quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Embaraçosa milícia


“Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra.” II Tim 2;4

Os salvos do Senhor militam, porque foram alistados para uma guerra.

Devem evitar os embaraços com negócios desta vida; o objetivo é agradar Àquele que os alistou, O Senhor.

Não significa que não possamos ter negócios aqui; num grau maior ou menor, todos temos. A questão é saber levá-los de modo que não se nos tornem embaraços, ao alvo principal de nosso combate; agradar a Deus.

Não é exclusividade de obreiros; todos, cada um segundo seus dons, são escolhidos para dar frutos, viver com perspectiva tal, que suas aspirações não se restrinjam ao tempo terreno apenas.

Muitos embaraços atrasam vidas e tolhem ministérios, por viverem alguns, uma “fé” tão raquítica, que mesmo anunciando coisas dos Céus, ou dizendo nelas crer, seus alvos são rasteiros, terrenos.

Paulo adverte: “Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens.” I Cor 15;29

Se, minha fé professa não é capaz de moldar meu ser, nem balizar o alvo a atingir, minha missão de agradar ao Eterno fracassará; “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele Existe, e É galardoador dos que O buscam.” Heb 11;6 Notemos que, mesmo Deus sendo galardoador, não devemos buscar galardões, mas a Ele.

Todavia, em se tratando de ministros da Palavra, há alguns “negócios desta vida” que podem embaraçá-los em pleno exercício.

Duas tentações são as mais visíveis, ouvindo o que se prega por aí, de modo geral. Anunciar “vitória” para agradar, segundo conceitos naturais, e esforçar-se em busca de performance, mais que, de salvação e edificação em obediência.

Cheias estão as redes sociais de “profecias” que entregam chaves, restituem perdas, abrem cadeados, exaltam aos desonrados... mas, interpretações de porções bíblicas com integridade, contexto, verdade são mais notáveis pela ausência que pela incidência.

Se nosso alvo é agradar a Deus, de que servem essas superficialidades carnais que, nenhum benefício trazem, exceto, “curtidas” de drogados emocionais viciados nessas porcarias?

“Assim diz o Senhor dos Exércitos: Não deis ouvidos às palavras dos profetas, que entre vós profetizam; fazem-vos desvanecer; falam da visão do seu coração, não da boca do Senhor. Dizem continuamente aos que me desprezam: O Senhor disse: Paz tereis; a qualquer que anda segundo a dureza do seu coração, dizem: Não virá mal sobre vós... Não mandei esses profetas, contudo, foram correndo; não lhes Falei, mas, profetizaram. Se estivessem no Meu Conselho, então teriam feito Meu povo ouvir Minhas Palavras; o teriam feito voltar do seu mau caminho, da maldade das suas ações.” Jr 23;16, 17, 21 e 22

Depois da destruição de Jerusalém, Jeremias em suas lamentações lembrou dos causadores daquilo; “Teus profetas viram para ti, vaidade e loucura, não manifestaram tua maldade, para impedirem teu cativeiro; mas viram para ti cargas vãs e motivos de expulsão.” Lam 2;14

A performance oca traz à baila uma série de vícios, tipo; senta, levanta, diga isso, aquilo, glorifica, repita comigo, etc. Ora, se tem mensagem entregue; se não, nem suba ao púlpito; se subir, faça com temor, esmero e honestidade, para agradar a Deus; a reação dos que ouvem é problema deles.

Ministros da Palavra devem ser portadores da mensagem que liberta, não animadores de auditório cheios de manias que tentam maquiar a ausência de preparo para o que se propõem, com truques para diluir a atenção.

Vaidade, presunção, dissimulação, engano, são “negócios desta vida”; os que tomaram posse da vida eterna devem passar por um renovo muito abrangente; “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas passaram; eis que tudo se fez novo.” II Cor 5;17

Esses enganadores travestidos criaram uma geração viciada em drogas emocionais de modo tal, que a pura e libertadora Palavra já não é bem recebida em muitas partes, por falta de paladar para ela; “O mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem quanto o mal.” Heb 5;14

Do ministério dos profetas se espera que analisemos às profecias; as que não se alinham à Bíblia, ou não se cumprem não vieram do Senhor.

Das vidas em geral que invocam ao Santo Nome de Jesus, se demanda que vivam de modo coerente; “O fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são Seus; qualquer que profere o Nome de Cristo aparte-se da iniquidade.” II Tim 2;19

Nada vale uma língua desembaraçada com um agir na contramão. “Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras ...“ Tt 1;16

Nenhum comentário:

Postar um comentário