encobrirão; então a noite será luz ao redor de mim.” Sal 139;8 a 11

A queixa quanto ao “esconderijo” em horas de angústia não deve ser entendida em sentido estrito, literal.

Invés de um “Por quê te escondes?” Talvez, a pergunta seja: Por quê permites? Por quê, não intervéns?

Como Jesus dormindo no barco; os discípulos gastaram suas forças antes de clamarem a Ele. Também O Poderoso permite que se gastem nossas vãs presunções se, no final puder mostrar “... quem é Esse, que até os ventos e o mar obedecem.” Propõe: “Invoca-me no dia da angústia; Eu te Livrarei, e tu Me glorificarás.” Sal 50;15

Nossas forças precisam revelar sua inutilidade, antes de vermos claramente que somos totalmente dependentes do Senhor. “Maldito o homem que confia no homem! Faz da carne mortal seu braço, e aparta seu coração do Senhor.” Jr 17;5

“Porque o ímpio gloria-se do desejo da sua alma; bendiz ao avarento, e renuncia ao Senhor. Pela altivez do seu rosto o ímpio não busca Deus; todas suas cogitações são que não há Deus.” Sal 10;3 e 4

Estar perto como se, não estando, é o “esconderijo” possível de um Ser Onipresente. Tanto é impossível Ele se esconder, quanto, qualquer de nós ocultar-se; Ele mesmo questiona: “Esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que Eu não veja? diz o Senhor. Porventura não encho Eu os Céus e a Terra? diz o Senhor.” Jr 23;24

Todos nós já passamos por isso, ou, quiçá, ainda estejamos passando. Dores angustiosas que testaram nossa fé e até inteligência, ao tentar entender por que O Santo as permite.

Em nossa concepção imediatista e sentimentalóide, imaginamos que, se nosso Pai pode, Ele ‘deve’ nos livrar das dores, uma vez que nos ama. Entretanto, talvez não nos livre do modo que gostaríamos, justamente por isso.

Seu Amor É Eterno; sabedor das coisas que enfrentaremos logo ali, permite que soframos, se, puder usar o sofrimento como consorte na arte de nos infundir a devida têmpera, (e Ele Pode) para atingirmos a estatura que Ele, Sábio Arquiteto, planejou pra nós. Sabedor disso Paulo assegura que “... todas as coisas contribuem juntamente para o bem dos que amam a Deus ...” Rm 8;28

Mirando nosso crescimento, prefere dividir conosco nossas dores, a nos fazer pairar sobre elas. “Quando passares pelas águas Estarei contigo, quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem chama arderá em ti.” Sal 43;2

Alguém disse com propriedade que, quando as tribulações da vida nos levam a orar, nos aproximarmos de Deus, elas já estão fazendo mais bem que mal; “Na angústia invoquei ao Senhor, clamei ao meu Deus; desde Seu Templo ouviu minha voz, aos Seus Ouvidos chegou o meu clamor perante Sua Face.” Sal 18;6

Assim, se pode o Eterno fazer das angústias uma travessia que nos aproxime Dele como deseja, por quê explodiria essa ponte estreita, invés de nos ensinar como passar por ela?

Davi bem sabia disso; seu estreitamento emocional se converteu em maior amplitude espiritual; “Ouve-me quando eu clamo, ó Deus da minha justiça, na angústia me deste largueza; tem misericórdia de mim e ouve minha oração.” Sal 4;1

Ele mesmo aprendera, que muito de nossas dores deriva de nossas percepções errôneas, precipitações; nos angustiamos porque as coisas não acontecem no nosso tempo, invés de aprendermos a esperar confiadamente; “Por que estás abatida, ó minha alma, por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face e meu Deus.” Sal 42;11

Antes de concluirmos que Deus se escondeu, que tal nos aproximarmos inda mais, para podermos ver a preciosa operação da Sua Mão ao nosso favor? Dos ímpios diz: “Senhor, Tua mão está exaltada, nem por isso a veem; vê-la-ão, porém, confundir-se-ão por causa do zelo que tens do teu povo ...” Is 26;11

Por fim, resta analisarmos se o “esconderijo” não deriva de uma barreira nossa; “... vossas iniquidades fazem separação entre vós e vosso Deus ...” Is 59;2

Enquanto atua em nosso favor Aquele que perdoa pecados, Nele, Cristo, Deus pode ser encontrado; “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar ...” Is 55;6

Nenhum comentário:

Postar um comentário