domingo, 23 de julho de 2023

Conversão salta aos olhos


“Pois zelamos do que é honesto, não só diante do Senhor, mas também diante dos homens.” II Cor 8;21

Alguns fazem um uso conveniente às suas predileções ímpias, do “não julgueis”; o menor aponte para a Vontade revelada do Senhor, já seria um indevido julgamento.

Quando suas atitudes destoam da postura esperada, escudam-se sob um véu de boas intenções, onde estariam corretos perante O Santo, embora, atuando errado, diante dos homens. “Quem me julga é o Senhor”. Dizem seguros, o que deveriam fazer com temor. “Considera a bondade e a severidade de Deus...” Rom 11;22

O fato de Deus ser-nos invisível é suprido pelas Suas Obras que O fazem compreensível; “Porque Suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto Seu Eterno Poder, quanto Sua Divindade, se entende, e claramente se vê pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;” Rom 1;20 Sonegar o evidente equivale a tentar deter a verdade; postura inglória; “Porque do Céu se manifesta a ira de Deus sobre toda impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça.” Rom1;18

Nosso amor por Ele deve se tornar visível no nosso trato com o semelhante; “Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? Dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também seu irmão.” I Jo 4;20 e 21

O que é o batismo, senão, uma confissão aberta, que deixamos o modo mundano de viver e passamos a pertencer a Cristo? Desses, Ele diz: “Portanto, qualquer que Me confessar diante dos homens, Eu o confessarei diante de Meu Pai, que está nos Céus.” Mat 10;32

O pretenso escapismo que permitiria sermos tortos diante dos homens, e nos presumirmos retos diante de Deus é uma agressão à lógica, deturpação dos fatos, desprezo à coerência; “Pois zelamos do que é honesto, não só diante do Senhor, mas também diante dos homens.”

O agir de um convertido deve ter a eloquência da luz, que dissipa mal-entendidos e faz visível a transformação operada, e quem operou; “Assim resplandeça vossa luz diante dos homens, para que vejam vossas boas obras e glorifiquem ao vosso Pai, que está nos Céus.” Mat 5;16 “... muitos o verão, temerão, e confiarão no Senhor.” Sal 40;3

O ímpio carece de todas as redes sociais e ambientes possíveis, para mostrar-se, (aberto a curtidas, lisonjas, refratário aos ensinos e correções, “a diferença entre o café e sua opinião, é que o café eu pedi”, postam, rebaixando joias de valor eterno ao nível movediço das opiniões) do cristão se espera que não seja tão melindroso e intratável assim. “Negue a si mesmo, tome cada dia sua cruz e siga-me".

Quando nossa postura ficar aquém, diante dos homens, invés de uma defesa incongruente, deveríamos fazer uma séria avaliação, pelo fato que, quem nos julga é O Senhor. O silêncio do Eterno não significa que Ele compactua; tampouco, Sua longanimidade, que os nossos pecados caem, por decurso de tempo, sem arrependimento, confissão e abandono. “Estas coisas tens feito, e Me calei; pensavas que era tal como tu, mas te arguirei, e as porei por ordem diante dos teus olhos.” Sal 50;21

Nossos pecados não tratados continuam na “nuvem”; a qualquer momento, O Eterno pode dar um “Up” e ressurgirão na “tela” da memória.

Se, estivéssemos ante a apreciação humana, apenas, tranquilamente poderíamos mascarar nossas culpas, maquiar nossos erros, e tudo estaria “bem”. Porém, quem nos julga é O Senhor. “Para onde me irei do Teu Espírito, ou para onde fugirei da Tua Face?” Sal 139;7

As insanidades que o ímpio fala em sua “defesa” testificam contra ele; aos apóstolos pouco importava a rejeição humana, se ao custo dessa, estivessem em obediência ao Eterno. “... Julgai se é justo, diante de Deus, ouvir antes a vós, que a Deus;” Atos 4;19

Não significa, como pretendem certos “cristãos” moderninhos, que toda sorte de paixões deva ser encorajada, para fazermos “boa figura” ante os homens; recebermos aplauso do mundo; antes, que nosso cristianismo deve ser coerente com A Palavra revelada, o que se fará visível diante de todos, a despeito de como isso pareça aos olhos de cada um.

Egoísmo é uma doença dos ímpios; cristianismo veraz requer uma interação permanente, como têm os membros de um corpo; “Para que não haja divisão no corpo, antes, tenham os membros igual cuidado uns dos outros.” I Cor 12;25

Os que rechaçam à Palavra da Vida com pedras do “Não se meta na minha vida”, são denunciados por Jeremias: “... serão como a tamargueira no deserto, não verão quando vem o bem;” Jr 17;6

Nenhum comentário:

Postar um comentário