quinta-feira, 10 de junho de 2021

Identificando-se com Cristo


“Eu Sou a porta; se alguém entrar por Mim, salvar-se-á; entrará, sairá e achará pastagens.” Jo 10;9

O Salvador assegura a constância do Seu Amor e fidelidade, quando diz: “O que vem a mim, de maneira nenhuma lançarei fora;” e, nossa plena liberdade de crer e perseverar, ou não.

Nele não se fica a contragosto. “Entrará e sairá”; o sair refere-se a uma possibilidade, não um desejo Dele que saiamos, tampouco convém à ovelha resgatada, deixar o lugar onde encontra fartas pastagens pelas incertezas marginais, distantes do Pastor.

Entrar por Ele não é tão simples como pode parecer a uma análise superficial. Precisamos identidade de obediência; “Tomai sobre vós o Meu jugo, aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração ...” Mat 11;29

Identidade na constância; “Se vós permanecerdes na Minha Palavra, verdadeiramente sereis Meus discípulos;” Jo 8;31

Identidade de sentimentos; “De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus.” Fp 2;5 “Amais uns aos outros como Eu vos amei.” Ensinou.

Identidade em renúncia; “Não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte? De sorte que fomos sepultados com Ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos também em novidade de vida.” Rom 6;3 e 4

Em testemunho; “Aquele que diz que está Nele deve andar como Ele andou.” I Jo 2;6

Entrar por Ele é uma espécie de sair de nós; “Negue si mesmo” que, se atingido, cambiará antigas concepções egoístas pelos verdes pastos do Sumo Pastor; a mudança operada será tal, que ficaremos “irreconhecíveis” aos que viram nosso pretérito. “Se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” II Cor 5;17

Ele É o Eu Sou; nós, pecadores desafiados a vir a ser como Ele. Não nos Seus atributos incomunicáveis; mas, no que podemos na condição humana devemos imitá-lo.

Para Ele foi necessário esvaziar-se para ficar parecido conosco; teve que aprender coisas pertinentes às criaturas, como obedecer. “Ainda que Era Filho, aprendeu obediência, por aquilo que padeceu.” Heb 5;8

Não aprendeu obedecer porque fosse desobediente; antes, sendo UM com O Pai e O Espírito Santo, a comunhão é tal, que não há necessidade; mas, feito semelhante a nós, precisou trilhar o caminho que nos convém, para ser nosso Precursor na vereda da salvação.

“Porque convinha que Aquele, para Quem são todas as coisas, mediante Quem tudo existe, trazendo muitos filhos à glória, consagrasse pelas aflições o Príncipe da salvação deles. Porque, assim o que santifica, como os que são santificados, são todos de um; por cuja causa não se envergonha de lhes chamar irmãos.” Heb 2;10 e 11

Se, porfiarmos em nossa progressão por aprender Dele, o discipulado; e obedecer, a santificação, estaremos no caminho da edificação, cujo padrão proposto é tão alto, inatingível, para que nunca nos acomodemos. Ele preparou mestres, “Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; Até que todos cheguemos à unidade da fé, ao conhecimento do Filho de Deus, homem perfeito, à medida da Estatura Completa de Cristo.” Ef 4;12 e 13

Infelizmente, a possibilidade de sair tem sido usada por muitos; os motivos alegados podem ser vários; mas, a rigor, é nosso sentimento que patrocina as escolhas; onde estiver nosso coração estará nosso “tesouro”; a uns, escuridão espiritual parece mais aprazível que luz. “... a Luz veio ao mundo; os homens amaram mais as trevas que a Luz, porque suas obras eram más.” Jo 3;19

As trevas espirituais soam como vistosos neons, aos olhos naturais.

O mundo ensina buscar fama, sucesso, prazeres, comodidades. Por esses alvos se combate contra tudo e contra todos. O teatro da vida não é lugar de conviver, mas de competir. 

Em Cristo, somos instados a lutar até à morte, se necessário, contra o pecado. “Ainda não resististes até ao sangue, combatendo contra o pecado.” Heb 12;4

Assim, óbvio que Seu Caminho é indesejável à carne; o homem natural é imediatista, quer recompensas já, por suas escolhas. Os que recebem os “olhos da fé” podem ver e apostar as fichas no que será, com convicção tal, que são capazes de suportar o que é, mesmo que seja mortal.

O sentido dos caminhos é aonde conduzem, não o relevo e as curvas que ostentam. Os de Cristo sabem que, “Há um caminho que ao homem parece direito, mas no fim dele são caminhos da morte.” Prov 14;12

Portanto, prudente é a ovelha que, encontrando a Porta do Sumo Pastor, entra e fica; cresce saudável fruindo das Suas Pastagens e da Água da Vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário