domingo, 19 de dezembro de 2021

O Caminho de Deus

"Dá-me, filho meu, o teu coração; teus olhos observem meus caminhos.” Prov 23;26

Um pedido afetivo e um desafio. Deveria ser natural o filho amar ao pai, desnecessário o rogo: “Dá-me teu coração.” Mas, desde a queda, o natural acabou desnaturado; o que o inimigo seduzindo estragou, A Palavra de Deus opera por regenerar.

Ignoramos se, os profetas antigos tinham o “sensus plênior”. Isto é: Se sabiam o sentido exato do que escreviam, ou, apenas entendiam o que deveriam escrever, mesmo que, eventualmente alheios ao pleno significado. Nesse caso, escreveriam “no escuro” a Vontade do Eterno.

Assim, Salomão estaria escrevendo um manual de comportamento para seus filhos, ou, teria em mente que o escrito comportava a Vontade de Deus para os Dele?

Embora, no aspecto afetivo o pedido faça sentido em ambos os casos, tanto o pai humano, quanto O Pai dos Espíritos, correm risco de perder o afeto dos filhos, no prisma do desafio comportamental, “... teus olhos observem meus caminhos.” a coisa faz mais sentido em se tratando Do Santo, do que, de Salomão; cujos caminhos, infelizmente, não foram os mais exemplares; comportaram infidelidade, idolatria; “negócios dessa vida” o embaraçaram, prejudicando a relação com Deus.

Paulo ensina: “Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra.” II Tim 2;4

Entretanto, como dizia Oswaldo Cruz, “Observando os erros alheios, o homem prudente corrige aos seus.” Observarmos Salomão deveria nos ensinar, em grande parte, o que não fazer; embora, também haja muito do que imitar. Sobretudo, sua humildade inicial e devoção.

Não há como observar o “Caminho de Deus”, senão, através da Sua Palavra. Isso está em trágico desuso, infelizmente; para tal, deveremos romper com uma série de coisas que a natureza caída deseja; não obstante ser proverbial o “antes só do que mal acompanhado”, a maioria prefere a agitação social à solidão, mesmo que ela compactue com os maus.

O “Porteiro no vale da adoração” traz as condições para o ingresso: “Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.” Sal 1;1

Só após o separar-se dos tais, poderemos observar a vida pelo Único Prisma que salva; “Antes, tem o seu prazer na Lei do Senhor, na sua lei medita dia e noite.” v2

Não alude À ‘Lei de Moisés’, como meio de salvação; A Palavra a coloca como algo bom, a serviço da salvação, não em si mesma; “De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados.” Gál 3;24

Então, quando os discípulos rogaram: “Mostra-nos o caminho”, adiante Jesus respondeu: “Eu Sou O Caminho...” Necessária a conclusão, pois, que “Observar Os Caminhos de Deus” demanda observarmos os passos e Ensinos de Jesus.

Esse negócio tão em voga do “sou mais eu”, “cuide da sua vida”, “palpite na minha só depois que pagares minhas contas”, isso e demais farpas de Egolândia, não são encontráveis no caminho do “Manso e Humilde de coração.”

Somos desafiados a formar um corpo, onde interação, mais que possível; é necessária. “Para que não haja divisão no corpo, antes, tenham os membros igual cuidado uns dos outros. De maneira que, se um membro padece, todos padecem com ele; se um membro é honrado, todos se regozijam com ele.” I Cor 12;25 e 26

A ideia que alguém sai da Igreja porque olha para os outros, invés de olhar para Jesus é órfã de significado. Eu preciso ver Jesus em meu semelhante. Paulo vivia Cristo de tal forma, que desafiou: “Admoesto-vos, portanto, a que sejais meus imitadores.” I Cor 4;16 Como posso imitar outrem sem observar como ele anda??

Quem vive bom testemunho pode dizer como Pedro e os demais ao paralítico da Porta formosa: “Olha para nós!” Não tendo prata nem ouro tinham Cristo.

Ouvi à exaustão que Pedro fracassou em andar sobre as águas, porque olhou para as ondas invés de olhar para Jesus. Ora, ondas para que anda sobre as águas não passam de imperfeições do “terreno”. O Senhor disse que ele afundou pela dúvida. Essa manifestou quando colocou um “se” após A Palavra do Senhor que dissera: “Sou Eu.”

Quem duvida da Divina Palavra descrê dos Seus Caminhos. Essas “ondas” fazem afundar; “Conservando a fé, e boa consciência, a qual alguns, rejeitando, fizeram naufrágio na fé.” I Tim 1;19

Observemos Os Caminhos do Senhor conforme A Palavra Revelada, tendo horror aos acréscimos “inclusivos”; pois, a “inclusão” profana se revelará mortal ao seu tempo. “Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são caminhos da morte.” Prov 14;12

Nenhum comentário:

Postar um comentário