domingo, 9 de maio de 2021

Serial Killers


“Houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição; negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.” II Ped 2;1

Segundo Pedro, os falsos profetas estariam “entre vós;” na igreja e negariam ao Senhor.

É possível fazer parte da Igreja de Jesus Cristo, negando-O? Sim e não. Temos o aspecto visível, onde toda sorte de “aves do céus” pode se abrigar à sombra do Salvador; e, o espiritual, onde, apenas quem O Serve deveras é membro do Corpo de Cristo. “... o que anda num caminho reto, esse me servirá.” Sal 101;6

Assim, se pode estar fisicamente na igreja, e espiritualmente no mundo; eis o caso dos falsos profetas em apreço! Não existem profetas teóricos; necessariamente esses estarão atuantes na igreja, mesmo não sendo parte dela. Como lá é o lugar para se pregar a Jesus, esses negam-no, pregando sobre Ele. Como assim?

Existem muitas maneiras de negar; a mais comum é a hipocrisia, da qual O Senhor falou: “Este povo se aproxima de Mim com sua boca; Me honra com os seus lábios, mas seu coração está longe de Mim.” Mat 15;8

Paulo disse algo semelhante: “Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, desobedientes; reprovados para toda boa obra.” Tt 1;16

“Muitos seguirão suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade.” V 2
prossegue Pedro.

Aqui temos um adjetivo a mensurar suas mensagens: Dissoluções. Palavra usada para traduzir o grego “Aselgeia” cujo teor abarca, “... atos considerados violações graves das leis de Deus e que refletem uma atitude descarada ou atrevida de desrespeito; um espírito que revela desconsideração ou desprezo por autoridade, leis e normas. A expressão não se refere a uma conduta errada de natureza menor.” Dic bíblico

Segundo William Barclay, “Aselgeia” é um estado onde a pessoa não se envergonha de não ter vergonha. Diferente de outra que faz coisas erradas em oculto, o dissoluto as faz à luz; fiz mesmo, e daí?

Como um falso profeta precisa plateia, necessário que seja um desses que peca em público. É capaz de propor coisas que fariam corar a face de um homem decente com a maior cara de lata; seu alvo são moedas terrenas, não O Reino dos Céus. “Por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença; a sua perdição não dormita.” V 3.

Embora sejam suicidas não ligam; mas, atuam “... trazendo sobre si mesmos repentina perdição”. 

De certa forma qualquer um pode ser profeta, basta repetir com fé e verdade o que O Senhor falou, como disse Amós: “Rugiu o leão, quem não temerá? Falou o Senhor Deus, quem não profetizará?” Am 3;8

Porém, o idôneo é alguém que se deixa usar por Deus porque Nele acredita; “... tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé;” Rom 1;6 Não um profano metido a espertalhão que manipula porções que aprendeu, porque determinado público incauto nele crê.

Suas dissoluções são mensuradas como blasfêmias contra O Caminho da Verdade. Como muitos os seguem, além de suicidas são assassinos em série.

Embora, os seguidores tenham sua parcela de culpa, por darem asas à embriaguez dos sentidos, invés de ouvidos à verdade; “Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme suas próprias concupiscências; desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.” II Tim 4;3 e 4

Cheios estão todos os meios de comunicação desses fabulosos assassinos, cujos corações, albergam amor ao dinheiro e desprezo pela vida; como os incautos tendem ao agradável mais que ao salutar, normalmente os antros da cobiça estão com mais frequentadores que os locais onde ainda se prega A Palavra da Vida.

Na hora crucial, onde ter ou não ter “azeite” será determinante, só então estarão maduros os frutos desses dissolutos; as “conquista$” todas mostrarão quanto valem ante à pergunta aquela: “Louco! Esta noite pedirão tua alma; o que tens preparado, para quem será?” Luc 12;20

Enfim, é diametral a diferença entre estar nu e não se envergonhar, por inocência, como no Éden, e não se envergonhar por não ter vergonha, como nossos falsos em apreço.

Como, onde estiverem nossos corações, estarão também nossos tesouros, quem encomenda sua segurança à sombra do dinheiro, invés da Sabedoria Divina, o que fará quando a demanda for por vida, não, bens terrenos?

“Porque a sabedoria serve de defesa, como de defesa serve o dinheiro; mas a excelência do conhecimento é que sabedoria dá vida ao seu possuidor.” Ecl 7;12

Nenhum comentário:

Postar um comentário