sábado, 12 de junho de 2021

Altos e Baixos


“Os altos, porém, não foram tirados de Israel;” II Cr 15;17

Dadas as condições de um relacionamento com O Santo; “... O Senhor está convosco, enquanto vós estais com Ele; se O buscardes, O achareis; porém, se O deixardes, vos deixará.” Cap 15;2

Asa despertou ante essas palavras e se dispôs a uma grande reforma banindo a idolatria de toda a nação que se alienara do Senhor por suas escolhas fúteis.

Maaca, a mãe do rei, foi destituída da coroa como punição; a todos os que deixassem a Deus por alternativas idólatras haveria pena de morte. “... todo aquele que não buscasse ao Senhor Deus de Israel, morresse ...” V 13

O Eterno se agradou daquele zelo e lhe deu dias de paz; quase tudo fora bem feito. Restara um porém; “Os altos porém, não foram tirados ...” 

Ora, os “altos” eram também centros de idolatria, onde réplicas do bezerro de ouro feitas por Jeroboão eram cultuadas.

Se abomino determinado ídolo, sabendo que Deus detesta todos, mas acarinho outro, me faço ambíguo, réprobo pela parcialidade; “Porque, se torno a edificar aquilo que destruí, constituo a mim mesmo transgressor.” Gl 2;18

Então, naquela onda de arrependimento baniram tudo o que desagradava a Deus; só que não. Quase tudo; restaram os altos.

Como disse numa performance, o ator/humorista Paulo Souza do canal “Hipócritas”, muitos têm “suas merdas de estimação às quais tentam desmerdalizar”; seus pecados favoritos, dos quais relutam em separar-se.

O fato de eu gostar mais de determinado tipo de pecado que de outros, não faz o tal, menos errado que os demais.

Se eu me dispuser a obedecer seletivamente, como sugerira a mulher de Jó, manter a sinceridade até certo ponto; se passar disso amaldiçoar a Deus e morrer, a correção aplicada a ela valerá para mim também. Seu marido disse: “... Como fala qualquer doida, falas tu; receberemos o bem de Deus, e não o mal?” Jó 2;10

Infelizmente, todos temos nossos “poréns”, dos quais, temos mais dificuldade de nos separar.

Há pecados tão grosseiros que, mesmo antes de convertidos rejeitávamos e desprezávamos sua prática; outros, que sendo ensinados que são coisas abjetas ante O Pai, paulatinamente, ajudados pelo Espírito Santo, vencemos também.

Contudo, sempre sobram alguns “altos” mais difíceis de remover; alvos do labor do Espírito Santo em nós que não descansará enquanto os mesmos persistirem. “Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo;” Fp1;6

Em muitos casos os lugares “altos” são mesmo assim; altos. Digo, desejo por renome, distinção, cargos, desvios de caráter dos que fazem da piedade causa de ganho material, aplausos frívolos na terra com se, a aprovação humana fosse equivalente à Divina, etc.

Certo texto do Eclesiastes salta aos olhos; “A estultícia está posta em grandes alturas, mas os ricos estão assentados em lugar baixo. Vi servos a cavalo, e príncipes andando sobre a terra como servos.” Ecl 10;6 e 7

Como a “matéria-prima” que Deus escolhe é de gente ruim, esses que se acham não são achados pelo Eterno, que prefere tomar outros; “Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; escolheu as coisas vis deste mundo, as desprezíveis, as que não são, para aniquilar as que são; para que nenhuma carne se glorie perante Ele.” I Cor 1;27 a 29

Além de Nosso Senhor e Mestre, Jesus Cristo é nosso parâmetro, o padrão que devemos imitar; “Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros. De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus.” Fp 2;4 e 5

Se, a condição primeira para salvação é o negue a si mesmo, quanto mais baixo esse “si mesmo” se encontrar, mais facilmente aceitará a vereda do Salvador; como se deu nos dias Dele, aliás; “... Em verdade vos digo que publicanos e meretrizes entram adiante de vós no reino de Deus. Porque João veio a vós no caminho da justiça, e não crestes, mas os publicanos e as meretrizes creram;” Mat 21;31 e 32

Talvez, alguns pecados não comprometam à salvação, mas certamente, todos comprometem o relacionamento com Deus.

Nossos “altos” ilícitos são baixarias maquiadas pela inversão de valores, pois, as alturas verazes estão francas, nos são aconselhadas.

“Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, não nas que são da terra; porque já estais mortos e vossa vida está escondida com Cristo em Deus.” Col 3;1 a 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário