domingo, 8 de novembro de 2020

Por quê, O Deus da Bíblia é odiado?


“Ouvi Tua Voz soar no jardim, temi porque estava nu e escondi-me.” Gn 3;10

A pergunta, “Onde estás”? ressoa até hoje; tantos Adões escondidos... Aquele, ao menos, assumiu: “Ouvi tua voz”.

Os atuais negam que a Bíblia seja Sua palavra; sendo mero livro humano, não se trata de desobediência. Quando Deus falou de forma audível no Sinai, o povo pediu que não fizesse mais; Moisés mediaria, eles ouviriam. “Disseram a Moisés: Fala tu conosco, e ouviremos: não fale Deus conosco, para que não morramos.” Ex 20; 19

Parece uma atitude humilde, mas foi medo e esperteza ímpia; quando desobedecessem estariam afrontando Moisés, não, Deus.

“Temi porque estava nu”; também esses. Um Deus Santo, ante pecadores que não gerasse temor seria estranho. Adão se escondeu entre árvores, esses entre sofismas.

“Todas as religiões são boas”, dizem; (como se Deus quisesse religiões) ou; sou ateu, mas não faço mal a ninguém; como se, blasfemar não fosse um grande mal. “... quem a Deus não crê mentiroso O fez, porquanto não creu no testemunho que Deus de Seu Filho Deu.” I Jo 5; 10

Se não fosse assim, não estaria numa posição sob a ira Divina. “Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece.” Jo 3; 36

Talvez seja essa franqueza que O faça tão odiado. Nunca encontrei uma diatribe a Tupã, deus dos Guaranis; Odin, dos nórdicos; Pachacuti, dos incas, Brahma dos hindus, nem mesmo Alá, dos islâmicos. Esse reserva sessenta virgens para um mártir, mas a “Bíblia é machista”!

Existência de um deus está em todas as culturas. Por quê, o Deus da Bíblia incomoda tanto?

Bem; Ele não dá a mínima para a desonestidade intelectual dos que duvidam, deixa-os falando sozinhos. “Disse o néscio no seu coração: Não há Deus...” Sal 4; 1

Não tem nenhuma crise de identidade, nem depende que creiamos. Considera-se auto-evidente por Sua obra e acrescenta Sua Palavra; para os que, esses dois testemunhos não bastarem, deixa de lado.

Jesus fez o mesmo; “Deixai-os; são condutores cegos. Ora, se um cego guiar outro, ambos cairão na cova.” Mat 15; 14

Ainda, não dá a mínima para nossa autoestima; põe o dedo na ferida para doer; “... não há quem faça o bem, não há sequer um.” Sal 14; 3 “... Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus.” Mat; 19; 17

Mais uma coisa que o homem natural odeia; limita-nos, nos faz dependentes; “As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, porém as reveladas pertencem a nós...” Deut 29; 29

Esses limites nos tornam carentes da revelação, pois, trazemos em nossos almas anseios eternos; “Tudo fez formoso em seu tempo; também pôs o mundo no coração do homem, sem que este possa descobrir a obra que Deus fez desde o princípio até ao fim.” Ecl; 3; 11

Não faz isso por capricho, demonstração de poder; antes, nossa redoma de tempo e espaço visa que O busquemos, pois nos ama: “De um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando tempos já dantes ordenados, e limites da sua habitação; para que buscassem ao Senhor, se porventura, tateando O pudessem achar; ainda que não está longe de cada um de nós;” Atos 17; 26 e 27

Quer estabelecer contato para falar de amor; mas, esse contato há de ser em Seus termos, Jesus; “Ninguém vem ao Pai senão por mim”.

Estamos nus ante Ele; em pensamentos, intenções; “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, mais penetrante do que espada de dois gumes; penetra até à divisão da alma e do espírito, das juntas e medulas; é apta para discernir pensamentos e intenções do coração. Não há criatura alguma encoberta diante Dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar.” Heb 4; 12 e 13

Ele tem “pano” para nossa nudez; esse demanda a renúncia de inclinações naturais, e obediência. “Aconselho-te que de mim compres... roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas.” Apoc 3; 18

Não há caminho do meio, neutralidade, livre pensador; ou estamos em paz com Ele, ou lhe fazemos guerra.

Não quer nos “derrotar”, ama-nos e sabe da sedução do inimigo; sendo impossível que ganhemos a luta, aconselha a paz. “Quem poria sarças e espinheiros diante de mim na guerra? Eu iria contra eles e juntamente os queimaria. Que se apodere da Minha Força, faça paz comigo...” Is 27; 4 e 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário