sábado, 17 de abril de 2021

Deus; como buscar? Onde?


“Se me adianto, ali não está; se torno para trás, não o percebo.” Jó 2;8

Jó desejando uma audiência com seu “Juiz”. Ir adiante nem volver para trás ajudavam-no, segundo seu dito.

Encontrar O Eterno aqui ou acolá é mera linguagem poética, ou antropomórfica (da forma humana de falar); pois, Deus É Espírito e não pode ser visto assim.

Uma coisa é encontrar evidências, testemunhos da existência Dele; Sua Obra se encarrega de gritar; “Os céus declaram a Glória de Deus, o firmamento anuncia a Obra das Suas Mãos. Um dia faz declaração a outro, uma noite mostra sabedoria a outra.” Sl 19 1 e 2 “Porque Suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto Seu eterno poder, quanto Sua divindade, se entendem e claramente se veem pelas coisas que estão criadas...” Rm 1;20

Outra, seria um encontro pessoal, íntimo, para solver aflições particulares, como no caso do infeliz patriarca.

Certa vez li algo assim: “Na direção em que o Dedo de Deus aponta, Sua Mão abre a porta.” Querendo sinalizar que a direção Dele para nossas vidas, conta também com Seu auxílio, caso a obedeçamos.

Como a Ezequiel que Deus ordenou e Seu Espírito ajudou-o a cumprir. “Disse-me: Filho do homem, põe-te em pé e falarei contigo. Então entrou em mim o Espírito, quando Ele falava comigo, me pôs em pé e ouvi o que me falava.” Ez 2;1 e 2

Nesse caso o profeta encontrou Deus atuando dentro de si, quando se dispôs à obediência.

O fato que determinada porta está aberta, contudo, não significa, necessariamente, que essa nos seja a direção Divina. O caminho da perdição é figurado como amplo, espaçoso em oposição ao estreito da salvação.

Mas, se algo se abre diante de nós, e dentro, o Espírito nos “ajuda a cumprir”; digo, a consciência silencia sem nenhuma advertência, então sim, podemos confiar que o apontamento, que a porta aberta merece ser usada.

Davi o homem não pretendia encontrar O Santo, adiantando-se ou retrocedendo, como se isso tratasse de algum endereço; queria encontrá-lo em valores, aos quais convinha imitar. “Quanto a mim, contemplarei Tua Face na justiça; me satisfarei da Tua semelhança quando acordar.” Sal 17;15

Embora, o ensino que Deus É Espírito seja do Novo Testamento, no antigo já estava que não eram determinados pontos de culto o Seu lugar; mas, na obediência que trazia vida; “... não busqueis a Betel, não venhais a Gilgal, nem passeis a Berseba... Buscai ao Senhor, e vivei...” Am 5;5 e 6

“Buscar a Deus” é mais uma linguagem antropomórfica para identificar ao que se esforça por obedecer, aprender Dele.

Nesse sentido Isaías aconselha: “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.” Is 55;6 Se, Ele está perto, a “busca” não precisa ser uma excursão; geralmente se trata duma incursão, uma introspecção meditando em Sua Palavra e pesando os próprios caminhos.

Não se entenda com isso, que Deus reside em cada um, a despeito de como viva; ama a cada um e deseja entrar nesse “templo”; “Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir Minha Voz e abrir a porta Entrarei em sua casa...” Apoc 3;20

Como todo o amor, O Divino deseja ser correspondido; para isso a demanda é mais que por palavras afetivas; adesivos virtuais ou físicos; “Se me amais, guardai os Meus mandamentos.” Jo 14;15

Feito isso, nem precisaremos buscar a Deus; antes, seremos buscados por Ele. Primeiro para coabitação; “... Se alguém me ama, guardará Minha Palavra; Meu Pai o amará; Viremos para ele e Faremos nele morada.” Jo 14;23

Depois, para nos fortalecer; “Porque quanto ao Senhor, Seus Olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é perfeito para com Ele;” II Cron 16;9

Finalmente, para nos separar para si; “Meus Olhos buscarão os fiéis da terra, para que se assentem comigo; o que anda num caminho reto, esse Me servirá.” Sl 101;6

Normalmente agimos como Filipe que pediu: “Mostra-nos O Pai e nos basta. Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe?” Jo 14;8 e 9

Jesus É mais que A Palavra encarnada, É “... O Resplendor da Sua Glória, a Expressa Imagem da Sua Pessoa...” Heb 1;3

Não precisamos nos adiantar nem retroceder, no sentido espacial. Está mui perto. Paulo cogitou que mesmo os cegos espirituais poderiam “tocar”. Disse que nossos limites nos foram dados, “Para que buscássemos ao Senhor, se porventura, tateando, o pudéssemos achar; ainda que não está longe de cada um de nós;” Atos 17;27

O que impedia é uma barreira que Jesus derrubou; “...vossas iniquidades fazem separação...” Is 59;2

Quem quer vida, pois, beba da Fonte de Belém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário