domingo, 25 de outubro de 2020

A Fé em apreço


“Agora meu filho, o Senhor seja contigo; prospera, edifica a casa do Senhor teu Deus, como Ele disse de ti.” I Cr 22;11

Davi passando o bastão na “corrida de revezamento” do trono a Salomão. Deu-lhe instruções sobre desafetos e, sobretudo, nas coisas atinentes à Casa do Senhor. “Prospera e edifica como Ele disse.”

Fé tem um lado moral, cuja confiança repousa na Integridade de quem prometeu, Deus; também a demanda por integridade de quem crê, para que não altere o teor do que foi prometido. Por sermos relapsos nesse quesito, muitos falsos profetas têm prosperado sobre a ingenuidade de incautos.

O Eterno não se responsabiliza pelos meus desejos; É Fiel para com Suas Promessas. “... Não deis ouvidos às palavras dos profetas, que entre vós profetizam; fazem-vos desvanecer; falam da visão do seu coração, não da Boca do Senhor. Jr 23;16

Como disse Spurgeon, “Uma coisa boa não é boa fora do seu lugar”, também a fé tem seu “nicho” onde encaixa e é boa; o que Deus disse. Fora disso não passa de perversão. Acaso não foi assim a perversão original? Reinterpretação, acréscimos ao que O Criador dissera?

Muito do que se difunde como sendo fé mostra uma tentativa profana de manipulação do Santo; pensamento positivo de que certas coisas acontecerão.

Quando creio e aposto as minhas fichas que as coisas serão como quero, não creio em Deus; antes, em mim mesmo. Ele deixa de ser Gestor da minha vida para ser apenas um meio para que eu atinja o que eu mesmo planejo. O “negue a si mesmo” inda não entrou em campo.

“Inimigos da Cruz” se opõem A Cristo; ao Seu Senhorio. Se Ele não está entronizado em mim, eu estou; “Porque muitos há, dos quais muitas vezes vos disse e repito, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo, cujo fim é a perdição...” Fp 3;18 e 19

No âmbito espiritual as coisas não são assim; “Eu sei, ó Senhor, que não é do homem seu caminho; nem do homem que caminha, dirigir seus passos.” Jr 10;23

Na chamada de Abraão, o não! era específico; “Sai da tua terra, dentre tua parentela” mas, o sim! Estava em aberto; “para uma terra que te mostrarei”.

Assim, a fé tem coisas muito claras das quais nos apartar, “... não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.” Sal 1;1

E um Nome excelso, que possibilita andarmos no escuro, sem saber onde chegar; “Quem há entre vós que tema ao Senhor e ouça a voz do seu servo? Quando andar em trevas, não tiver luz nenhuma, confie no Nome do Senhor; firme-se sobre seu Deus.” Is 50;10

Logo, a fé sadia não se agarra desesperadamente a um anseio rogando que ele dê certo; antes, descansa confiado no Eterno sabendo que a Vontade Dele é o certo.

Se a Salomão, então, herdeiro do trono foi delegado o privilégio e responsabilidade de edificar o Templo do Senhor, nós somos desafiados, cada um, à edificação de um templo também.

Não que O Senhor do Universo seja um sem teto; mas, como É Amor, e todo amor anseia ser correspondido, O Eterno quer habitar conosco, os salvos que formam um Corpo, a “Noiva do Cordeiro.” “... Se alguém me ama, guardará Minha Palavra e Meu Pai o amará; Viremos para ele, e Faremos nele morada.” Jo 14;23

Se, para nosso conforto embelezamos tanto quanto podemos, nossas moradas, qual cuidado e esmero deveríamos ter com o “templo do Senhor?” “Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual, sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo.” I Ped 2;5

Quando Pedro afirma: “Sois edificados”, implica que a iniciativa não é nossa; mas Dele em nós, mediante Sua Palavra; pois, “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que edificam...” Sal 127;1

Nossa parte clara, como a de Abraão é o não! “Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento...”

Então, veremos a “terra que nos mostrará”; “... para que experimenteis a agradável e perfeita vontade de Deus.” Rom 12;2

“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e prova das que se não veem.” Heb 11;1

Não repousa sobre coisas; tampouco, consegui-las é seu alvo; antes, corresponder ao Amor Divino. “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe, que é galardoador dos que o buscam.” Heb 11;6

Nenhum comentário:

Postar um comentário