sábado, 8 de maio de 2021

Pelejar com Deus


“O Senhor disse a Josué: Não os temas, porque os tenho dado na tua mão; nenhum deles te poderá resistir.” Js 10;8

Quando da conquista da Canaã, instruções do Eterno ao Seu escolhido, Josué. Por um lado a peleja é do Senhor; “... os tenho dado na tua mão ...” por outro, a vitória iminente será reputada de Josué; “... nenhum deles ‘te’ poderá resistir.”

Esse é o relacionamento tencionado pelo Eterno conosco, mediante a fé. “... aos que me honram honrarei, porém os que me desprezam serão desprezados.” I Sam 2;30

Isso explicaria por quê, um que defendeu: “Deus acima de todos”, malgrado as inúmeras tentativas de derrubá-lo, ainda esteja de pé? Explica sim.

Pois, “nossas” vitórias derivam Dele; natural que, por isso, O louvemos e glorifiquemos; “Invoca-me no dia da angústia; Eu te livrarei, e tu Me glorificarás.” Sal 50;15

Entretanto, podemos contar com a Presença Santa lutando conosco quando estamos pelejando segundo Sua Vontade, como era o caso de Josué. Ai sim, parou sol e lua até, pela vitória dele.

Agora, devanear com a Divina ajuda em projetos efêmeros e rasos segundo minhas doentias inclinações não passará disso; reles devaneio. “Cobiçais, e nada tendes; matais, sois invejosos, e nada podeis alcançar; combateis, guerreais, e nada tendes, porque não pedis. Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para gastardes em vossos deleites. Adúlteros e adúlteras, não sabeis que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.” Tg 4;2 a 4

O primeiro erro, autonomia; “... não pedis” Aqueles que fazem mirabolantes projetos alienados de Deus, não pedem auxílio nem direção; afinal, “Todos os caminhos do homem são puros aos seus olhos; mas, O Senhor pesa o espírito.” Prov 16;2

Claro que “pesa” aqui significa avalia, sonda os motivos. Muitas coisas que nos soariam lógicas, aos Santos Olhos podem ser abjetas. Daí “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; o conhecimento do Santo a prudência.” Prov 9;10

O segundo erro: “... pedis mal ...” Há quem veja valor em mera religiosidade, ‘todas as crenças são boas’ não importando em quem se creia, desde que “faça o bem”; segundo A Palavra quem não crê blasfema; faz a Deus mentiroso. “Quem crê no Filho de Deus, em si mesmo tem o testemunho; quem a Deus não crê mentiroso o fez, porquanto não creu no testemunho que Deus de Seu Filho deu.” I Jo 5;10

Outros imaginam virtuosas todas as orações a despeito de ter um relacionamento ou não; Mas, não é tão simples assim; “O que desvia seus ouvidos de ouvir a lei, até sua oração será abominável.” Prov 28;9

Lato sensu “Não há um justo sequer.” Entretanto, aos que justifica em Cristo, O Senhor chama de “justos”. A esses ouve quando rogam segundo Sua Vontade; “... A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.” Tg 5;16

Se, por uma lado a obediência e comunhão nos fazem pelejar “com” Deus, como Josué, eventual rebeldia que entristeça ao Santo nos colocaria pelejando contra Ele, como tantos exemplos mostram; “Eles foram rebeldes, contristaram Seu Espírito Santo; por isso se lhes tornou em inimigo; Ele mesmo pelejou contra eles.” Is 63;10

A “Canaã” que fomos chamados a conquistar agora, em Cristo, sobretudo, é a santificação; cujos efeitos colaterais fulgem no testemunho, e na comunhão que nos permite entender o caminho que convém em cada encruzilhada.

Como no caminho do Êxodo havia “sinais de trânsito” notórios, luz à noite, nuvem de dia, aos obedientes está dada a comunhão com O Espírito Santo que instrui sempre que necessário; “Teus ouvidos ouvirão a palavra do que está por detrás de ti, dizendo: Este é o caminho, andai nele, sem vos desviardes nem para direita nem para esquerda.” Is 30;21

Embora muitos autônomos prefiram ouvir espíritos, alienados da Palavra de Deus dada pelo Espírito Santo, é Dele a Única Voz que faculta andarmos segundo Deus. “Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que O Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem O Espírito de Cristo, esse, não é Dele.” Rom 8;9

O Espírito de Cristo, pelo “Novo Nascimento”, não espíritos que voltariam em supostos médiuns.

Mas eles só fazem o bem! É? Um criador de porcos, aves só faz o bem aos bichos; higieniza, alimenta, abebera; depois mata.

Por isso O Senhor “pesa” os espíritos para ver a quê final miram, eventuais “bens” que eles façam. Pois, “Há um caminho que ao homem parece direito; mas, o fim dele são caminhos da morte.” Prov 14;12 Então, “Quem tem ouvidos, ouça o que O Espírito diz às igrejas ...” Apoc 2;7

Nenhum comentário:

Postar um comentário