sábado, 7 de setembro de 2019

Sínodo da Discórdia

“Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens, ensinando-nos que, renunciando impiedade e concupiscências mundanas, vivamos no presente século sóbria, justa e piamente.” Tt 2;11 e 12

Graça a “todos os homens”; não pretende o apóstolo afirmar que todos serão salvos; antes, deixar patente a universalidade do chamado; “Vinde a mim, todos que estais cansados e oprimidos, Eu vos aliviarei.” Mat 11;28

A Vitória do Senhor é patente. “O Senhor desnudou Seu Santo Braço perante os olhos de todas as nações; todos os confins da Terra verão a salvação do nosso Deus.” Is 52;10

Todavia, Seu chamado traz anexas algumas condições; “... renunciando impiedade e concupiscências mundanas vivamos neste presente século sóbria, justa e piamente.” Tt 2;12
“Tomai sobre vós o Meu jugo e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; encontrareis descanso para vossas almas.” Mat 11;29
“... purificai-vos, os que levais os vasos do Senhor.” Is 52;11
etc.

O chamado é amplo, irrestrito; o caminho proposto demanda renúncias; é preciso, limitado. “Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição; muitos são os que entram por ela; porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida poucos há que a encontram.” At 7;13 e 14

Não se trata de passagem estreita que, uma vez vencida as coisas se ampliam, facilitam; mas de caminho apertado que demando cuidados e esforços a cada passo.

O estreitamento leva-nos a agir na contramão do mundo; “Tendo uma boa consciência, para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, fiquem confundidos os que blasfemam do vosso bom porte em Cristo.” I Ped 3;16

Um estreitamento que os protestantes procuram preservar é o veto de acrescer ou omitir qualquer coisa à Palavra de Deus.

Não poucas vezes ouvi padres acusando-nos de fanatismo pela Bíblia. Eles acrescentam dogmas, tradições, encíclicas... Afinal a autoridade espiritual teria sido dada à Igreja, que, segundo eles é a Católica.

Sua falta de amor pela verdade os levou ao culto de imagens; colocação de Maria num lugar que a Bíblia nunca ensinou; em lugar da liberdade do Espírito Santo engessaram o ritual naquilo que Jesus chamou de “vis repetições”; eles chamam de Missal. As pessoas são robotizadas de modo a responderem mecanicamente certas fórmulas, invés de expressarem seus corações, como convém.

A pena para quem não ama a verdade, segundo A Palavra é ter que conviver com o erro, a mentira; “... porque não receberam o amor da verdade para se salvarem. Por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam na mentira;” II Tess 2;10 e 11

Pois bem, após a eleição de Francisco as coisas começaram a mudar entre eles; o novo Papa é rejeitado por muitos pelo afrouxamento de coisas que sempre foram tabus, como concessões ao homossexualismo, aos divorciados, ao ecumenismo, à Teologia da Libertação, além de frases infelizes e blasfemas.

Está agendado o “Sínodo da Amazônia” para o mês que vem, onde, esses temas, e o reconhecimento do animismo panteísta, pajelanças tribais, serão reconhecidos como válidos, segundo a proposta de trabalho.

Os que, ao recusarmos extrapolar à Bíblia em questões de fé nos acusavam de fanáticos, por não reconhecermos à autoridade da Igreja e do Papa, agora falam contra a liderança deles, em clara divisão entre grupos festeiros com as iniciativas de Francisco, outros, contra.

Uns querendo o globalismo comunista, ecumênico; outros, a Igreja como sempre foi. Possivelmente o cisma se dê de forma visível, o surgimento de duas igrejas; uma fiel ao Papa, outra aos antigos dogmas e tradições.

O lado “positivo” das heresias segundo a Bíblia é a possibilidade de demonstração de quem é sincero; “Até importa que haja entre vós heresias, para que os que são sinceros se manifestem.” I Cor 1;19

Claro que nem tudo o que se diz evangélico é bíblico; Entre neo-pentecostais, sobretudo. Mas, não pelejamos por denominações, antes, por fidelidade à Palavra. Eis o nosso “fanatismo”! Não ousamos alargar ao caminho que O Senhor fez estreito. “Porque nada podemos contra a verdade, senão pela verdade.” II Cor 13;8

O império ecumênico global onde o Estado é Deus pelo qual o Chico trabalha será erigido para a glória efêmera do Anticristo. Quem nunca foi além das Escrituras tampouco irá agora, não importam os conchavos humanos e diabólicos.

“Toda a Palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele. Nada acrescentes às Suas Palavras, para que não te repreenda e sejas achado mentiroso.” Prov 30;5 e 6


E A Palavra manda “Pregar o Evangelho a toda Criatura”, não reconhecer com válidos os caminhos das superstições. Sério assim.

Um comentário:

  1. Em que pese heresias retidas pela igreja católica, conheço alguns católicos cujos frutíferos testemunhos nunca encontrei entre os chamados evangélicos. Aqueles certamente compõem apriscos de ovelhas que serão agregadas ao corpo de Cristo. Ao passo que muitos do reino serão lançados fora... Palavra de Jesus o Cristo.

    ResponderExcluir