sábado, 15 de maio de 2021

Os salvos em termos


"Este é o ofício dos levitas: Da idade de vinte e cinco anos para cima entrarão, para o ministério da tenda da congregação; mas na idade de cinquenta anos sairão do serviço deste ministério, nunca mais servirão; porém com os seus irmãos servirão na tenda da congregação, para terem cuidado da guarda; o ministério não exercerão ...” Nm 8;24 a 26

Instruções do Senhor, sobre o serviço santo. Aos levitas, de 25 a 50 anos, ministério; após isso, cooperação na guarda, apenas.

Algumas coisas podemos aprender; primeira: Deus coloca termos ao que quer; desses não se deve passar; Ele É Senhor; nós, servos.

Segunda: Se, nossas aptidões já não combinam com determinada função, Ele tem outro “nicho” onde cabemos e podemos seguir servindo-o.

Terceira: O Ministério na Sua Presença deve ser exercido na plenitude do vigor.

Mas, isso foi no Velho Testamento; o que teria a ver conosco atualmente?

Ora, sendo pacífico que Deus não muda e as regras antigas são, “Sombras dos bens futuros”, algo podemos aprender meditando nelas.

Ou, na era da graça, em Cristo, o servir deixou de ter limites precisos aos quais não convém ultrapassar? O simples ir além da Doutrina que Ele Ensinou nos colocaria sob maldição; “... Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes seja anátema.” Gl 1;9

Algo soar parecido com certos cacoetes “góspeis” não significa que seja Evangelho; há muita resistência pela imitação, como fizeram ao magos de Faraó; “Como Janes e Jambres resistiram a Moisés, também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé.” I Tim 3;8

Os termos foram ultrapassados; “Corrupto” significa literalmente, o que rompe com; assim como o que pilota com, é copiloto; atua com, coautor, romper com, é ser corrupto. Se alguém rompeu uma cerca, norma ou limite, em consórcio com outro, ambos são corruptos, pois.

Não basta que determinado texto esteja na Bíblia; é preciso que seu manuseio seja honesto também; “Sabemos que a lei é boa se alguém dela usa legitimamente;” I Tim 1;8

Cheio está, infelizmente, o meio eclesiástico de orangotangos góspeis, imitadores de homens santos, que sabem alguns trejeitos, mas o viver destoa, os “réprobos quanto à fé.”

Não se requer dos salvos que saibam tudo; mas, que vivam segundo o que sabem ser A Vontade de Deus para eles, o “andar na luz”; "Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes.” Jo 13;17

Quanto às aptidões, a Parábola dos talentos deixa patente que há diversidade de capacitações; um, dois, cinco talentos.

Cada um é responsável por atuar de modo digno segundo os dons que recebeu; Deus não espera que façamos coisas para as quais não fomos capacitados.

“De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia seja segundo a medida da fé; se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino; o que exorta, use o dom para exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria.” Rom 12;6 a 8

Por fim, ministrarmos no auge do vigor. Sendo a era do Espírito, natural esperar que o vigor seja espiritual, não físico; assim, a “senilidade” derivaria do pecado, não da idade; 

o desleixo para com a devida santidade no “Corpo de Cristo” foi posto como feitor da fraqueza que desqualifica; “Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes; muitos que dormem. (morrem) Porque, se julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados.” I Cor 11;30 e 31

Quando Paulo disse que estando fraco estava forte, ensinou que devemos não confiar em nossas forças, mas na Graça de Deus que nos fortalece; releitura do “Maldito homem que confia no homem ...” ou, “negue a si mesmo.”

Aos que chama O Senhor Justifica, se, preservarem o devido temor e obediência fortalece, a despeito do vigor físico; mesmo idosos podem ser robustos; “O justo florescerá como a palmeira; crescerá como cedro no Líbano. Os que estão plantados na casa do Senhor florescerão nos átrios do nosso Deus. Na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e vigorosos, para anunciar que o Senhor é reto. Ele é minha rocha; Nele não há injustiça.” Sal 92;12 a 15

Em suma, nem todos são chamados a ser “levitas”, ou obreiros na Casa do Santo; mas, todos que O Invocam como Senhor têm obediência aos termos como necessidade; santificação como modo de conduta a buscar; e edificação à Estatura de Cristo, como “Teto”;

“O fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são Seus; qualquer que profere o Nome de Cristo aparte-se da iniquidade.” II Tim 2;19 Ouvidos à Obra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário