sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

O site de Deus



“Ele respondeu-lhes: Aquele que me curou, ele próprio disse: Toma o teu leito, e anda. Perguntaram-lhe, pois: Quem é o homem que te disse: Toma o teu leito, e anda?” Jo 5; 11 e 12 

Digamos que pairava certa ambiguidade naquele contexto; um milagre espetacular, a cura de um paralítico que sofria, havia 38 anos, e uma pequena “transgressão”, uma vez que tal milagre ocorrera num sábado. Por qual desses dois motivos estariam os inquiridores procurando  o autor? Estariam maravilhados ante a cura, quem sabe, com outro doente para apresentar? Infelizmente, não. O motivo era seu zelo doentio pela guarda do Sábado, como se, até fazer o bem, nele, fosse proibido. “E por esta causa os judeus perseguiram a Jesus, e procuravam matá-lo, porque fazia estas coisas no sábado.” V 16

Todos nós, em dado momento temos que lidar com “ambiguidades” assim. A ênfase, a escolha, testifica de nossos valores. Quando o zelo por uma inclinação pessoal, denominação, credo, bandeira, agremiação, etc. se torna mais importante que uma vida, por melhores que pareçam nossas razões, ainda estão calcadas no egoísmo, na indiferença. 

A mesma Lei, que os Fariseus pareciam tanto zelar, apregoava amar ao próximo como a si mesmo; desse modo, curar sua enfermidade, quem conseguisse, estaria dando vívida demonstração de amor. Tiago ensina: “Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos.” Tg 2; 10 Tratando-se de ágape, o amor cristão, não existe amor fora da Lei; antes,  sintetiza  a razão da Lei, como ensinou O Mestre: “E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.” Mat  22; 37 a 40

Entretanto, também aqui, há o risco de ambiguidades, deturpações, ênfase deslocada. Se, é pacífico que, amor é o cerne de tudo, não exclui os mandamentos, criando uma doutrina humanista, onde, quem fizer o bem ao seu próximo, independente dos laços espirituais, estará fazendo a coisa certa. Se, o texto ensina que a Lei depende do amor, não advoga que o amor, por si só, prescinde da Lei, antes, completam-se, como ensinou Paulo: “E ainda que tivesse o dom de profecia,  conhecesse todos os mistérios e toda a ciência; ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes,  não tivesse amor, nada seria. Ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres,  ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.” I Cor 13; 2 e 3 Assim, a Lei traça um caminho, o amor, provê motivo para caminhar. 

Não se entenda com isso, porém, que defendo o legalismo ultrapassado; antes, os mandamentos ensinados pelo Salvador. Ademais, se alguém presume que, amar ao semelhante, por si só, basta, a despeito das escolhas espirituais, convém lembrar que, antes de ensinar amar ao próximo, o texto ensina amar a Deus de todo coração, de toda alma. Minhas preferências, por hígidas que sejam, são minhas; o próximo, é dele; se, cuidar dos interesses dele antes dos meus, estarei dando uma demonstração madura de amor cristão. 

O Senhor ensinou isso com outras palavras: “Ide, porém, aprendei o que significa: Misericórdia quero, não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento.” Mat 9; 13 No contexto, O Salvador saíra do convívio dos “santos” e assentara-se à mesa com os maus. 

Mas, desafiou a aprenderem o significado de uma antiga sentença: “Misericórdia quero, não sacrifício”. Que parte eles não tinham entendido? Em misericórdia me ocupo das carências alheias; sacrifício faço, pensando nas minhas. Aquela faceta, pois, atua altruista; essa, de modo egoísta. Parece nobre, santo, o que jejua; não que seja errado; mas, é engajado, ativo em amor o que compartilha. Não são coisas excludentes, também complementares,  disciplina do corpo e cuidado com as carências alheias. 

Aliás, lembrei da frase de um rabino que sintetiza maravilhosamente isso: “As necessidades materiais de teu próximo, - disse – são as tuas necessidades espirituais.”  ( Israel de Salant ) 

Sim, embora possamos, via oração, “acessar o site de Deus”, a senha para que sejamos aceitos depende de relações horizontais. João ensina: “Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar Deus, a quem não viu? E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmão.” Jo 4; 20 e 21

quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Inteligência e fé



“Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.” Heb 11; 3 

Muito se falou sobre a fé. Para uns é um poder em si; tanto faz crer em Deus, Buda, Maomé, Krishna, Osíris, etc. desde que se tenha fé em algo está bem; a pessoa irá haurir seus bons efeitos psicossomáticos. Para outros, é uma fuga da realidade, negação da ciência, combustível do fanatismo, cegueira. Daí o dito: A fé é cega.

Entretanto, o texto supra apresenta-a em consórcio com a inteligência; “pela fé entendemos...” Ora, entender é algo mais fundo que ouvir uma sentença a abraçá-la sem contestação; é estar de posse do sentido, do significado de um postulado qualquer. 

O tema da cegueira é recorrente na Bíblia; porém, quando o alvo é a cegueira espiritual, seus pacientes são sempre incrédulos, não, crentes. O lapso dos cegos espirituais não é intelectual, antes, volitivo; uma vontade rebelde, obstinada, que a Palavra chama de coração endurecido. “Porque o coração deste povo está endurecido,  ouviram de mau grado, fecharam seus olhos para que não vejam, compreendam com o coração, se convertam e eu os cure.” Mat 13; 15 Assim, o mal não é cegueira, estritamente falando; antes, um fechar de olhos, resistência voluntária à Palavra de Deus. 

Ademais, os que fazem tal escolha recebem um “providencial” reforço: “Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto. Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.” II Cor 4; 3 e 4 

Não significa que tais são inocentes, o diabo, o único culpado; o texto diz que o traíra cegou o entendimento dos incrédulos; crer ou não é escolha humana. Eles fizeram a sua; o Capiroto os aplaudiu e passou a “ensinar”. 

Claro que um intelecto perspicaz, por si só não basta; aliás, foi falando a filósofos Estoicos e Epicureus que Paulo usou uma vez mais a figura da cegueira, de quem apalpa no escuro. “E de um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre  a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e, limites da sua habitação; para que buscassem ao Senhor, se, porventura, tateando, o pudessem achar; ainda que não está longe de cada um de nós;” Atos 17; 26 e 27 Os seres humanos  oriundos de Deus com um limite de tempo e espaço para reencontrarem o caminho de volta a Ele; o que pressupõe uma separação. 

Quando a Palavra diz que, pela fé entendemos, não pretende advogar que dominamos todos os meandros da criação; antes, que, de posse da revelação de como se deu, soa lógico aos nossos entendimentos; o bom encaixe dos argumentos pacifica nossas mentes, a necessidade de entendimento é saciada. 

Quem acompanha o “Fantástico” da Rede Globo tem visto uma longa série de programas evolucionistas que “interpretam” a origem da vida sem Deus; fazem “certeiras” afirmações do que teria ocorrido a noventa milhões de anos. Cáspita!!  Se, lidam muito mal com algo quê, comprovadamente aconteceu há dois milênios, como dominam fatos de tal tempo?

Pior, no mesmo programa, brincam de Noel, que, malgrado ser um fantoche mercador, de alguma maneira remete a Deus. Assim, em dado momento dizem: Deus enviou Seu filho, para nos salvar; celebremos! Noutro: Deus não existe, a coisa aconteceu fortuita, ao longo de milhões de anos. Ora, são excludentes; uma ou, outra. Mas, abraçam ambas, e nós, que cremos, somos cegos?  

Eu não decoro minha casa com luzes de Natal, não por que acho que o Salvador não veio; antes, porque a luz que trouxe e ensinou é entendimento espiritual, coisa oriunda de Sua Palavra, não, de fábricas chinesas. Não que não fiquem bonitos os ambientes; ficam. Mas, seu valor termina aí, no deleite do olhar. Espiritualmente nada significam.  Conheço ambientes que cultuam religiões adversas à Bíblia que decoram as fachadas em tais épocas melhor que muitos; até prostíbulos o fazem.

Ademais, quem possui a luz verdadeira não carece simulacros. O chamado à conversão não é um apelo à religião, como pensam alguns; “Para lhes abrires os olhos, das trevas os converteres à luz...” Atos 26; 18   

Claro que o entendimento propiciado pela fé vai além de pacificar a mente; produz aqui os resultados que promete, e nesses termos Jesus desafiou a crer. “Se alguém quiser fazer a vontade dele, pela mesma doutrina conhecerá se ela é de Deus, ou se eu falo de mim mesmo.” Jo 7; 17 Se quiser conhecerá; senão, a cegueira voluntária será ampliada.

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Votos em branco



“Como ao pássaro o vaguear, como à andorinha o voar, assim a maldição sem causa não virá.” Prov 26; 2 

O entrelaçamento de causa e consequência vem desde a criação. O Senhor advertiu a Adão que, se fizesse certa escolha, que lhe fora vetada, morreria. Ele pagou para ver, viu. Se, é natural  do trabalho, o devido fruto, também, a maldição, o juízo Divino, seguem à rebelião que afronta Sua vontade. 

Desse modo, O Salvador aconselhou que semeássemos boas sementes apenas. “Portanto, tudo o que quereis que os homens vos façam, fazei-lho também, porque esta é a lei e os profetas.” Mat 7; 12 Paulo disse o mesmo, porém, com uma linguagem poética; “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.” Gál 6; 7 

Não raro, somos demasiado superficiais para buscarmos sentido nas palavras; aliás, nem lhes impomos que transportem o sentido algum; antes, podem trafegar vazias, desde que encenem nossas conveniências; descansamos como tendo recebido o “frete”.  A futilidade como modo de ser espera que os convivas sejam igualmente fúteis, senão, eventual gravidade pode nos desalojar do conforto da manada.

Nessa época de fim de ano, as felicitações voam para todos os lados, buscando endereços certos e errados indiscriminadamente. Eu não quero que o desonesto, corrupto, ladrão mentiroso contumaz, tenha um feliz ano novo; antes, que colha as devidas consequências de seus atos aos olhos da Justiça. 

Se, uma vez corrigido aprender a lição, terá uma herança maravilhosa. “O juízo habitará no deserto, a justiça morará no campo fértil. O efeito da justiça será paz, a operação da justiça, repouso e segurança para sempre.” Is 32; 16 e 17 Contudo, se persistir, depois de punido, que seja infeliz por sua própria escolha. 

Por soturno e desmancha prazeres que pareça, a melhor maneira de desejar a outrem um ano de paz, é ensinando amar e praticar a justiça. Isso é tão precioso aos olhos Divinos que fará tais mestres, depositários de bênção eterna. “Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento;  os que a muitos ensinam a justiça, como as estrelas sempre, eternamente.” Dn 12; 3

Acontece que a posse da alegria baseada em valores adversos à justiça, embora possa ser a colheita de frutos do engano, também a ceifa é enganosa;  no fundo, o reiterar de um plantio que, no fim, redundará em maldição.  A prosperidade dos ímpios é circunstancial como a provação dos justos; um dia o Eterno atua. “O justo é libertado da angústia e vem o ímpio para  seu lugar.” Prov 11; 8   

Claro que entendo a boa intenção, a civilidade dos votos de pessoas que nos consideram; mas, estou tratando palavras como estudantes de medicina que esmiúçam  corpos mortos, para aprender como cuidar, depois, dos vivos. Não sou contra a civilidade, cordialidade; mas, a superfície das águas é mero reflexo, os peixes nadam mais fundo.  Assim, embora gostando de ver a superfície, às vezes ouso um mergulho. 

O “ponto fraco” das consequências é o tempo. “Porquanto não se executa logo o juízo sobre a má obra, por isso o coração dos filhos dos homens está inteiramente disposto para fazer o mal.” Ecl 8; 11 

Então, se, aos olhos Divinos dar tempo é manifestar paciência, longanimidade esperando que nos arrependamos; aos  de muitos insanos, a falta de juízo significa aprovação, ou, indiferença de Deus. Porém, Ele adverte que não é assim; “Mas ao ímpio diz Deus: Que fazes tu em recitar os meus estatutos, tomar a minha aliança na tua boca? Visto que odeias a correção, lanças as minhas palavras para detrás de ti. Quando vês o ladrão, consentes com ele, tens a tua parte com adúlteros. Soltas a tua boca para o mal, a tua língua compõe o engano.  Assentas-te a falar contra teu irmão; falas mal contra o filho de tua mãe. Estas coisas tens feito, eu me calei; pensavas que era tal como tu, mas, te argüirei, as porei por ordem diante dos teus olhos; ouvi pois isto, vós que vos esqueceis de Deus; para que eu vos não faça em pedaços, sem haver quem vos livre.” Sal 50; 16 a 22 Diatribe Divina contra um que toma Seu Nome, Sua aliança nos lábios, mas, age em oposição ao que diz.  Deus diz: Eu me calei, mas, agora estou denunciando. 

Não gosto do “Natal” sem Deus, nem, penso que devamos ponderar nossos passos a cada ano. A escalada do tempo por degraus é mero arranjo; as coisas dignas de levarmos  transcendem datas, agendas. Vigiai em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de ... estar em pé diante do Filho do homem.” Luc 21; 36

domingo, 21 de dezembro de 2014

Eu tenho a força!



“Bem aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração estão os caminhos aplanados.” Salm 84; 5 

A integridade desse venturoso é figurada como sendo um caminho plano; o método para chegar a isso, a dependência; força, em Deus.  Como a queda humana resultou após o brado de independência, “Vós mesmo sabereis o bem e o mal”, nada mais natural que a restauração comece aí. 

Se, é certo que somos extremamente frágeis, a ponto de um micróbio qualquer nos poder tirar a vida, somos presunçosos como se nossa força fosse imensa; na linguagem atual, diria que o ser humano é sem noção. Consideramos fortes as coisas imanentes, palpáveis, materiais... as espirituais, mera abstração, crendice; refúgio dos fracos. Esses “montes” desfiguram os caminhos da Sabedoria no coração humano.

Israel vivenciou na pele, quando, invés de confiar no Seu Deus, ante, iminente perigo buscou auxílio nos exércitos de Faraó. “Ai dos filhos rebeldes, diz o Senhor, que tomam conselho, mas não de mim;  que se cobrem, com uma cobertura, mas não do meu espírito, para acrescentarem pecado sobre pecado;  descem ao Egito, sem pedirem o meu conselho; para se fortificarem com a força de Faraó, para confiarem na sombra do Egito. Porque a força de Faraó se vos tornará em vergonha; a confiança na sombra do Egito, confusão.” Is 30; 1 a 3 

A razão de ser insana tal busca, era, justo, por buscarem no domínio material o que reside na dimensão espiritual. “Porque os egípcios são homens, não Deus; os seus cavalos, carne, não espírito; quando o Senhor estender a sua mão, tanto tropeçará o auxiliador, quanto cairá o ajudado, todos juntamente serão consumidos.” Cap 31; 3 Parece perceptível que, a vera força reside na esfera espiritual. 

Assim, quando Deus promete realizar algo nesse âmbito está usando o que de mais forte possui; “E respondeu-me, dizendo: ... Não por força nem por violência, mas, pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos. Quem és tu, ó grande monte? Diante de Zorobabel tornar-te-ás uma campina; porque ele trará a pedra angular com aclamações: Graça, graça a ela.” Zac 4; 6 e 7 O “monte grande” ante Zorobabel era oposição quando da reconstrução do Templo. 

Então, depender de Deus é mesmo refúgio de fracos; uma vez que esses têm Nele sua força; contudo, essa fraqueza abre caminho à operação do Todo Poderoso. “E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. Por isso sinto prazer nas fraquezas, injúrias, necessidades, perseguições, angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte.” II Cor 12; 9 e 10 

A dependência confiante no Santo é que faz fortes seus servos. Alguns desajeitados com a interpretação bíblica afirmam que Sansão tinha força nos cabelos; quando, os cabelos intactos era apenas parte do pacto de nazireu que exigia consagração a Deus, para que Seu Espírito nele atuasse. Cortado o cabelo, rompido o pacto; feito isso, o Espírito de Deus o deixou só. “E disse ela: Os filisteus vêm sobre ti, Sansão. Despertou ele do seu sono, e disse: Sairei ainda esta vez como dantes, me sacudirei. Porque ele não sabia que já o Senhor se tinha retirado dele.” Jz 16; 20  Doentia presunção, seduzido pela ardilosa Dalila. 

Em suma, qualquer de nós que, presumir-se forte, no fundo, “corta os cabelos” e Deus se afasta. Quando protestava sua inocência, Jó esquivou-se de ter feito isso. E meu coração se deixou enganar em oculto, a minha boca beijou a minha mão, também isto seria delito à punição de juízes; pois assim negaria a Deus que está lá em cima.” Jó 31; 27 e 28. Forma poética de dizer: Se presumi que meus bens derivavam da força de meu braço invés da bondade de Deus. 

Ademais, enfraquecer a ponto de “negar a si mesmo”, demanda uma força que a maioria não possui. A que vale, nos domínios espirituais.

Embora todos digam por aí: “também sou filho de Deus”, isso demanda um poder que só Cristo dá. “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.” Jo 1; 12 e 13 

Ponhamos um forte na carne num contexto que demande sabedoria e o deixemos atuar; fracasso. Um sábio em Deus, em qualquer contexto terá a força ao seu lado. “Melhor é a sabedoria do que as armas de guerra, porém um só pecador destrói muitos bens.” Ecl 9; 18