sábado, 3 de outubro de 2020

A unidade e o conjunto vazio

“Há um só corpo, um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus; Pai de todos...” Ef 4;4 a 6

Esse texto, ora é distorcido para que signifique união, ora, para que valide credos espúrios. Se, Deus é o mesmo, dirá o Simplício, todas as religiões são boas e todos serão salvos. Se, no aspecto espiritual tudo é ímpar assim, então só resta nos unir, dirá o sofista com viés ecumênico.

Há diferença entre exegese e eisegese; a primeira é a ciência que se ocupa em extrair o real significado de um texto, a despeito de como repercuta. 

A segunda ocupa-se de um simulacro, um sofisma tencionando forçar um escrito no rumo que deseja, invés de deixar que ele fale por si.

De outra forma: A Exegese busca entender o que Deus disse; a outra “força” para que o escrito “diga” o que o “intérprete” deseja.

Deus denunciou alguns assim; “Porventura Minha palavra não é como fogo, diz o Senhor; como martelo que esmiúça a pedra? Portanto, eis que Sou contra os profetas, diz o Senhor, que furtam Minhas Palavras, cada um ao seu próximo.” Jr 23;29 e 30

Se, “Há um só Senhor” subentende-se, verdadeiro; pois, as Escrituras apresentam vastíssimos exemplos de deuses falsos.

O mesmo se aplica ao batismo e à fé. Um só batismo de arrependimento, uma só fé salvífica. Mas, espere, volverá o Simplício; “... um só Deus e Pai de todos” diz também. É.
Acontece que esse “todos” não é tão “inclusivo” como pode parecer superficialmente.

João ensinou: “Veio para o que era Seu, os seus não O receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no Seu Nome; os quais não nasceram do sangue, nem da carne, nem do homem, mas de Deus.” Jo 1;11 a 13

Notemos que, pessoas adultas com arbítrio para receber ou não ao Salvador, fazendo isso, nasceram.

Interpretação teológica de João; porém, adiante temos o registro das Palavras do Salvador sobre os que entram no Reino; “... aquele que não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus... aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar...” Jo 3;3 e 5

Quanto à visão ecumênica de todos os credos serem válidos, uma vez que Deus é um só, a interpretação sadia mostra o oposto. Ao restringir o ingresso a Cristo, automaticamente elimina todos os demais que trilham caminhos alternativos. “... Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” Jo 14;6

A unidade dos salvos é conhecida como “Corpo de Cristo”, a despeito das diferenças denominacionais, ou mesmo, rituais; há uma comunhão com os que são habitados pelo mesmo Espírito, que testifica e os une. “Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.” Ef 4;3

Eventualmente, irmãos se desentendem, não por diferenças de espírito, mas, de crescimento, entendimento; uns têm determinada estatura, outros ainda não. Mas, isso não leva a rupturas nem inimizades.

Por isso a importância do aprendizado, preceituado adiante, como fator de profilaxia espiritual, “vacina contra heresias.” Pois o crescimento derivado do ensino de obreiros idôneos nos capacita, “Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.” V 14

Se, Deus é Pai de Todos, indistintamente, por quê, a imensa maioria está de costas para Ele, vivendo cada um à sua maneira, ostentando nas redes sociais seu egoísmo e independência? Uns capricham na sensualidade, nas caras e bocas e legendam: “Dono (a) de mim!

Os que são de Deus não autônomos assim; pertencem a Ele, e por Ele são ensinados, disciplinados mediante A Palavra; “Porque O Senhor corrige o que ama, açoita qualquer que recebe por filho. Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija? Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, não filhos.” Heb 12;6 a 8

Se, a paz é vínculo entre os que têm o mesmo Espírito, isso nos coloca em guerra espiritual contra esse sistema ímpio que se opõe ao Criador. “Adúlteros e adúlteras, não sabeis que amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. Ou cuidais, que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes?” Tg 4;4 e 5

Enfim, todos os salvos pertencem a Um só Espírito; mas, tão Um, que não se mistura com a oposição.

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