quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Interagir com Deus


“Porque, quem esteve no conselho do Senhor, viu, e ouviu Sua Palavra? Quem esteve atento à Sua Palavra, e ouviu?” Jr 23; 18

Os profetas outrora eram chamados videntes, pois, além de ouvir, ainda viam coisas na dimensão espiritual, conforme Deus lhes queria revelar.

Interatividade é uma das palavras da moda. Graças aos meios disponíveis, coisas inimagináveis há pouco tempo, são triviais agora. De certa forma, aqueles tinham já “Tecnologia” para interação nos domínios espirituais.

O profeta Jeremias, como vimos acima, perguntou quem teria participado de um concílio celeste, de uma reunião com o staff Divino, para que pudesse entender Seus planos.


Pois, de certa forma, é isso que se requer de alguém que presume falar em nome de Deus; que conheça os planos Dele, não, que simplesmente saiba manipular Sua Palavra.

Micaías, outro profeta/vidente que enfrentou Acabe e a turba de profetas de Baal, “participou” de uma reunião dessas, e oportunamente declarou: “Ouvi, pois, a Palavra do Senhor: Vi ao Senhor assentado no Seu Trono, todo o exército celestial em pé à sua mão direita, e à sua esquerda. Disse o Senhor: Quem persuadirá a Acabe rei de Israel, para que suba, e caia em Ramote de Gileade? Um dizia desta maneira, outro de outra.” II Cron 18; 18-19

A sentença do ímpio rei estava decidida já; morte. A maneira de executá-la Deus deixara que uma assembleia de anjos participasse e sugerisse.

A ele foi mostrado o propósito e o plano de Deus. Como não gozava de muito crédito entre ímpios, não foi ouvido. A ideia era essa, Deus cansara do pusilânime e idólatra, Acabe. Estava prestes a julgá-lo. Permitiu que anjos desses sugestões que um humano vidente pudesse saber o que acontecia nos Céus.

Porém, uma interação ainda mais acentuada foi legada a Zacarias, o jovem profeta não apenas teve uma visão da purificação pós-exílica do sacerdócio, personificada por Josué, como participou disso, deu uma sugestão coerente com o querer de Deus, e foi ouvido. "Disse eu: Ponham-lhe uma mitra limpa sobre a sua cabeça. E puseram uma mitra limpa sobre a sua cabeça, e vestiram-no das roupas; o anjo do Senhor estava em pé.” Zac 3; 5

Assim, ele participou de uma cena profética por “Videoconferência” e sua sugestão foi aceita pelo Eterno.

O fato é que temos tanta gente “interagindo” escolhendo o final, no “você decide” gospel, que é preocupante. É um tal de ordenar anjos, determinar bênçãos, que não parece uma interação com o Divino mas, estar no controle sujeitando-O. Isso além de sem noção é blasfemo.

Não de depreenda daqui, que estou postulando que precisamos de visões e arrebatamento para vermos, enfim, o que Deus quer mostrar; antes, “ver” mediante o Espírito Santo, a vontade Divina expressa na Sua Palavra, submeter-se a ela; então, poderemos até “dar dicas” como Zacarías e será feito, por termos nossos ministérios alinhados ao Senhor.

Todos parecem ter algo a ensinar, poucos ensinam vivendo. “Porque Esdras tinha preparado o seu coração para buscar a Lei do Senhor e para cumpri-la e para ensinar em Israel os Seus estatutos e os Seus juízos.” Esdras 7; 10 Dos três verbos citados conjugam apenas o último. Buscar e cumprir não lhes parece necessário; entretanto, se presumem aptos a ensinar.

De meros diáconos que, então não se inseriam entre os que ministram a palavra, Paulo demandou que, “estes sejam primeiro provados, depois sirvam, se forem irrepreensíveis.” I Tim 3;10

Para a escolha de uns aliás, na igreja embrionária se buscaram qualidades que faltam em muitos “apóstolos” atuais; “Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio.” Atos 6;3

Muitos vivem tão mau testemunho, que até mesmo quando dizem a coisa certa, não transmitem nada. Desmentem o adágio que ouro nas mãos do bandido, ainda é ouro. Matam o sabor da Palavra; poluem com suas vidas nefastas.

São desse calibre muitos “profetas” de Facebook que em troca de curtidas coraçõezinhos e partilhas saem “revelando” coisas a torto e a direito como se suas doenças sem respeito e sem noção fossem extensões da Vontade de Deus. 

Por quê não pregam simplesmente A Palavra, esses embusteiros se, de fato a conhecem?
Sei que a genuína mensagem não rende joinhas, nem coraçõezinhos, tampouco, compartilhamentos. 

Mas essa em sua pureza e virtude pode, eventualmente conduzir corações arrependidos a Deus, para a salvação. Ministros que têm a relevância pessoal como alvo, não a Glória de Deus e expansão do Seu Reino não representam ao Santo.

A Palavra não revela “Curas” “conquistas” e facilidades várias que esses mentirosos acenam; revela a perdição atual dos ímpios e o “Vinde a mim do Salvador.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário